TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Entagio Na Eja

Trabalho Universitário: Entagio Na Eja. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/2/2014  •  3.705 Palavras (15 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 15

1 INTRODUÇÃO

A prática na modalidade educação de jovens e adultos é fundamental para entendermos melhor o conteúdo estudado no Curso de Pedagogia na UTA Diversidade Cultural associando com realidade do educador, visto que estando diante da sala de aula. Observamos com maior clareza a diversidade presente no contexto da sociedade. Percebendo também, a necessidade de buscarmos conhecer o cotidiano desse aluno, pois muitas dificuldades de ensino – aprendizagem parte desse histórico de vida, por muitas vezes, não foi favorável para que o individuo pudesse concluir seus estudos. Nessa volta à escola por diversos motivos, entre eles, o aumento no nível de estudo da sociedade que exige dos profissionais a busca pelo constante aperfeiçoamento, eles não podem sentir-se deslocados, como se seu tempo de aprender tivesse passado. Por que mesmo estando afastados da escola, essas pessoas adquiriram saberes que não devem ser ignorados. O professor deve estar disposto á essa pratica de pesquisa junto com seu aluno despertando nele interesse maior pelo conhecimento. Através dessa atividade de estágio, é possível descrever vários aspectos dessa modalidade como: deficiências no ensino, a falta de recursos necessários para o aprendizado, a dificuldade que o aluno encontra para frequentar as aulas noturnas, a falta de qualificação continuada dos professores para trabalhar com esse tipo de modalidade. È necessário elaborar métodos a serem utilizados de acordo com o público alvo: interagindo, conversando com os alunos, observando o trabalho do professor, colaborando com sugestões.

Para uma prática docente comprometida, que atenda as demandas de aprendizagem. O professor tem que respeitar particularidades da prática educativa, do planejamento de conteúdo, entender a importância do diálogo entre professor e educando, a baixa auto-estima do aluno, as potencialidades de Educação de Jovens e Adultos. O estágio foi realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dom João VI, na cidade de Capanema, nos dias 08 a 23 de Junho, na modalidade Educação de Jovens e Adultos pelas alunas da Faculdade Internacional de Curitiba do Curso de Pedagogia: Andréia de Fátima Pinheiro da Silva e Elissama Sousa Rocha.

Passamos a ter conhecimento da vida desses alunos do EJA com as experiências em sala de aula, pois o presente estágio nos proporcionou assimilar o conteúdo estudado no Curso de Pedagogia, com a realidade escolar. O conhecimento adquirido no estágio contribuiu de forma significativa para nossa formação como profissionais capacitados para trabalhar com essa diversidade estabelecendo novos meios para ensinar, criando soluções que se adéquam a cada turma de acordo com as exigências que o mundo em constante transformação nos coloca.

2 IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO ESTAGIADA

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dom João VI,foi fundada em 05 de outubro de 1972.Ocorrendo a fundação oficial e aula inaugural apenas em março de 1973.Os níveis de atendimento eram apenas Ensino Fundamental .Depois foi ampliada para nível médio e educação de jovens e adultos no ano de 1999.

A escola conta atualmente com 15 salas de aulas, uma diretoria, uma secretária, uma sala de informática, uma sala de coordenação pedagógica, uma sala para banda (fanfarra), uma cantina, uma quadra de esporte descoberta, um depósito de merenda, um almoxarifado, uma sala de arquivo passivo, uma copa, três banheiros lço00o9e uma área coberta para recreio.

2.1 LOCALIZAÇÃO DA ESCOLA

Endereço: Rua duque de Caxias, Bairro: D. João VI n°: 492

Telefone: (91)34625114

Cidade: Capanema

Estado: Pará

Site: WWW.eeemdjoaovihotmail.blogspot

2.2 HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO

Manhã (7 h às 12 h)

Tarde (13 h às 17h30min)

Noite (19 h as 22 h)

2.3 NIVEIS DE ATENDIMENTO

Atende as modalidades de Ensino Fundamental 5° a 8° série, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos em três turnos manhã, vespertino e noturno.

3 CONCEPÇÃO PEDÁGOGICA DA INTITUIÇÃO

A escola tem como tema de seus projetos pedagógicos Educação de Qualidade. Adota idéias e planos que beneficiem a interação de professores, alunos e comunidade. A instituição elabora reuniões com o intuito de formular meios para que a escola atue de forma mais significativa no contexto social em que está inserida. Observando a necessidade dos alunos e comunidade local, oferecendo o que pode, dentro das suas limitações, para que a educação possa ir além do ambiente escolar. Atualmente está com projeto de informática, projeto xadrez, projeto de reportagem e banda fanfarra, organizada por alunos e professores. Também conta com a participação da comunidade.

Os esforços de professores e gestores da escola para trabalhar com os poucos recursos que tem é notável. Essa elaboração dos métodos a serem utilizados é feito através de reuniões com professores e conselho escolar. Buscando alcançar interesse dos alunos na didática aplicada, surtindo o efeito benéfico esperado. Como observamos na feira pedagógica que estava sendo organizada na instituição, no período que fizemos o estágio. Os alunos estavam mobilizados para realização das tarefas que foram passadas para cada turma cujo tema era o meio ambiente.

O site da escola tem ajudado bastante os alunos, é muito bem elaborado pelos gestores. Um local onde os alunos podem expressar opiniões, consultar projetos, fazer pesquisa sobre a história da instituição, consultar universidades e outras páginas de educação que estão registradas.

Os professores da Educação de Jovens e Adultos elaboram suas aulas e seus métodos á partir de pesquisas sobre os assuntos que serão passados nas aulas. É unânime a opinião que falta novos recursos na própria sala de aula para que essas se tornem mais interessantes. No entanto todos eles procuram trazer temas do cotidiano, abrindo discussões onde os alunos possam expressar opiniões, incluindo, integrando,utilizando sala de vídeo, laboratório de informática, sendo este último disputado entre as turmas na tentativa de projetar as partes que se articulam no ato de ensinar passando, gerando conhecimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com