TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

JOGOS DE CARTAS E FUNÇÃO DO 1º GRAU: FACILITANDO A APRENDIZAGEM NO ENSINO DA MATEMATICA

Casos: JOGOS DE CARTAS E FUNÇÃO DO 1º GRAU: FACILITANDO A APRENDIZAGEM NO ENSINO DA MATEMATICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2014  •  3.004 Palavras (13 Páginas)  •  2.619 Visualizações

Página 1 de 13

FACULDADE ANTLÂNTICO

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU/ESPECIALIZAÇÃO

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

JOGOS DE CARTAS E FUNÇÃO DO 1º GRAU: FACILITANDO A APRENDIZAGEM NO ENSINO DA MATEMATICA

Aracaju/SE

2012

ROSEMERE REIS DE OLIVEIRA MIRANDA

JOGOS DE CARTAS E FUNÇÃO DO 1º GRAU: FACILITANDO A APRENDIZAGEM NO ENSINO DA MATAMATICA

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade Atlântico, como um dos pré-requisitos para obtenção do grau de especialista em Educação Matemática.

Orientadora: Profª. Ma. Suely Cristina Silva Souza

Aracaju/SE

2012

JOGOS DE CARTAS E FUNÇÃO DO 1º GRAU: FACILITANDO A APRENDIZAGEM NO ENSINO DA MATEMÁTICA

Rosemere Reis de Oliveira Miranda

Curso em Educação Matemática

Orientadora: Profª. Ma. Suely Cristina Silva

RESUMO

Este artigo analisa a contribuição do jogo de cartas no conteúdo de Função de 1º Grau durante as aulas de Matemática do 1º ano do Ensino Médio. Essa atividade quando bem planejada, pode se tornar um recurso pedagógico dinâmico para facilitar a aprendizagem dessa disciplina. Para tanto, os jogos e materiais concretos fazem parte de uma das tendências da Educação Matemática, que permite tanto ao professor quanto ao aluno, a sua construção e utilização, porém o jogo deve ser escolhido, preparado e dirigido pelos seus professores. Assim, por meio de uma pesquisa bibliográfica o texto discute como essas ferramentas de ensino podem diminuir a dificuldade que os alunos possuem no conteúdo abordado, além de motivá-los a uma melhor compreensão do assunto aplicado em sala de aula. Dessa maneira, o uso dos materiais concretos como recurso de ensino podem ampliar conhecimentos e possibilidades de ensino-aprendizagem nos conteúdos matemáticos, além de promover nos alunos um aprendizado significativo, estimulo do raciocínio, incorporações de soluções alternativas, ou seja, ser capaz de elaborar os seus próprios conceitos no âmbito da Matemática.

PALAVRAS- CHAVES: Matemática. Função. Jogos de Cartas.

ABSTRACT

This article analyzes the contribution of the card game in the content of Function of Grade 1 math classes during the 1st year of high school. This activity when well planned, can become a dynamic educational resource to facilitate learning of this discipline. To this end, the games and concrete materials are part of a trend in mathematics education, which enables both the teacher and the student, their construction and use, but the game should be chosen, prepared and directed by their teachers. Thus, through a literature search the paper discusses how these learning tools can reduce the difficulty students have in the content addressed, and motivate them to a better understanding of the subject applied in the classroom. Thus, the use of concrete materials as a teaching resource can increase their knowledge and possibilities of teaching and learning in mathematical content, and promote meaningful learning in students, encourage thinking, the incorporation of alternative solutions, or be able to draw their own concepts in mathematics.

KEYWORDS: Mathematics. Function. Card Games.

1 INTRODUÇÃO

O interesse por esse assunto provém da minha prática como professora da Escola Silvia Brito, quando observei que os meus alunos possuíam dificuldades no conteúdo de Função do 1º Grau. Por conta disso, percebi que se fosse inserida na sala de aula uma ferramenta de ensino diferenciada, o jogo de cartas, o desenvolvimento da aprendizagem sobre esse assunto diminuiria a problemática em questão. Neste sentido, fiz o seguinte questionamento: Os jogos de cartas podem diminuir a dificuldade do ensino sobre funções do 1º grau?

Em busca de respostas ao questionamento comecei a refletir como os jogos e os materiais concretos, que fazem parte de uma das tendências da Educação Matemática, podem permitir tanto ao professor quanto ao aluno a construção e a utilização de diversas ferramentas de ensino.

Dessa maneira, os materiais concretos possibilitam ao aluno uma melhor compreensão dos conteúdos matemáticos aplicados em sala de aula. Essa afirmação pode ser averiguada nas palavras de Mendes (2009):

Os materiais devem proporcionar uma verdadeira personificação e representação dos conceitos matemáticos ou das idéias exploradas. Devem ser motivadores da aprendizagem matemática dos alunos, bem como apropriadas para serem usadas em diferentes níveis de escolaridade e em diferentes níveis de formação de um mesmo conceito matemático através de manipulação individual ou em grupo (MENDES, 2009, p. 26).

Sendo assim, essa temática se torna importante para esse trabalho por ser capaz de demonstrar que um jogo quando elaborado e aplicado em sala de aula poderá motivar a aprendizagem dos alunos no conteúdo de Função do 1º grau durante as aulas de Matemática.

Os jogos e materiais concretos fazem parte de uma das tendências da Educação Matemática, responsável pela pesquisa e pelas práticas trabalhadas em sala de aula. Desta forma, se faz importante estudá-la uma vez que existem poucas publicações sobre essa temática para o último ciclo do fundamental e o inicio do Ensino Médio.

O uso dos jogos como recurso didático no ensino da Matemática oferece ao professor uma prática diferente na explicação de certos conteúdos. Eles são empregados em atividades desenvolvidas pelos alunos em sala de aula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com