TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Engenharia de Qualidade

Por:   •  8/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.453 Palavras (6 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 6

Sumário

Introdução 2

ETAPA 1 3

Passo 1 3

Passo 2 3

Passo 3 3

ETAPA 2 4

Passo 1 4

Passo 2 4

Passo 3 4

ETAPA 3 5

Passo 1 5

Passo 2 5

Passo 3 6

ETAPA 4 7

Passo 1 7

Passo 2 8

Passo 3 8

ETAPA 5 10

Passo 1 10

Passo 2 11

Passo 3 11

Anexo I 12

ETAPA 6 13

Passo 1 13

Passo 2 (Anexo II) 14

Passo 3 15

Conclusão 16

Bibliografia 17

Introdução

Este ATPS tem a pretensão de auxiliar os alunos no aprendizado da matéria lecionada em sala de aula, sendo este um pequeno resumo, tratando sobre o assunto da implantação de um Sistema de Gestão Integrada da Qualidade.

ETAPA 1

Passo 1

A empresa escolhida foi a Saúde Comércio de Bebidas Ltda., na qual o integrante do grupo Marco Aurélio Oliveira Pinto é familiar do proprietário. A empresa não é certificada e também nunca tentou buscar alguma certificação.

Passo 2

A empresa localiza-se na rua Antonio Fornaziero, número 111, Jardim Helena, na cidade de Americana/SP. A atuação da Saúde Comércio de Bebidas Ltda. é no ramo da logística de alimentos perecíveis, e a mesma é de pequeno porte, contando com quinze funcionários diretos e quatro indiretos. A empresa foi escolhida, pois nós teremos fácil acesso as informações que, geralmente em uma empresa de grande porte, são sigilosas. O contato na empresa é um dos sócios proprietários Carlos Alberto Lourenço.

Passo 3

A certificação buscada para essa empresa será a ISO 22000, a qual tem o intuito de evitar qualquer tipo de contaminação do produto e garantir que ele esteja seguro no momento do consumo, alinhar culturas, organizar metas e proporcionar indicadores de sucessos, estes devem integrar todo o processo de construção de qualidade.

Com esta certificação a empresa visa ganhar credibilidade com seus atuais clientes e buscar uma nova cartela de clientes, atendendo os requisitos dos mesmos. Os consumidores estão mais críticos e atentos, principalmente quando se trata de alimentos. As empresas que atuam neste ramo devem ser cada vez mais confiáveis e transparentes. A ISO 22000 é bastante abrangente e dinâmica, permite uma visão global da gestão da segurança de alimentos dentro de uma empresa, independente do porte. O benefício com a implantação é o aumento da confiabilidade e da robustez dos processos, que permite a redução de perdas e o aprimoramento da governança dos produtos disponibilizados para o consumo. Outro ponto de destaque é o desenho orientativo e não prescritivo deste esquema de padronização o que permite às organizações que se adequem sem a necessidade de grandes mudanças na sua cultura, sendo possível integrá-lo aos demais sistemas de gestão já instaurados.

ETAPA 2

Passo 1

Usando da ferramenta brainstorming, nos reunimos e pusemos em pauta as questões,

“Por que ter a certificação ISO?”; “Quais os benefícios e vantagens?”.

Ideias: A empresa passará mais credibilidade para seus clientes e a qualidade do serviço que presta, a ISO é sinônimo de qualidade no mundo. Procedimentos internos de redução de custo operacional, padronização e pessoas motivadas, reduz o stress do dia a dia, seus produtos terão mais procura no mercado que ela atua, portanto visará mais lucros. Ao implantar uma ISO, a empresa mostra ao colaborador que pensa no futuro, que não quer ficar estagnada no mercado, e acredita que melhorias devem ser realizadas e sugeridas continuamente. Assim, é muito provável que o profissional se sinta motivado a trabalhar melhor, rever conceitos, e abraçar as mudanças que a certificação acarreta. Isso traz melhorias nos processos internos da empresa, diminuindo retrabalho e desperdício, além de aumentar a qualidade do produto. As economias geradas podem ser investidas no desenvolvimento de novos produtos, em treinamento de pessoal, em uma reforma na sede (uma nova pintura ou a compra de novos móveis são percebidas de imediato).

Passo 2

Visando implantar as políticas do SGI e atingir seus objetivos indispensáveis para a obtenção de um ambiente de trabalho saudável, melhorias nos processos internos da empresa, diminuindo retrabalho e desperdício, As economias geradas podem ser investidas em novos produtos, em treinamento de pessoal, em uma reforma na sede.

Passo 3

Com várias ideias sobre a certificação buscada para essa empresa que será a ISO 22000, a qual tem o intuito de evitar qualquer tipo de contaminação do produto e garantir que ele esteja seguro no momento do consumo, alinhar culturas, organizar metas e proporcionar indicadores de sucessos, estes devem integrar todo o processo de construção de qualidade.

Com esta certificação a empresa visa ganhar credibilidade com seus atuais clientes e buscar uma nova cartela de clientes, atendendo os requisitos dos mesmos o benefício com a implantação é o aumento da confiabilidade e da robustez dos processos, e o aprimoramento da governança dos produtos disponibilizados para o consumo. A empresa mostra ao colaborador que pensa no futuro, que não quer ficar estagnada no mercado, e acredita que melhorias devem ser realizadas e sugeridas continuamente. Assim, é muito provável que o profissional se sinta motivado a trabalhar melhor, rever conceitos, e abraçar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (65.2 Kb)   docx (18.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com