TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ensaio De Coloração De Chama

Por:   •  9/4/2013  •  674 Palavras (3 Páginas)  •  1.076 Visualizações

Página 1 de 3

1. TÍTULO:

Ensaio de coloração de chama.

2. OBJETIVO:

Detectar os elementos fornecedores de um determinado composto, através do ensaio por via seca (ensaio de coloração de chama).

3. INTRODUÇÃO:

O modelo atômico de Bohr tem seus princípios à afirmação da teoria do salto quântico, que um elemento químico recebe alguns elétrons em sua ultima camada absorvendo energia e passando para um nível mais elevado, assim emitindo energia em forma de luz, ou seja, cada elemento tem seu comprimento de onda da luz, assim possibilitando fácil identificação. No salto quântico observamos a energia radiante emitindo cores características de cada elemento.

Obs.: Durante a absorção da energia as substâncias mais voláteis devem ser aquecidas na zona redutora (parte do meio) da chama para que a coloração possa ser observada com mais proveito, as menos voláteis na zona de fusão ou na zona oxidantes que se caracterizam mais quentes, para melhor aproveitamento do experimento.

4. PARTE EXPERIMENTAL:

4.1 Materiais e reagentes:

4.1.1 Soluções/Reagentes:

- Sulfato de Cobre (CuSO4) - Cloretos de sódio, potássio, ferro, bário.

- Sulfato de cobre. - Tubos de ensaio.

4.1.2 Vidrarias e materiais:

- Alça de platina ou bastão de vidro com algodão - Bico de Bunsen

4.2 Procedimento:

Utilizou-se uma alça de platina que foi limpa, colocando-se em uma solução de HCl 2 mol/L que estava contida em um béquer e enxugada com um papel descartável.

Em seguida mergulhou-se a alça de platina em uma solução de HCl que estava contida num Tubo de Ensaio e depois foi levada a chama do Bico de Bunsen e notou-se a coloração esverdeada.

Depois repetiu-se a limpeza da Alça e foi testado na solução de NaCl (cloreto de sódio) que foi levada a chama e observou-se que a coloração foi novamente esverdeada.

Prosseguindo, foi feita a limpeza da alça e o teste na solução de FeCl3(cloreto férrico) colocando-se a solução contida na Alça e em seguida na chama e notou-se a coloração azulada apresentada foi lilás.

A ferramenta foi limpa e mergulhando na solução de CuSO4 (sulfato de cobre) e testou-se na chama e observou-se a coloração esverdeada como também foi observado na coloração do KCl (cloreto de potássio) a cor verde.

O mesmo foi feito com a solução de BaCl¬¬¬2 (cloreto de bário), que obteve a coloração alaranjada.

O processo foi refeito com todos os critérios de limpeza, a mesma maneira de por sobre a chama e com todas as soluções anteriores, porém neste processo foi utilizado um bastão de vidro com algodão, que obteve as seguintes análises: NaCl e BaCl2 coloração Alaranjada; FeCl3e KCl¬ tiveram coloração violeta;CuSO4 com a cor verde.

5. RESULTADOS E DISCUSSÃO:

5.1 Resultados:

O experimento não foi como esperado, somente 22,2% das soluções com a alça de platina obteve resultado positivo e 22,2% com o bastão de vidro (as soluções da alça de platina não se confirmaram com as do bastão de vidro), como será mostrado no seguinte tópico (tabela):

5.1.1 Tabelas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com