TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Engenharia De Qualidade

Pesquisas Acadêmicas: Engenharia De Qualidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  1.719 Palavras (7 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 7

FERRAMENTAS BÁSICAS DA QUALIDADE

Podemos observar que de qualquer modo, uma empresa, por mais que seja conceituada no mercado, sempre existira melhoria nos diversos processos de sua empresa, seja ela uma prestadora de serviços, ou uma autopeças, etc.

Na atualidade a melhoria contínua deve fazer parte da cultura de qualquer organização, bem como projetos para solução de problemas. Para conseguir tornar estes projetos efetivos é necessário definir uma sistemática para identificar, entender e tratar essas oportunidades.

Analisar os fatores de um processo envolve, como já vimos, dados, informações e ideias, as quais precisam estar estruturadas de forma que permita uma fácil interpretação.

Na maioria das vezes, interpretamos e determinamos como causa de um problema ou uma situação que gera defeito (por exemplo, uma maquina, um setor, um sistema) mais depois de diversas analises, observamos que isso é um sintoma, e não a causa do problema. A identificação das causas raízes dos problemas exigem uma investigação profunda de fatores envolvidos, o que parece ser um problema, pode ser um resultado decorrente de variações dos fatores do processo.

A busca pela correta solução dos problemas, no ambiente, empresarial é um grande desafio, pois este processo exige alocação de recursos com eficácia e eficiência, utilização de dados e fatos e possibilitar uma visão total do sistema, o que permite que outras áreas da organização contribuam com o processo.

As Ferramentas Básicas da Qualidade são recursos que auxiliam a administrar um Sistema de Gestão da Qualidade. Estas ferramentas são conhecidas por: Fluxograma, Estratificação, Folha de Verificação, Diagrama de Pareto, Diagrama de Causa e Efeito (Ishikawa), Histograma, Diagrama de Dispersão e Gráfico de Controle. Estas ferramentas foram estruturadas, principalmente, a partir da década de 50, com base em conceitos e práticas existentes. São muito úteis em atividades de definir, mensurar, analisar e propor soluções para os problemas ou oportunidades de melhoria que eventualmente são encontrados.

As ferramentas são simples para sua aplicação. Deve-se tomar cuidado para escolher a ferramenta mais apropriada para cada problema ou etapa da investigação.

Existem basicamente dois critérios a se observar na escolha do tipo de ferramenta de qualidade:

Tipos de Ferramentas

QUANTITATIVAS

Servem para organizar e comunicar os dados numéricos QUALITATIVAS

Servem para organizar e comunicar os dados não-numéricos

Folha de Verificação

Diagrama de Pareto

Diagrama de Dispersão

Histograma

Gráfico de Controle Brainstorming

Diagrama de Causa e Efeito

Assim, deve ser lembrado que:

As ferramentas podem ser aplicadas nas situações mais comuns para resolver problemas; dependem de dados numéricos, exceto brainstomring e diagrama de causa e efeito; as ferramentas têm foco no controle de qualidade e não no planejamento, este ligado a garantia da qualidade.

1) FLUXOGRAMA

Um fluxograma é a representação gráfica destinada ao registro das diversas etapas que constituem um determinado processo, facilitando sua visualização e análise. Tem a finalidade de ordenar a sequencia de etapas.

Os fluxogramas podem ser utilizados em todo ciclo de aprimoramento daqualidade e solução de problema. Abaixo seguem algumas aplicações de fluxogramas:

a) Definição de projetos

- identificação de oportunidades de mudança nos processos;

- definição dos limites de análise;

b) Identificação das causas primárias

- elaboração de planos para coleta de dados;

- geração de hipóteses sobre as causas primárias;

c) Avaliação de soluções

- identificação das áreas que serão afetadas pelas mudanças propostas;

- implementação de soluções;

2) ESTRATIFICAÇÃO

A ferramenta de estratificação é muitas vezes utilizada para análise de dados e pesquisar oportunidades de melhoria. Ela auxilia na análise dos casos cujos dados mascaram os fatos reais. Isto geralmente ocorre quando os dados registrados provêm de diferentes fontes, mas são tratados igualmente e sem distinção.

Estratificar é agrupar elementos com as mesmas características, ou seja, itens iguais ou muito semelhantes, tendo causas e soluções comuns. O objetivo é encontrar padrões que auxiliem na compreensão dos mecanismos causais e variações de um processo. A estratificação quebra uma representação em categorias ou classes mais significativas a fim de direcionar a ação corretiva.

3) FOLHA DE VERIFICAÇÃO

A folha de verificação é uma ferramenta de fácil compreensão, utilizada para.

responder a pergunta ”Com que frequência certos eventos acontecem?”. Com esta

folha é iniciado o processo de transferência de opiniões em fatos. É especialmente útil para registrar observações diretas e ajudar a reunir fatos sobre o processo a ser analisado.

São destacados os quatro passos para preparação das folhas de verificação:

a) Seleção e concordância sobre o exato evento a ser observado;

b) Decisão sobre o período em que os dados serão coletados. Isso inclui tanto o tempo com que estes serão obtidos como o tempo de duração da coleta.

c) Planejamento de uma forma simples, fácil para ser usada e suficientemente grande para registrar a informação. Cada coluna deve ser claramente identificada.

d) Coleta de dados e preenchimento da folha. É preciso ser honesto no registro da informação e dar tempo suficiente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com