TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ensino E Aprendizagem Atraves Da Matematica

Artigo: Ensino E Aprendizagem Atraves Da Matematica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2014  •  5.622 Palavras (23 Páginas)  •  407 Visualizações

Página 1 de 23

O ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA UTILIZANDO O RACIOCÍNIO LÓGICO ATRAVÉS DO JOGO DE XADREZ

Sidinei Fernandes Fontes

Resumo: Este trabalho se propõe analisar sobre ensino e aprendizagem da Matemática, utilizando o jogo, em especial o Xadrez, com estudantes inseridos no 8º e 9º ano do ensino fundamental, na escola estadual Dr. José Manoel Fontanillas Fragelli; no município de Angélica/MS. Pode-se destacar que de fato o jogo de xadrez; proporciona aspectos favoráveis no aprendizado da matemática, elencando pontos positivos, os quais supera as dificuldades e desenvolve a capacidade de organizar situações e resolvê-las em situações mais complexas. A metodologia adotada neste trabalho, para uma melhor compreensão da importância do aprendizado com o jogo de xadrez na matemática, concentrou-se em pesquisa de campo; pesquisas publicadas e disponíveis na internet, além de fontes de referenciais teóricos; Moriningo (2010), Ganança(2010), Nogueira (2010) com finalidades de abordar os objetivos apresentados, considerando o processo de ensino aprendizagem da matemática. Considerando a necessidade em conscientizar os profissionais de educação para a importância de despertar nos alunos o gosto em estudar a matemática no processo de ensino comum, com procedimentos didáticos e estratégias metodológicas que visa a melhoria na qualidade de ensino e aprendizagem e que possam construir os conhecimentos almejados. Dessa forma, o trabalho tem como foco propor alguns elementos que favoreçam a integração direta desses estudantes, tanto no âmbito escolar como no contexto social, visando a formação enquanto cidadão e seu desenvolvimento intelectual cognitivo.

Palavras chave: Ensino e aprendizagem da Matemática, xadrez, raciocínio lógico.

Abstract: This work aims to analyze about teaching and learning mathematics, using the game, especially Chess, with students placed in 8th and 9th grade of elementary school, the state school José Manoel Fonatanillas Frageli, in the municipality of Angelica / MS. It may be noted that in fact the game of chess; provides favorable aspects of learning mathematics, listing strengths, which overcomes the difficulties and develops the ability to organize situations and resolves them in more complex situations. The methodology adopted in this study for a better understanding of the importance of learning the game of chess in mathematics, focused on field research published and available on internet searches, in addition to sources of theoretical frameworks; Moriningo (2010), Ganança (2010), Nogueira (2010) for purposes of addressing the objectives presented considering the process of teaching and learning of mathematics. Considering the need to educate professionals about the importance of education in raising students enjoy math by the common teaching process with didactic procedures and methodological strategies aimed at improving the quality of teaching and learning and that they can build the desired knowledge. Thus, the work focuses on proposing some elements that favor the direct integration of these students, both in schools and in the social context, as a citizen for the training and the cognitive intellectual development.

Keywords: Teaching and learning mathematics, chess, logical reasoning.

1 INTRODUÇÃO

A utilização do jogo no ensino de Matemática estimula o raciocínio lógico e expressa a importância no desenvolvimento cognitivo dos estudantes, visando estes aspectos, os trabalhos propostos em sala de aula com o jogo de xadrez, nas aulas semanais no 8º e 9 º ano do ensino fundamental, tende a contribuir em três aspectos básicos: ler, escrever e resolver problemas matemáticos, visando mais interesse dos estudantes e motivá-los nas aulas de matemática. O objetivo do trabalho visa analisar a interação dos estudantes em suas habilidades de compreensão, concentração, capacidade de resolver situações conflitantes nas potencialidades de memória, imaginação, agilidade, atenção e o desenvolvimento do raciocínio lógico nas praticas pedagógicas proposta; integrando o lúdico como fonte de aprendizagem.

Do ponto de vista matemático, o jogo de xadrez auxilia o estudante no seu desenvolvimento

e nas dificuldades de aprendizagem, assim como em níveis afetivos e cognitivo, despertando o interesse e o gosto de aprender a matemática. A metodologia adotada concentrou-se em pesquisa bibliográficas, com leituras e pesquisa de campo; com observações e fundamentações bibliográficas, voltada para aprimorar o desenvolvimento lógico, atenção e construção de habilidade para melhoria da concentração dos estudantes, redimensionando um novo olhar do ensino e aprendizagem da matemática.

Para a grande maioria dos educadores, o jogo de xadrez não possibilita a construção de um aprendizado coerente, possuem uma visão errônea, mas o papel do professor é pensar em atividades significativas, que venham a propiciar novos desafios aos estudantes conjuntamente com oportunidades e possibilidades diversas de interação e aprendizagem. Considerando as necessidades de cada estudante, fazendo com que repensem suas praticas, assumindo nova postura diante das constantes transformação no processo de ensino para enriquecer e desenvolver o cognitivo, o raciocínio lógico e o social-cultural.

É um novo paradigma que desafia o cotidiano escolar, a aprendizagem com o jogo de xadrez, potencializando o desenvolvimento, a capacidade de raciocínio lógico, sendo este a base da construção do pensamento organizado e na resolução dos desafios propostos.

2. OS DESAFIOS DO JOGO DE XADREZ NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA

Favorecendo o grande desafio de ensinar matemática e desenvolver o raciocínio lógico dos estudantes, o lúdico constitui uma proposta metodológica educacional, estimulante, propiciando a interação dos estudantes em suas habilidades de compreensão, concentração, capacidade de resolver situações conflitantes nas potencialidades de memória, imaginação, agilidade, atenção e o desenvolvimento do raciocínio lógico nas praticas pedagógicas proposta; integrando o lúdico como fonte de aprendizagem.

O ensinamento do jogo de xadrez no processo de ensino, percebe-se como uma metodologia alternativa, para potencializar condições de atingir certos objetivos que venham intervir na realidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.4 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com