TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ensaio De Tração

Artigo: Ensaio De Tração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/3/2015  •  358 Palavras (2 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 2

Ensaios destrutivos

Ensaio de tração

Introdução

O ensaio de tração é considerado um dos mais importantes dos ensaios de resistência dos materiais, pois é de fácil execução e reprodução.

Esta propriedade de um determinado material de resistir à tração é muito importante no desenvolvimento de peças e estruturas em geral. Tendo conhecimento da carga que será aplicada a estrutura e do módulo de elasticidade do material, pode-se determinar o dimensionamento correto para esta estrutura.

Neste ensaio, submete-se o corpo de prova de alumínio, cobre, latão e aço baixo-carbono, submetido a um esforço que irá provocar um alongamento ou esticamento do mesmo. Este ensaio é feito em uma máquina de ensaios que aplica esforços crescentes no corpo de prova, com as medidas de deformação sendo analisadas em um aparelho à parte. É importante destacar que o corpo de prova é padronizado, tornando possível a comparação entre diversos ensaios.

Objetivos

O ensaio de tração tem como objetivos a análise da região fraturada, caso esta ocorra, a determinação da resistência a tração do material, além da análise da curva tensão-deformação do material em estudo.

Aspectos teóricos

O ensaio de tração consiste em submeter o material a um esforço que tende a alongá-lo até a ruptura. Os esforços ou cargas são medidos na própria máquina de ensaio. No ensaio de tração o corpo é deformado por alongamento, até o momento em que se rompe. Os ensaios de tração permitem conhecer como os materiais reagem aos esforços de tração, quais os limites de tração que suportam e a partir de que momento se rompe.

A aplicação de uma força axial de tração num corpo preso produz uma deformação no corpo, isto é, um aumento no seu comprimento com diminuição da área da seção transversal. Este aumento de comprimento recebe o nome de alongamento.

Na norma brasileira, o alongamento é representado pela letra A e é calculado subtraindo-se o comprimento inicial do comprimento final e dividindo-se o resultado pelo comprimento inicial. Em linguagem matemática, esta afirmação pode ser expressa pela seguinte igualdade:

Gráfico

Legenda :

corpo cobre Latão alumínio Aço b. carbono

Resistência a tração 0,659 kn 1,948 kn 0,414 kn 1,595 kn

Limite elástico 0,552 kn 1,433 kn 0,312 kn 0,582 kn

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com