TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Endomarketing

Pesquisas Acadêmicas: Endomarketing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2015  •  452 Palavras (2 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

Endomarketing é uma das mais novas áreas da administração e busca adaptar estratégias e elementos do marketing tradicional, o normalmente utilizado pelas empresas para abordagens ao mercado, para uso do ambiente interno das corporações. De acordo com a releitura de PONCE, A. Urbina (1995), o surgimento do endomarketing deu-se por dois motivos: A redescoberta dos recursos humanos como recursos raros e estratégicos para a empresa; E a valorização do marketing de serviços como elemento essencial para o desempenho da organização. “... O endomarketing foi concebido como marketing voltado para o ambiente interno das organizações” (CARVALHO).

Empresas de todo o mundo têm tratado o tema com maior cuidado, especialmente a partir do advento da globalização, que acelerou os processos de troca e interconexão dos mercados, incluindo gradualmente o Endomarketing na pauta de discussões estratégicas que, direta ou indiretamente envolvem os recursos humanos.

O Endomarketing possui definições bem simples, “... ações de Marketing para o público interno- FUNCIONÁRIOS -das empresas e organizações” (Bekin, 1995). Seu grande desafio é proporcionar aos empregados uma condição de aplicação de valores como: transparência, empatia, afetividade, comprometimento e cooperação, transformando esses valores em crescimento e desenvolvimento dos empregados, e conseqüentemente em ganhos de produtividade. O endomarketing visa reconhecer os valores dos empregados, respeitar a cultura da empresa, proporciona um bem estar geral que condicione a um nível de satisfação e motivação e que ainda se transforme em ganhos reais de produtividade.

Incentivar os empregados a produzir trabalhos que reduzam custos e ainda manter os empregados satisfeitos é uma tarefa muito difícil para as empresas, mas se o trabalho for levado a sério, a partir da diretoria e contaminar os empregados de menos escalão, os ganhos serão enormes a médio e longo prazo. O processo de implantação e consolidação do Endomarketing requer persistência, apoio do pessoal da área de Recursos Humanos, Marketing, Operacional, e, acima de tudo, da Diretoria. Os ganhos são imediatos, mas os resultados operacionais virão a partir do segundo ano de implantação.

“O que vemos, diante de nós, é um novo contrato onde os empresários prometem tratar seus funcionários como capital humano, oferecendo-lhes benefícios mais atraentes, sistemas de controle mais modernos, estímulos ao aumento da produtividade, ambientes flexíveis e saudáveis e, principalmente, acesso a todo e qualquer tipo de informação.” (BRUM, 1988)

1.2.1. Geral

O presente trabalho tem como objetivo, ressaltar a importância do Endomarketing e suas estratégias dentro de uma organização.

1.2.2. Específico

A pesquisa tem o propósito de identificar os métodos que o endomaketing utiliza dentro das empresas, com os fundamentos de aumentar a produtividade, promover o estreitamento da relação entre empregado e patrão, alta lucratividade, e melhoria na qualidade de vida de seus colaboradores. E o retorno que isso traz em benefícios que ajudam a empresa a alcançar seu objetivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com