TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Energia na Pista de Skate

Por:   •  24/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.555 Palavras (7 Páginas)  •  629 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

BACHARELADO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA

CARLOS HENRIQUE

ISAÍAS GABRIEL

RICARDO PERON

VICENTE PAULO

SIMULAÇÃO PHET:

ENERGIA NA PISTA DE SKATE 1.1.19

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS-SP

2019

CARLOS HENRIQUE

ISAÍAS GABRIEL

RICARDO PERON

VICENTE PAULO

SIMULAÇÃO PHET:

ENERGIA NA PISTA DE SKATE 1.1.19

Trabalho apresentado como requisito parcial para aprovação da disciplina Fenômenos Mecânicos, ministrada pela professora Ana Maria do Espírito Santo.

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS-SP

2019

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO……………………………………………………………………………...4
  2. FUNDAMENTOS…………………………………………………………………………...4
  3. METODOLOGIA…………………………………………………………………………....5
  4. RESULTADOS…………………………………………………………………………......6
  5. DISCUSSÃO………………………………………………………………………….........7
  6. CONCLUSÕES………………………………………………………………………….....8
  7. PERGUNTAS PROPOSTAS……………………………………………………………...8

      REFERÊNCIAS………………………………………………………………………………..9

LISTA DE FIGURAS

Figura 1: Energia cinética e potencial………………………………………………………...5

Figura 2: Gráfico sem Atrito…………………………………………………………………….6

Figura 3: Gráfico da situação final com Atrito……………………………………………....6

Figura 4: Gráfico da Velocidade sem Atrito………………………………………………….6

Figura 5: Gráfico da velocidade na situação final com Atrito…………………………….7

RESUMO

                Esse relatório consiste na verificação da variação de diferentes tipos de energia por meio de uma simulação oferecida pela plataforma PHET, em que é utilizado um skatista e uma pista para a análise.

  1. INTRODUÇÃO

        O relatório em questão almeja verificar a conservação de energia por meio de um skatista, além de estabelecer relação entre os resultados obtidos e os diferentes tipos de energia, como a cinética, potencial e térmica.

  1. FUNDAMENTOS

        De acordo com Halliday(2016; cap. 7)

        O termo energia é tão amplo que é difícil pensar em uma definição simples. Tecnicamente, energia é uma grandeza associada ao estado de um ou mais objetos; entretanto, essa definição é vaga demais para ser útil a quem está começando.

                Assim sendo, vamos considerar que a energia é o número associado a um sistema de um ou mais objetos, sendo medida em joule (J) de acordo com o SI e podendo variar se uma força afetar algum objeto. Com a  grande quantidade de experimentos feitos por cientistas e engenheiros, foi possível chegar na conclusão de que, no universo, a energia pode mudar sua forma e ser transferida de um objeto para o outro, no entanto a quantidade total de energia permanece constante. E até hoje, nunca se provou uma exceção, sendo essa então a  lei de conservação da energia.

                Para a realização do experimento que esse artigo se refere é importante que se tenha conhecimento sobre algumas teorias, como a da Energia Cinética, Energia Potencial, Energia Térmica, como também um pouco sobre Atrito .

                A Energia Cinética (Ec) está associada a quantidade de movimento de um objeto, quanto mais rápido, maior a energia cinética. Assim sendo, quando em repouso, a energia cinética é nula. Para um objeto de massa m e velocidade v, contando que muito menos do que a velocidade da luz, se aplica a seguinte fórmula: .[pic 2]

                Uma Força Conservativa é dita conservativa se o trabalho realizado pela força sobre um objeto que vai de “a”  até  “b”, como por exemplo, é nula. Assim sendo, a força gravitacional é  conservativa.

                A Energia Potencial (U)  é a energia associada a um sistema o qual está sujeito à ação de uma força conservativa. Portanto em um sistema formado pela Terra e um objeto, no qual a Força da Gravidade age, temos a energia potencial gravitacional. Se o objeto se desloca de uma altura  até , a variação da Energia Potencial Gravitacional do sistema é dada por:  ou .[pic 3][pic 4][pic 5][pic 6]

                Agora falando sobre as Forças Dissipativas. A Força de Atrito Cinético ( , onde é o  coeficiente de atrito e  é o módulo da força normal) é um exemplo de força dissipativa. pense em uma caixa deslizando sobre um plano, em uma situação em que o atrito não seja desprezível. Durante o deslizamento a força de atrito cinético reduz a velocidade da caixa e transfere a energia cinética para outro tipo de energia, a Energia Térmica (que está associada ao movimento aleatório de átomos e moléculas). Experimentos mostram ainda que essa transferência de energia não pode ser revertida. [pic 7][pic 8][pic 9]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (232.6 Kb)   docx (101.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com