TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Engenharia De Metodo

Ensaios: Engenharia De Metodo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2014  •  1.332 Palavras (6 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 6

1.HISTÓRICO

Historicamente, a origem da Engenharia de Produção ocorre nos EUA, na virada do século XIX para o século XX, inserida em um processo de avanço da industrialização e crescimento econômico. Neste período, em decorrência do desenvolvimento tecnológico e expansão da rede ferroviária de transportes, surgem as primeiras grandes corporações norte-americanas, impulsionando a produção em larga escala e o surgimento de um forte mercado interno de consumo.

O aumento do porte das empresas impõe desafios de natureza tecnológica e administrativa, exigindo uma capacitação maior para gestão da produção e dos negócios. No período de 1880 a 1920, vários estudos abordam a temática da busca da eficiência na produção. Dentre os diversos trabalhos, destacam-se os estudos de Frederick W. Taylor (1856-1915). Em particular, a publicação da sua obra Princípios da Administração Científica constitui um marco no surgimento da área de conhecimento denominada Industrial Engineering. Em seus estudos, Taylor analisa em detalhe o trabalho dos operários nas fábricas, buscando identificar formas de aumentar a eficiência do trabalho humano e da própria organização da produção.

Taylor deu início ao estudo dos tempos e movimentos que posteriormente seria aprimorado pelo casal Frank e Lilian Gilbreth que já vinham traçando suas próprias teorias .Frank Gilbreth começou a fazer observações sobre movimentos por volta de 1895, quando trabalhava como superintendente em uma empresa de construção. Inventou dispositivos como andaimes móveis, misturadores de concreto, correias transportadoras, barras de reforço, tudo com o objetivo de evitar o desperdício de movimento. Em 1904 casou com Lillian Molle . Superando os preconceitos contra as mulheres, sua mulher Lilian obteve os títulos de Bacharel e Mestre. Dedicou-se à psicologia, ajudando seu marido nos estudos sobre fadiga . Em 1912, o casal Gilbreth enfatiza o estudo dos movimentos , em detrimento do estudo de tempos, que era a ênfase de Taylor. Desenvolveram técnicas para evitar o desperdício de tempo e movimento. Criou-se padrões, racionalizando as tarefas de produção e aumentando a produtividade.

2.SURGIMENTO E EVOLUÇÃO NO BRASIL

No Brasil o estudo de Tempos e Movimentos foi trazido por multinacionais na década de 1950, e implantada principalmente no ABC paulista em empresas metalúrgicas e montadoras de automóveis. De forma pioneira, a indústria da confecção e do calçado foi das primeiras a implementar em seu processo esse estudo.

Durante a segunda fase do século XX, com o advento das células de produção no Volvismo e Toyotismo, onde as metas atribuídas a uma equipe buscam a performance da empresa, os estudos de tempo foram relegados a segundo plano. Todavia, nos primeiros anos do século XXI, as empresas resolveram resgatar essa ferramenta para entender novamente seus tempos produtivos e, por conseqüência, obter maior credibilidade em seus custos e programações de produção.

3.TÉCNICAS E FERRAMENTAS UTILIZADAS

Quatro fatores principais determinam a combinação de técnicas do estudo de movimentos

e de tempos a ser usada, como se segue.

1) O conteúdo da tarefa, ou seja, o número médio de homens-hora usado por dia ou por

ano no trabalho.

2) A vida prevista da tarefa.

3) Considerações relativas à mão-de-obra, tais como (a) o salário-hora, (b) a relação entre

o tempo de preparação e o tempo de operação da máquina, e (c) qualificações especiais do operário,condições especiais do trabalho, exigências sindicais.

4) O investimento de capital em construções, máquinas, ferramentas e equipamentos necessários

para a tarefa.

Além disso temos:

-Gráfico de fluxo do processo

-Estudo de micromovimentos

-Estudo cronociclográfico.

4.ANÁLISE E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Devido ao baixo custo da mão-de-obra brasileira e a falta de visão de algumas empresas,preocupadas sempre com a lógica do menor custo, ainda são pouco utilizados equipamentos motorizados para o transporte de materiais dentro do Brasil, principalmente em empresas de pequeno porte. Por outro lado, a falta de planejamento também contribui para a geração de perdas no transporte convencional.

Além da perda de tempo e do grande número de funcionários requeridos para este tipo de transporte, principalmente no que diz respeito ao carregamento/descarregamento, há a perda

material, devido ao excessivo e inadequado manuseio.

Sabemos que o uso da ferramenta de estudos de tempos e movimentos tem como objetivos, em primeiro lugar eliminar esforços desnecessários ao executar uma operação; procurar habilitar os

empregados a sua função; estabelecer normas para execução do trabalho e descobrir métodos que venham proporcionar melhorias no processo produtivo.

Diante disso, o referido trabalho tem como objetivo geral a realização de um estudo de tempos e movimentos da empresa JB, buscando minimizar, controlar e padronizar o tempo de execução da paletização e, consequentemente, aumentar a capacidade produtiva da empresa.

4.1) Os problemas na operação

Atualmente a empresa JB, vem enfrentando problemas com funcionários no setor de embalagem , dos quais vem causando muitas faltas e rotatividade .

Dessa forma, é necessário analisar as causas desses problemas já que recentemente a empresa recebeu novos contratos e expandiu sua planta industrial.

4.2) Análise dos problemas

Analisando o processo de embalagem e paletização efetuada pelos operadores ,podemos observar que a paletização manual expõe o trabalhador a riscos ergônomicos, devido ao carregamento de peso, assim como riscos de acidentes e fadiga .

Diante disso, podemos perceber que esses fatores podem estar associados as faltas e rotatividade de trabalhadores no setor.

Abaixo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com