TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Entrega da Atividade Discursiva

Por:   •  16/10/2015  •  Dissertação  •  378 Palavras (2 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 2

É comum na sociedade em que vivemos que cada cidadão deveria conhecer as vantagens e desvantagens de seguir carreira na iniciativa privada e na carreira pública, para poder se decidir. De modo geral não podemos afirmar que um seguimento tem maior vantagem sobre o outro, logo não é justo defender quem tem razão.

A carreira pública atrai muito o cidadão por suas vantagens que são, a estabilidade, agregando salários iniciais mais altos em relação ao mercado privado ( para o mesmo nível de escolaridade) também é uma grande vantagem a não exigência de experiência, sendo necessário apenas a aprovação no concurso público. Por outro lado, a estabilidade pode penalizar o serviço público, gerando assim o acomodamento do profissional, trazendo consigo uma desatualização e uma prestação de serviço com menor qualidade. Outro ponto importante são as promoções, que não existem , sendo necessária a prestação de um novo concurso para melhorar os seus ganhos ou mudar o setor de atuação.

Diferente do setor público o setor privado, pode-se dizer que neste seguimento a principal atratividade é a grande possibilidade de obter ganhos elevados, mais para isso é necessário ter oportunidade e preencher os requisitos do perfil, onde nem sempre a entrega do currículo e o processo de entrevista garante a vaga, visto que os critérios de seleção pode não ser claros, e quase sempre, exigem experiência. Para quem consegue entra numa empresa privada, o salário inicial não é dos melhores, porém diferente do servidor público este tem maiores chances de receber promoções, dependendo apenas do seu esforço ou de um acordo com o empregador. A principal desvantagem de setor privado é o fator demissão, que gera segurança até mesmo para aqueles que estão em posições bem colocadas, o que exige do empregador estar sempre se qualificando.

A razão esta na cabeça de cada cidadão, visto que cada pessoa tem um perfil, uma maneira de ver as coisas, pois cada carreira tem suas características próprias e o importante é conhecê-las antes de fazer sua escolha. O importante é que o cidadão profissional esteja satisfeito com o seu trabalho, produzindo com qualidade e desenvolvendo seu trabalho de maneira correta, procurando sempre aquilo que mais o atrai e quem sabe no futuro, migrar para outro seguimento em busca de novos desafios profissionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (34.4 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com