TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ensino CTSA

Monografias: Ensino CTSA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  481 Palavras (2 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 2

A forma tradicional de ensino em vigor privilegia uma visão linear, positivista e atemporal da formação do conhecimento. As consequências deste modelo vem sendo discutidas a alguns anos por uma série de pensadores e estudiosos das mais diversas áreas. Destas discussões o que se nota primordialmente é uma tentativa de romper com estes tipos de modelos pedagógicos, substituindo-os por uma visão mais dinâmica do processo ensino-aprendizagem (Santos, 2004).

O ensino das Ciências via CTSA é conduzido através da seleção dos conceitos que são importantes para o desenvolvimento de uma explicação/interpretação plausível para o nível de estudos em questão (DÍAZ) . Estes são vinculados a grandes temas em torno de problemáticas reais e atuais. Dessa forma, podem ser levantadas questões criadas na sociedade pela repercussão da tecnologia ou pelas implicações sociais do conhecimento científico e tecnológico. Os temas são propostos como objetos do conhecimento e se articulam com uma análise sobre as contradições sociais, emergência e universalidade, no sentido de construir uma melhor compreensão da realidade e de atuar na perspectiva das transformações.

Nesse caso, percebemos que o enfoque sobre a perspectiva CTS/CTSA possibilita esse avanço, nas aulas de Ciências, quando trabalhado paralelamente aos conteúdos propostos. Com base nesses pressupostos, surgiu a intenção de estudar as implicações da perspectiva CTS/CTSA, mais especificamente no âmbito da área de Ciências escolar, procurando inicialmente, encontrar aportes teóricos - metodológicos que nos permitam enriquecer nosso trabalho docente, subsidiando nossa prática educativa.

Porém, percebe-se que o Ensino de Ciências tem se mostrado ineficaz para o desenvolvimento da cidadania dos alunos, por meio de uma prática educativa ainda tradicional e livresca nas escolas. Do mesmo modo, verifica-se uma crescente evolução do sistema de produção tecnológica e sua participação direta em nosso cotidiano, bem como a contínua transformação que a mesma exerce sobre nossas vidas, alterando as relações sociais e as relações entre os seres humanos e o ambiente em que vivem.

Fourez (1995) se refere a isso dizendo que não é o caso de mostrar as maravilhas da ciência simplesmente, mas mostrar caminhos, disponibilizar meios, através da Ciência e da Tecnologia, capacitando o cidadão a tomar decisão responsavelmente e compreender as entrelinhas daquilo que especialistas querem dizer.

A concepção de CTS de ensino de Ciências aponta para um ensino que ultrapasse a meta de uma aprendizagem de conceitos e de teorias centrados em conteúdos canônicos. Um ensino que tenha uma validade cultural, para além da validade científica, e como meta ensinar a cada cidadão o essencial para chegar a sê-lo de facto aproveitando os contributos de uma educação científica e tecnológica. SANTOS (1999, p. 25).

O recomendável é que mudemos o hábito que se tem de uma aprendizagem baseada apenas em conceitos e, longas listas de conteúdos por currículos impostos, para um Ensino de Ciências que leve em conta as questões sociais, desenvolvendo nesse indivíduo a cidadania, a partir de debates e discussões nas aulas de Ciências sobre temas contemporâneos e cotidianos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com