TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendendorismo produtividade e competitividade das organizações

Projeto de pesquisa: Empreendendorismo produtividade e competitividade das organizações. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.476 Palavras (14 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 14

Relatório apresentado como atividade avaliativa da disciplina de empreendedorismo; Ética e Relações Humanas no Trabalho; e Desenvolvimento Pessoal e Profissional no Trabalho do Curso de Técnico em Logística do Centro de Educação a Distância da Universidade Anhanguera-Uniderp, sob a orientação do professor-tutor presencial Oziel Ferreira da Cruz

Telêmaco Borba - Paraná

Maio/2014

Sumário

INTRODUÇÃO 4

RELATÓRIO PARCIAL 5

REFERENCIAS: 6

INTRODUÇÃO

A elaboração deste relatório tem por objetivo compreender tecnologias associadas aos instrumentos técnicas e estratégias utilizadas na busca do sucesso de um empreendimento inovador, na produtividade e competitividade das organizações. É uma forma de ampliar os conhecimentos já adquiridos, trago a discussão sobre o caminho do empreendedorismo, dificuldades e avanços hoje encontrados no caminho do empreender, inovar e crescer, como profissional e também como pessoa, mantendo sempre a ética nas relações humanas, buscando desenvolvimento pessoal e profissional visando sucesso e realização.

“O empreendedor é aquele que destrói a ordem econômica existente através da introdução de novos produtos e serviços, pela criação de novas formas de organização, ou pela exploração de novos recursos e materiais” Joseph Schumpeter (1949)

“É aquele que faz acontecer, se antecipa aos fatos e tem uma visão futura da organização” José Dornelas (2001)

RELATÓRIO PARCIAL

A idéia inical deste relatório é trazer uma reflexão sobre os caminhos do empreendendorismo hoje em dia, a nível de Brasil, buscamos fontes que nos trouxesse a realidade nacional hoje sobre esse tema tão abrangente. Nos últimos anos, uma conjunção de fatores estimulou o empreendedorismo no Brasil. O crescimento da economia adubou o terreno para a abertura, manutenção e crescimento dos negócios. Nesse processo, as micro e pequenas empresas contaram com um incentivo extra. A entrada em vigor da Lei Geral, em 2007, e a criação do Empreendedor Individual reduziram a carga tributária, facilitaram a abertura e o fechamento das empresas, diminuíram a burocracia e abriram portas para que se formalizassem, expandissem, gerassem mais empregos e ocupassem cada vez mais posição de destaque no mercado.

Vamos utilizar como tema deste projeto O MERCADO DE FESTAS INFANTIS, O empreendedorismo feminino é marcado por várias características que favorecem a atuação das mulheres nesse ramo. De acordo com a pesquisa da Endeavor, elas criam mais inovações no setor de serviços, além de possuírem facilidade no desenvolvimento de trabalhos de RH e de integração da equipe. No caso das mães empreendedoras, elas apresentam também a familiaridade com o universo infantil e o interesse por todos os assuntos referentes a ele.

E o que mais seria interessante no candidato a abrir um negócio de festas infantis?

QUALIDADES E HABILIDADES NECESSÁRIAS:

Segundo Cinara Carvalho, professora do curso Montagem e Decoração de Festas Infantis, há qualidades indispensáveis nesses profissionais. A especialista elenca várias, entre elas:

– Em primeiro lugar, a pessoa deve estar diponível para esse trabalho, pois deve abrir mão dos seus finais de semana, que é quando acontecem as festas;

– Ter tino comercial, saber atender os clientes e ser simpática;

– Ter habilidades manuais para a confecção das peças;

– Ter bom gosto, criatividade e talento;

– Ser um bom administrador;

– Gostar de crianças e entender o universo infantil, já que a maioria das festas é direcionada a esse público;

– É essencial estar por dentro do mercado de desenhos animados, pois a maioria dos temas é baseada nesses desenhos;

– Ter paciência e responsabilidade;

– Ter capacidade de assumir riscos;

–Ter senso de oportunidade, ou seja, enxergar oportunidades onde outros só veem ameaças.

- Conversar com a criança e com os pais é fundamental, fazer uma pesquisa de mercado e estudar o tipo de público que pretendiam atingir.

-Experiência e conhecimento, também são fatores importantes na organização de uma boa festa.

-É fundamental estar 'antenado' com as novidades do mercado infantil, com os temas, com os personagens que aparecem na mídia, para a gente oferecer novas opções e ainda acredita que ficar atento ao tipo de material que é usado na decoração de festas, e a forma como estão sendo expostos, pode trazer ideias diferentes para inovar nos cenários.

Reconhecendo a importância da ética nos vários segmentos da nossa sociedade, quero aqui destacar a importância da dimensão humana nas relações profissionais. Agir eticamente dentro (ou fora) de uma instituição sempre foi e será uma decisão pessoal. Daí que, é preocupante, hoje em dia, reduzir-se a ética a algo que traga algum benefício próprio. Falar de ética é falar de convivência humana. São os problemas da convivência humana que geram o problema da ética.

Pensar em ética é pensar de forma, antes de tudo, reflexiva, partindo do princípio que há valores que são básicos e fundamentais para o convívio do homem numa sociedade: Respeito, Dignidade, Honestidade, Honra, entre outros.

AINDA FALANDO SOBRE ÉTICAE ALGUMAS QUESTOES CULTURAIS

É certo ligar o sucesso ou fracasso de uma organização ao seu comportamento ético? Tenho convicção de que sim! Ser ético, hoje, não é mais uma opção. Para pessoas e organizações, é questão de sobrevivência. Com a velocidade com que se processam as transformações, há necessidade de valores internalizados para que haja alinhamento no momento das decisões, que exigem rapidez. Hoje não se pode avaliar uma empresa com os padrões tangíveis de ontem, pois referencial

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com