TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ensaios: O ÓLEO DE LORENZO Transtornos Psicológicos Identificados Nos Personagens Do Filme "Óleo De Lorenzo" (1992). O Filme Mostra O Drama Da Família De Um Garoto Portador De Adrenoleucodistrofia, Doença Rara Que Também Ficou Conhecida Como Doe

Dissertações: Ensaios: O ÓLEO DE LORENZO Transtornos Psicológicos Identificados Nos Personagens Do Filme "Óleo De Lorenzo" (1992). O Filme Mostra O Drama Da Família De Um Garoto Portador De Adrenoleucodistrofia, Doença Rara Que Também Ficou Conhecida Como Doe. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2014  •  3.292 Palavras (14 Páginas)  •  724 Visualizações

Página 1 de 14

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................3

1.1 DESENVOLVIMENTO MOTOR..........................................................3

1.2 DESENVOLVIMENTO COGNITIVO...................................................4

1.3 DESENVOLVIMENTO SOCIAL..........................................................6

2 OBJETIVO................................................................................................8

3 METODOLOGIA.......................................................................................9

4 RESULTADO..........................................................................................10

4.1 TABELAS..........................................................................................10

5 DISCUSSÃO DOS RESULTADOS………………………………………...15

6 CONCLUSÃO.........................................................................................17

7 BIBLIOGRAFIA......................................................................................18

1 INTRODUÇÃO

O trabalho foi realizado em grupo por estudantes de Psicologia, cursando o primeiro semestre, para a disciplina de Psicologia do Desenvolvimento no Ciclo Vital.

Foi proposta à classe a observação de crianças de 2 a 12 anos, realizada em duas situações: em ambiente de atividade livre (sem supervisão direta dos responsáveis) e em ambiente de atividade monitorada. O grupo, autor desse relatório, observou crianças na faixa etária de 4 a 5 anos.

Os alunos coletaram dados referentes ao desenvolvimento motor, cognitivo e social de crianças de ambos os sexos, observando o comportamento das crianças em um período de 10 a 20 minutos.

A partir dos dados coletados nessas observações, foi possível determinar se o ambiente afeta o desenvolvimento de crianças dessa idade, assim como utilizar e vivenciar na prática a matéria proposta em sala de aula.

1.1 Desenvolvimento Motor

Entre os 3 e 6 anos, as crianças fazem grandes avanços nas habilidades motoras gerais, como correr e pular, que envolvem grandes músculos.

Aos 4 anos, tem controle eficaz para parar, iniciar, virar, são capazes de saltar a uma distancia de 60 a 84 cm e de descer uma escada comprida alternando os pés, se apoiadas. Elas são capazes de pular de 4 a 6 passos sobre um dos pés.

Aos 5 anos, são capazes de iniciar, virar e parar eficazmente em jogos, podem saltar correndo em uma distância de 71 a 91 cm, são capazes de descer uma escada comprida sem apoio, alternando os pés e capazes de ir saltando a um distância de 4,8 m com facilidade.

As crianças variam em competência dependendo de sua herança genética e de suas oportunidades para aprender e praticar as habilidades motoras. Próximos dos seis anos estão preparados para participar de qualquer esporte organizado.

O desenvolvimento das habilidades motoras refinadas, (como abotoar camisas e desenhar figuras, envolvendo coordenação entre as mãos, olhos e pequenos músculos) permitem que assumam a responsabilidade por seu cuidado pessoal. Aos 4 anos sabem se vestir sem ajuda, conseguem recortar sobre uma linha, desenham uma pessoa com maiores detalhes e podem fazer um triângulo duplo dobrando um pedaço de papel.

Aos 5 anos já sabem se vestir sem muito auxílio, são capazes de copiar um quadrado e um triângulo e desenhar uma pessoa com maior detalhamento do que antes.

Aos 5 anos já sabem vestir-se sem muito auxilio, são capazes de copiar um quadrado ou triângulo e desenhar uma pessoa com maior detalhamento do que antes.

À medida que desenvolvem ambos os tipos de habilidades motoras, as crianças pré-escolares, continuamente, mesclam as capacidades que já possuem com aquelas que estão adquirindo para produzir capacidades mais complexas. Essas combinações de habilidade são conhecidas como sistema de ações.

1.2 Desenvolvimento cognitivo

Uma definição breve e objetiva do termo cognição é:

“Cognição refere-se a um conjunto de habilidades cerebrais necessárias para a obtenção de conhecimento sobre o mundo. Tais habilidades envolvem pensamento, raciocínio, abstração, linguagem, memória, atenção, criatividade, capacidade de resolução de problemas, entre outras funções.”

O conceito de cognição, portanto, nos remete aos processos cognitivos que são desenvolvidos desde a infância até o envelhecimento. Importante notar que o desenvolvimento está diretamente relacionado à aprendizagem, ou seja, um não ocorre sem o outro. Este processo acontece em espiral crescente nos dando a noção de avanços no desenvolvimento em contínuo crescimento:

[DESENVOLVIMENTO --> ADAPTAÇÃO --> APRENDIZAGEM]

Uma criança de 4 e 5 anos de idade fala fluentemente, utilizando corretamente o plural, os pronomes e os tempos verbais, conseguindo desta forma manter uma intenção comunicativa no seu discurso.

Conseguem, ainda, evidenciar uma capacidade precoce de adaptação ao interlocutor, isto é, modificam as suas expressões em função da idade, estatuto do interlocutor e o grau de familiaridade. Ela consegue memorizar histórias e repeti-las, bem como seguir instruções, normalmente aceita supervisão de um adulto e também já reconhece cores, números, animais, etc.

A criança entre 4 e 5 anos de idade normalmente tem as seguintes capacidades:

 Fala fluentemente, com frases muito completas;

 Adora inventar palavras, cantar canções e rimas;

 Gosta de conversar, ter longas conversas;

 Já conhece muitas letras do alfabeto e até algumas palavras mais familiares;

 Pode já saber escrever o seu próprio nome;

 Já sabe dizer o nome completo, onde mora e o número de telefone;

 Faz

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com