TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendendorismo

Artigos Científicos: Empreendendorismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2014  •  1.280 Palavras (6 Páginas)  •  1.050 Visualizações

Página 1 de 6

No plano de negócios, esta é uma das primeiras seções que deve ser elaborada pelo empreendedor, também é considerada uma das mais importantes e difíceis de abordar, pois dela dependerão todas as outras. Qual é esta seção?

Escolher uma resposta. a. Análise de mercado.

b. Plano operacional.

c. Estratégia de marketing.

d. Planejamento financeiro.

e. Sumário executivo.

Question 2

Notas: 1 Chiavenato (2008) cita três características principais que demonstram o espírito empreendedor. Quais são estas características?

Escolher uma resposta. a. Organização, controle e subordinação.

b. Oportunismo, visão de futuro e liderança.

c. Coragem, determinação e formalidade.

d. Autoconfiança, inconformismo e otimismo.

e. Necessidade de realização, disposição para assumir riscos e autoconfiança.

Question 3

Notas: 1 (Adaptado de AEDECCA/FACHUCA, 2010) Referente ao plano de negócios, marque V para afirmativa(s) verdadeira(s) e F para falsa(s):

( ) A elaboração de um Plano de Negócios é fundamental para o empreendedor, não somente para a busca de recursos, mas, principalmente, como forma de sistematizar suas ideias e planejar de forma mais eficiente, antes de entrar de cabeça em um mercado sempre competitivo.

( ) O Plano de Negócios deve ajudar o empreendedor a responder questões importantes, relativas ao seu negócio antes de seu lançamento. Não é incomum mudanças profundas no projeto ou até mesmo o abandono da idéia inicial, quando se começa a pesquisar e checar as suposições iniciais para a montagem do Plano de Negócios.

( ) Para auxiliar na montagem do plano, é importante um modelo que sirva como uma espécie de roteiro na construção do Plano de Negócios.

( ) Caso se pretenda usar o Plano de Negócios para levantar recursos, é essencial que se capriche na apresentação; porém, mais importante que isso é a consistência dos dados que embasarão o projeto. Deve-se ser conservador nas análises e, principalmente, nas estimativas financeiras, pois a fase da euforia já passou.

A sequência correta é:

Escolher uma resposta. a. F, V, F, V.

b. V, V, V, V.

c. V, V, V, F.

d. V, V, F, F.

e. F, F, F, V.

Question 4

Notas: 1 (Adaptado de AEDECCA/FACHUCA, 2010) Marque a alternativa que indica um ponto fraco das Micro e Pequenas Empresas:

Escolher uma resposta. a. Maior flexibilidade em relação a grandes empresas.

b. Contato mais próximo com o cliente.

c. Falta de planejamento na gestão dos fluxos de caixa.

d. Caráter empreendedor.

e. Comunicação mais efetiva entre subordinado e superior.

Question 5

Notas: 1 Em entrevista para uma revista de negócios, o autor Fernando Dolabela disse que “O Brasil é empreendedor em termos quantitativos, mas é um empreendedorismo por necessidade”. Esta avaliação indica que:

Escolher uma resposta. a. é preciso qualificar o empreendedorismo no Brasil, pois ainda existem muitos brasileiros que iniciam negócio próprio como alternativa ao desemprego, normalmente sem capacitação adequada.

b. a maioria dos empreendedores no Brasil possui boa capacitação e são empreendedores em série, tendo mais de um negócio, por isto o Brasil é um empreendedor em termos quantitativos.

c. ao empreender por necessidade, o brasileiro demonstra que inicia um negócio próprio somente pela necessidade de satisfazer seu ego.

d. a necessidade no Brasil é de que se empreenda em grandes quantidades.

e. o fato de que o Brasil ocupa a 3ª colocação entre os países com maior número de empresas, indica que há um excelente desenvolvimento da atividade empreendedora no país.

Question 6

Notas: 1 Existem muitos tipos de empreendedores, dentre eles o intraempreendedor e o empreendedor social. Qual alternativa apresenta a diferença entre estes dois tipos de empreendedor?

Escolher uma resposta. a. O intraempreendedor trabalha em organizações com estrutura formal, enquanto os empreendedores sociais atuam na informalidade.

b. O intraempreendedor é mais autoconfiante quando comparado com o empreendedor social.

c. O intraempreendedor trabalha somente em empresas privadas, e o empreendedor social executa serviço em troca de remuneração em empresas do Terceiro Setor (ONG’s).

d. O intraempreendedor busca atender às necessidades de crescimento da organização para a qual trabalha, enquanto o empreendedor social busca a resolução de problemas sociais, realizando projetos e liderando equipes.

e. O intraempreendedor cumpre metas previamente estabelecidas, enquanto o empreendedor social trabalha sem necessidade de planejamento.

Question

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com