TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO "COLABORADOR SATISFEITO É TRABALHADOR FELIZ" LIDER ENGENHARIA E PROJETOS S.A

Artigo: PROJETO DE QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO "COLABORADOR SATISFEITO É TRABALHADOR FELIZ" LIDER ENGENHARIA E PROJETOS S.A. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  3.970 Palavras (16 Páginas)  •  925 Visualizações

Página 1 de 16

UNIVERSIDADE SÃO DESIDÉRIO

GESTÃO DA QUALIDADE

CURSO DE PSICOLOGIA

YURY AZOBRAB SEIXAS

AYONA B. VERGASTA

PROJETO DE QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

“COLABORADOR SATISFEITO É TRABALHADOR FELIZ”

LIDER ENGENHARIA E PROJETOS S.A.

SALVADOR

2013

YURY AZOBRAB SEIXAS

AYONA B. VERGASTA

PROJETO DE QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

‘COLABORADOR SATISFEITO É TRABALHADOR FELIZ”

LIDER ENGENHARIA E PROJETOS S.A.

Projeto apresentado à disciplina de GESTÃO DA QUALIDADE NO TRABALHO. Na UNIVERSIDADE SÃO DESIDÉRIO, como requisito básico de avaliação do segundo bimestre, no curso de Psicologia, ministrada e supervisionada pela professora. Clécia Simas SÃO DESIDÉRIO

Salvador

2013

1. APRESENTAÇÃO

Este trabalho é uma atividade acadêmica da disciplina Gestão da Qualidade de Vida no Trabalho, integrante da ênfase em psicologia organizacional.

Os assuntos aqui integrantes fazem parte dos conteúdos abordados nas aulas ministradas pela Psicóloga e Professora Symone Bartel, com foco referente ao mundo do trabalho e suas relações com as questões que envolvem a qualidade de vida, sendo essa uma demanda bem emergente nos tempos atuais. Além desses, integram também este trabalho conteúdos de pesquisas de diversos teóricos do assunto

Este projeto, portanto, propõe ações para implantação da gestão da qualidade de vida no ambiente do trabalho, a fim de se estabelecer melhores patamares nas relações da organização com o seu colaborador, e deste com as dimensões do seu trabalho e a organização em que trabalha..

2. INTRODUÇÃO

O assunto qualidade é hoje um dos mais destacados nos ambientes organizacionais; seja qualidade no serviço, qualidade no atendimento aos clientes, qualidade nos produtos e qualidade de vida, estes, dentre outros, englobando a qualidade total, têm como objetivo criar uma organização na qual todos os funcionários estejam trabalhando para fazer dela a melhor do seu campo. E, basicamente há pouco tempo, a preocupação com a QVT destacou-se para a situação de trabalho como parte integrante de uma sociedade complexa e de um ambiente heterogêneo.

Nos dias atuais, com a globalização, as pessoas estão sendo obrigadas a atingir elevados níveis de produtividade, sendo pressionadas pela concorrência que se torna cada vez mais acirrada em vários mercados. Sabe-se que, a cada dia, os clientes estão se tornando mais exigentes e, com isso, as empresas têm que estar mais preparadas para satisfazer suas exigências.

Com a ênfase do mercado para com as pessoas, as empresas passam a ver o seu pessoal como peça chave para o seu desenvolvimento e reconhecimento no cenário competitivo, e surgindo, a partir de então, a necessidade de proporcionar aos seus colaboradores um ambiente mais agradável e harmonioso, que o estimule a um melhor desempenho aumentando assim sua produtividade. Diante desta oportunidade estão surgindo várias pesquisas e estudos a fim de entender a importância dessa implantação e o que ela vai agregar a empresa, como também seus impactos positivos e negativos no meio de atividades rotineiras, que após sua implantação, passarão a ser menos estressantes e cansativas devido a qualidade de vida que estará sendo oferecida ao operário.

Pode-se afirmar que uma empresa com qualidade é, entre outros fatores, aquela que possui colaboradores que, após atender suas necessidades básicas, estejam satisfeitos com a empresa e seus colegas de trabalho, isto é, sua equipe de trabalho.

3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Segundo Chiavenato (2002, p. 391), “a QVT tem o objetivo de assimilar duas posições antagônicas: de um lado, a reivindicação dos empregados quanto ao bem-estar e satisfação no trabalho, do outro, o interesse das organizações quanto a seus efeitos sobre a produção e a produtividade”.

Para Fernandes (1996), pode-se entender QVT como um programa que visa a facilitar e satisfazer as necessidades do trabalhador ao desenvolver suas atividades na organização, tendo como idéia básica o fato de que as pessoas são mais produtivas quanto mais estiverem satisfeitas e envolvidas com o próprio trabalho.

Neste caso, a conquista da qualidade de vida, em grande parte, depende do próprio indivíduo, seja na organização ou fora dela. Depende de sua auto-estima e auto-imagem, do engajamento profissional, político e social e, acima de tudo, de sua postura na transformação da realidade e da consciência de seus direitos e deveres.

Segundo Alburque e Limongi (1998), a QVT é um conjunto de ações de uma empresa que envolve diagnóstico e implantação de melhorias e inovações gerenciais, tecnológicas e estruturais dentro e fora do ambiente de trabalho, visando a propiciar condições plenas de desenvolvimento humano para e durante a realização do trabalho.

Segundo Dejours (1992), qualidade de vida é uma expressão de difícil conceituação, tendo em vista o seu caráter subjetivo, complexo e multidimensional. Ter qualidade de vida depende, pois, de fatores intrínsecos e extrínsecos. Assim, há uma conotação diferente de qualidade de vida para cada indivíduo, que é decorrente da inclusão desses na sociedade.

A qualidade tem a ver essencialmente com a cultura organizacional. São fundamentalmente os valores, a filosofia da empresa, sua missão, o clima participativo, o gosto por pertencer a elas e as perspectivas concretas de desenvolvimento pessoal que criam a identificação empresa-empregado. O ser humano fazendo a concepção da empresa e em suas estratégias. (MATOS,1997, p. 40).

Segundo Werther

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com