TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Engenharia De Metodos

Trabalho Universitário: Engenharia De Metodos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2014  •  1.230 Palavras (5 Páginas)  •  1.409 Visualizações

Página 1 de 5

ETAPA I

Passo 1

Pesquisar, em sites e livros da área de Engenharia de Métodos, sobre a evolução dos estudos,

ao longo do tempo, obtendo informações sobre:

1. Histórico;

2. Origem e segmentos aplicados inicialmente;

3. Principais nomes relacionados;

4. Surgimento e evolução no Brasil;

5. Técnicas e ferramentas associadas.

Engenharia de Métodos Histórico:

Engenharia de Métodos = Humanização e Racionalização do Trabalho. Engenharia de Métodos significa trabalho inteligente e produtivo. Engenharia de Tempos e Métodos é uma ferramenta que dá ao empresário as condições para tornar sua empresa humana, rentável, segura e competitiva. Engenharia de Tempos e Métodos = Trabalho inteligente, não fatigante, não perigoso.

A Engenharia de Métodos, também conhecida como estudo de tempos e movimentos, surgiu basicamente do trabalho de 3 pessoas:

Frederick H. Taylor – (Estudo de Tempos);

Frank e Lilian Gilbreth – (Estudo dos Movimentos);

Portanto vamos aqui, falar um pouco mais de quem foram estas pessoas!

Frederick H. Taylor

Iniciou os estudos relativos a trabalho em 1881 (Midvale Stell Company). Era formado em engenharia mecânica e considerado o pai da Administração científica e da engenharia de produção. É uma das figuras mais controversas da história da industrialização.

Contribuições realizadas: Aço rápido, estudo da usinagem de metais, estudo de tempos, utilização de um método científico para a organização do trabalho.

Estudo clássico de Taylor – Investigação sobre o uso da pá!

Casal Gilbreth

Iniciou os estudos em 1885. Ela era psicóloga e ele era engenheiro. Usaram a formação complementar para compreender o fator humano, bem como materiais, ferramentas, equipamentos.

Contribuições realizadas: Estudo de movimentos e micromovimentos, ciclográfico, cronociclográfico, gráfico de fluxo de processo, estudos sobre monotonia, fadiga e transferência de habilidade entre os profissionais.

Estudo clássico do casal – Assentamento de Tijolos.

Durante muito tempo houve discussões relativas ao que era mais importante: estudo do tempo ou de movimentos.

Atualmente percebemos que não há distinção, porém complementariedade. O que se recomenda é a realização do estudo de movimentos antes do estudo do tempo. Movimentos racionalizados levam a um melhor resultado do tempo.

É importante, ainda, entender que a aplicação do estudo de tempos e de movimentos de

maneira rígida, pode ser contraproducente.

Devem-se ser utilizadas então as melhores idéias de Taylor e dos Gilbreth.

A consolidação e disseminação destes trabalhos foram realizadas pela ASME (American Society of Mechanical Engineers).

Origem e Segmentos aplicados Inicialmente

Segundo Souto (2002), a Engenharia de Métodos estuda e analisa o trabalho de forma sistemática, objetivando desenvolver métodos práticos e eficientes buscando a padronização do processo. Dentre as ferramentas utilizadas, o projeto de métodos se destina a encontrar a melhor forma para execução de tarefas, a partir do registro e análise de determinado trabalho, busca-se idealizar e aplicar métodos mais cômodos que conduzam maior produtividade.

O campo da engenharia dos métodos estuda a concepção e a seleção da melhor organização da atividade, ainda avalia o melhor método de produção, dos processos, do uso das ferramentas e equipamentos e das competências operacionais para produzir um produto. Com o objetivo de reduzir o tempo de produção para o mercado, garantir maior qualidade e padronização, e ainda facilidade e economia de meios na fase de industrialização e de produção.

Surgimento e Evolução no Brasil

A história da Engenharia de Métodos no Brasil está relacionada ao recente (e tardio) desenvolvimento industrial nos anos 1950. Em um primeiro momento (décadas de 1960 a 1980), a EP esteve muito atrelada os modelos dos cursos de Engenharia Industrial dos EUA e Reino Unido - a explicação reside no fato de que a EP efetivamente tenha surgido a partir da estruturação dos sistemas de produção na Revolução Industrial dos anos 1780, contribuindo com a programação da produção e o estudo do arranjo físico e da distribuição de máquinas/equipamentos.

No início da década de 1830, Charles Babbage publicou o livro The Economy of Machinery and Manufactures, que aborda assuntos importantes da "embrionária" Industrial Engineering. Nos EUA, no período de 1880 a 1910, é que a Engenharia Industrial foi estruturada com base nos trabalhos de Frederick Winslow Taylor, do casal Frank e Lillian Gilbreth, de Henry Gantt e Harrington Emerson, considerados precursores da Engenharia de Produção - inicialmente, o movimento Scientific Management (conjunto de conhecimentos desenvolvidos por esses autores) teve grande

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com