TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Engenharia De Qualidade E Normalização

Trabalho Universitário: Engenharia De Qualidade E Normalização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2014  •  1.838 Palavras (8 Páginas)  •  603 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

3. ETAPA 3 04

3.1. PASSO 1 04

3.2. PASSO 2 04

3.3. PASSO 4 05

3.4. PASSO 4 05

4. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA 11

3. ETAPA 3

3.1. PASSO 1

Ler e estudar sobre os assuntos: “Controle Estatístico de Processos”, “Gráficos de Controle por Variáveis” e “Capacidade do Processo”, por meio da bibliografia básica e complementar indicada.

3.2. PASSO 2

Controle Estatístico de Qualidade Como utilizar

Histograma Representado pelo plano cartesiano e graficamente distribuído sobre forma de barras agrupadas que mostram os valores em uma distribuição de dados usando a mesma grandeza. São dotados geralmente de apenas duas informações, são elas:

- Total de leituras: representa o total de um determinado intervalo ou média do intervalo.

- Linha de tendência do processo: o total de leitura pode ter uma variação positiva ou negativa, dependendo dos parâmetros definidos para cada processo. Assim como o gráfico de linha, mostra que a tendência do processo é superar os limites definidos para as leituras, percebe-se assim que esta ferramenta define que é necessário que o processo e seus limites sejam reanalisados para encontrar as causas do descontrole estatístico.

3.3. PASSO 3

3.4. PASSO 4

CONTROLES ESTATÍSTICOS DE PROCESSO

O Controle Estatístico de Processos (CEP) é uma ferramenta da qualidade utilizada nos processos produtivos (e de serviços) com objetivo de fornecer informações para um diagnóstico mais eficaz na prevenção e detecção de defeitos/problemas nos processos avaliados e, consequentemente, auxilia no aumento da produtividade/resultados da empresa, evitando desperdícios de matéria-prima, insumos, produtos, etc. Posteriormente o CEP trará menos retrabalho aproveitando melhor os recursos disponíveis e o bem estar dos funcionários que passarão a trabalhar melhor e com metas específicas para cada área. Estes recursos podem ser usados tanto numa grande empresa como na mais simples delas, tendo como característica comum o uso de uma ferramenta gráfica e pessoas capacitadas para analisar criticamente os resultados obtidos para implementarem as melhorias possíveis.

GRÁFICOS DE CONTROLE

O gráfico de linha é constituído de quatro ou cinco linhas independentes, sendo elas:

- Linha vermelha: o limite superior de controle.

- Linha azul com detalhes vermelhos: leitura das amostras ou média das amostras coletadas.

- Linha verde escuro: média das leituras ou média das médias.

- Linha verde claro: limite de controle ou leitura média ideal.

- Linha azul: limite inferior de controle.

Este tipo de gráfico é usado para analisar as leituras de forma independente, possibilitando agir direto no problema assim que perceber a variação no processo, note que neste exemplo as leituras estão acima da linha do valor ideal e a linha média está abaixo, porém muito próxima ao limite superior de controle, demonstrando que o processo não mantém controle estatístico ou os limites impostos estão muito justos para este processo que vem trabalhando sempre acima do limite ideal definido.

Histogramas: gráfico representado pelo plano cartesiano e graficamente distribuído sobre forma de barras agrupadas que mostram os valores em uma distribuição de dados usando a mesma grandeza. São dotados geralmente de apenas duas informações, são elas:

- Total de leituras: representa o total de um determinado intervalo ou média do intervalo.

- Linha de tendência do processo: o total de leitura pode ter uma variação positiva ou negativa, dependendo dos parâmetros definidos para cada processo. Assim como o gráfico de linha, mostra que a tendência do processo é superar os limites definidos para as leituras, percebe-se assim que esta ferramenta define que é necessário que o processo e seus limites sejam re-analisados para encontrar as causas do descontrole estatístico.

Diagramas de Pareto: gráfico representado pelo plano cartesiano e graficamente distribuído sob a forma de colunas e linha, onde as colunas representam o total de desvio de um determinado problema, estando o mesmo ordenado do problema com maior número de ocorrências para o que menos ocorreu ou de preferência sob a forma percentual. As linhas representarão o total acumulado da primeira ocorrência adicionado do total da segunda ocorrência e assim cumulativamente. Serão utilizadas para a análise funções importantes da estatística, sendo:

- Média aritmética.

- Desvio padrão.

- Média das médias.

- Somatórios, etc.

É importante destacar que a estatística é parte fundamental para a realização este tipo de estudo, é através dela que as informações serão extraídas e analisadas, será a ferramenta de transformação de dados em informação.

COLETA DE DADOS

A fase de coleta de dados inicia quando é definido o tipo de estudo que será feito sobre uma população, sendo assim surgem algumas perguntas:

- O que quero medir?

- Porque quero medir?

- Qual o resultado esperado?

- O que estou medindo realmente é o que preciso medir?

- Existem fatores externos ou internos que podem influenciar nas respostas?

- Os dados coletados são confiáveis?

- Existem desvios não analisados ou fatores importantes descartados?

Respondendo estas perguntas, passamos para a próxima fase do projeto que é buscar informações coerentes e que realmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com