TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedorismo Revolução Industrial

Seminário: Empreendedorismo Revolução Industrial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2014  •  Seminário  •  497 Palavras (2 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 2

De acordo com o PLT 755, pág. 4 o significado de Administração é o processo pelo qual as organizações tomam decisões, utilizando de maneira correta seus recursos como pessoas, informação, conhecimento, espaço, tempo, dinheiro e instalações, para obtenção dos objetivos estabelecidos. Esse processo abrange cinco funções, sendo elas: planejamento, organização, liderança ou comando, coordenação e controle.

Temos como principais variáveis da administração a eficiência e a eficácia. Podemos exemplificá-las da seguinte forma:

Eficácia: conceituada como a capacidade de uma organização de realizar seus objetivos. Ex.: Quando uma empresa de transportes de passageiros chega ao seu destino, cumprindo assim seu objetivo: o transporte de passageiros.

Eficiência: usada para definir a utilização de maneira econômica os recursos disponíveis da organização. Ex.: Utilizando o exemplo acima da empresa de transportes de passageiros, que com o objetivo de transportar seus usuários, chegam aos destinos com rapidez, economizando dessa forma o tempo.

A Administração tem como razão principal a utilização dos recursos pelas organizações, causando assim grande impacto sobre a sociedade e sobre a vida das pessoas, por isso torna-se de grande importância o estudo da administração.

As principais escolas da administração são: Científica, Clássica, Humanística, Neoclássica, Burocracia e Estruturalista.

Os clássicos fizeram as primeiras experiências criaram as primeiras soluções e escreverem as primeiras idéias, uma de suas preocupações, provavelmente a principal era entender e fazer funcionar as organizações e os sistemas produtivos que nasceram com a revolução industrial.

Frederick winslow Taylor, liderou o movimento da administração cientifica, com ênfase no combate ao desperdício,

Henry Ford desenvolveu e implantou a linha de montagem,

Henri Fayol, explicou o papel dos gerentes e o processo de administrar,

Max weber, lançou as bases para o estudo das organizações e da burocracia,

A escola clássica tem esse nome porque seus integrantes criaram e sistematizaram os conceitos fundamentais da administração, na transição para o século XX. Eficiência, organização e processos produtivos são os conceitos que estão nessas raízes.

Antes da Revolução Industrial, a atividade na época era Artesanato. Os Artesãos eram responsáveis por todo o processo industrial, desde a obtenção da matéria prima até a comercialização do produto final.

Com a chegada da Revolução Industrial os trabalhadores perderam o processo produtivo, começaram a ter mandos de um superior no caso seu ‘ onde perdeu o controle da matéria prima e seu lucro. Os trabalhadores passaram a controlar maquinários que eram de posse de seu superior. O trabalho feito ficou conhecido como: Maquino fatura.

Os trabalhadores começaram a receber pelo o que operavam. Porém descontentes com as condições de trabalho impostas por seus superiores, começaram a fazer greves onde exigiam melhores condições trabalhistas.

As primeiras máquinas e serem construídas foram “Maquinas e Vapor” onde reduziu os custos das mercadorias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com