TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMO O USO DOS MATERIAIS DIDÁTICOS MANIPULÁVEIS PODE INTERVIR NO PROCESSO DE ENSINO - APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA?

Exames: COMO O USO DOS MATERIAIS DIDÁTICOS MANIPULÁVEIS PODE INTERVIR NO PROCESSO DE ENSINO - APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/4/2014  •  2.519 Palavras (11 Páginas)  •  763 Visualizações

Página 1 de 11

RESUMO

O presente estudo tem como objetivo investigar e analisar como o uso dos materiais didáticos manipuláveis pode intervir no processo de ensino – aprendizagem da matemática. Uma vez que a disciplina da matemática é tida com a grande vilã do ensino, pois apresenta maiores dificuldades de aprendizagem, partindo dessa problemática verifica-se a busca da melhoria da aprendizagem e compressão do aluno de maneira clara e sucinta, tornando o ensino da matemática mais dinâmico e satisfatório. A metodologia utilizada foi através de revisão literária, os métodos didáticos manipuláveis utilizados pelos professores no ensino da matemática contribuem de forma satisfatória para facilitar o processo de ensino-aprendizagem. O desenvolvimento do mesmo proporcionou conhecer as dificuldades que o aluno apresenta em ralação ao conteúdo, a formulação dos conceitos e até mesmo em manipular os materiais, portando, conclui-se que o material didático pode se tornar um grande parceiro aliado do professor como mediador para auxiliar neste processo, contribuindo assim para uma melhora significativa na aquisição e construção do conhecimento, desde que o mesmo seja explorado devidamente, para que o aluno comece a construir seus próprios conceitos.

Palavras Chaves: Matemática; Materiais Didáticos Manipuláveis; Ensino – Aprendizagem; Ensino da Matemática.

INTRODUÇÃO

A disciplina de matemática é tida como a grande vilã do ensino, visto que apresenta maiores obstáculos de aprendizagem. Foram muitos os educadores famosos que nos últimos tempos, ressaltaram a importância do “apoio” do material didático para facilitar a aprendizagem. O material didático pode se tornar um grande parceiro aliado do professor como mediador para auxiliar neste processo, contribuindo assim para uma melhora significativa na aquisição e construção do conhecimento. (LORENZATO, 2006).

Os materiais didáticos manipuláveis podem oferecer mais espaço na sala de aula, tendo como principal objetivo estimular o aluno a desenvolver a prática da pesquisa nas aulas, proporcionando a complementação do ensino adquirido na teoria e na prática. Que se justifica pela necessidade de buscar novas metodologias

1 Aluna do Curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – Campus Salinas.

trazendo a compreensão do aluno, além de tornar as aulas mais atraentes e agradáveis, a fim de melhorar a relação do ensino e da aprendizagem e compressão do conteúdo matemático.

Muitas abordagens para uso de materiais didáticos já foram aplicadas, Ferreira et al (2010, p. 7) descreve que:

Pirâmides e troncos de pirâmide são outros exemplos de conteúdos cuja compreensão é facilitada a partir da utilização de materiais manipuláveis como o geoplano espacial, por exemplo, que permite a visualização tridimensional do sólido. A partir disso, o aluno pode compreender as diversas relações métricas existentes. O mais importante, é que o aluno pode visualizar a relação em vez de simplesmente decorar fórmulas sem sentido.

Entretanto, é importante ressaltar quanto ao uso desses materiais didáticos, que para Almiro (ALMIRO 2004 apud Ferreira et al 2010) “para o aluno não é suficiente observar uma demonstração de um material pelo professor. O aluno tem que mexer nos materiais, interpretando as suas características, resolvendo os problemas com a sua ajuda”

Partindo dessa premissa, é importante investigar e compreender como o uso dos materiais didáticos manipuláveis pode intervir no processo de ensino-aprendizagem da matemática, tendo em vista que poderá proporcionar aos alunos satisfação e interesse, e um importante papel no seu desenvolvimento intelectual, quando aplicado corretamente, segundo Lorenzato (LORENZATO 2006 apud GASPARI & GERÔNIMO, 2009): “diz que o professor deve saber utilizar corretamente os materiais didáticos, pois estes exigem conhecimentos específicos de quem os utiliza. Não se pode deixar que o material se torne apenas um brinquedo para o aluno.”

METODOLOGIA

A metodologia utilizada foi baseada na revisão bibliográfica, foram buscados artigos científicos nos quais os autores escrevem sobre o tema materiais didáticos manipuláveis no ensino da matemática. Após selecionar os 16 artigos científicos, utilizados na revisão bibliográfica, foi feita uma análise mais aprofundada, permitindo identificar pontos que na leitura inicial não haviam sido percebidos ou entendidos de forma clara.

Na análise dos artigos científicos buscou-se os seguintes pontos específicos:

- Material Didático;

- Material Didático Manipulável;

- Material Didático no ensino da matemática.

Foram escolhidos estes três pontos, pois o foco do artigo era na utilização de materiais didáticos específicos para o ensino de matemática e os materiais didáticos manipuláveis que permitem uma maior interação dos alunos durante o desenvolvimento do conhecimento e aprendizagem.

DESENVOLVIMENTO

“Aqueles que não acreditam na importância do material

didático no ensino da Matemática ou que até condenam mesmo

o seu uso, foram, provavelmente, influenciados pela

observação de um mau emprego desse material”.

E. R. BRESLICH

A busca de novas metodologias para o ensino da matemática vem há muito tempo atraindo os olhares de diversos pesquisadores na área da educação, estes buscam um meio de auxiliar os professores dentro da sala de aula na hora de ensinar os conceitos básicos da matemática, que propicia a melhor compressão do aluno. O material didático manipulável pode tornar-se um grande parceiro do professor, auxiliando no ensino e contribuindo para que o aluno tenha uma aprendizagem significativa.

Lorenzato (2006, p. 18) define material didático como:

[...] qualquer instrumento útil ao processo de ensino-aprendizagem. Portanto, MD pode ser um giz, uma calculadora, um filme, um livro, um quebra-cabeça, um jogo, uma embalagem, uma transparência, entre outros.

Nacarato (NACARATO 2005 apud FERREIRA et al 2010) define materiais didáticos manipuláveis como “objetos ou coisas que o aluno é capaz de sentir, tocar, manipular e movimentar. Podem ser objetos reais que têm aplicação no dia-a-dia ou podem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com