TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Entrevista

Trabalho acadêmico: Entrevista. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  Trabalho acadêmico  •  2.059 Palavras (9 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.........................................................................................................3

2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4

2.1 Entrevista...............................................................................................................4

2.1.1 Histórico da Empresa..........................................................................................4

2.1.1.1 Organização e Comunicação...........................................................................5

2.1.1.1.1. Contabilidade................................................................................................6

2.1.1.1.1.1 Ponto de Vista............................................................................................6

3 CONCLUSÃO...........................................................................................................7

REFERÊNCIAS............................................................................................................8

INTRODUÇÃO

O presente trabalho apresentará uma entrevista com empresárias, onde no decorrer das perguntas será identificado cada ponto positivo e negativos, sugestões e pareceres.

Com a entrevista será apresentado de onde surgiu a idéias de criação, histórico, organizações e comunicações da empresa, custos e etc.Então teremos uma base de como é o funcionamento de uma empresa.

Desenvolvimento

2.1 ENTREVISTA

A entrevista foi realizada com as Srta. Ana Beatrís Lempeke e Inês Lempeke, empresarias da cidade de Camaquã – RS, proprietárias da loja Retoque armarinhos e aviamentos, portadora da razão social Pacheco & Lempeke Ltda.

-Qual é o ramo de atividade da empresa. Detalhe produtos e/ou serviços fornecidos.

-Qual o tipo da empresa?

-Qual o histórico da empresa?

-Qual a escolaridade das sócias?

-Qual é o porte da empresa(micro, pequena, média ou grande empresa)?

-O que as motivou a criação da empresa?

-Como é organizado o processo de trabalho da empresa?

-Como é feita a comunicação dentro da empresa?

-Qual a legislação que envolve seu negócio?

-Quantos funcionários possui atualmente, com quantos começou e, desde o inicio, todos foram registrados?

-Qual o processo atinente ao meio ambiente do trabalho adotado pela empresa, objetivando reduzir os riscos de acidentes e doenças decorrentes no trabalho.

- Quais são os principais gastos da sua empresa?

Todas as perguntas foram respondidas com clareza e respeito.

2.1.1 HISTÓRICO DA EMPRESA

Após sua graduações em ciências contábeis e marketing,sentira

necessidade de praticar seu aprendizado e com um grande conhecimento na área de artesanatos resolveram investir em uma área que gostasse.

A micro empresa deu inicio as suas atividades em 05/12/1995. A loja iniciou com as duas sócias e esporadicamente a ajuda de sua mãe, com o passar dos anos com crescimento da área, houve a necessidade de contratar uma funcionária, atualmente a área já foi ampliada mais uma vez, e possui duas funcionárias.

A empresa foi criada em função da pouca variedade de materiais para costura e artesanatos. Teve início com o amplo conhecimento das sócias sobre o assunto, e como desde sua infância viveram entre linhas, tecidos, agulhas e bordados se sentiam muito realizadas com seu negócio próprio.

Tem como ramo de atividade um comércio de armarinho e aviamentos, possui muitos produtos dentre eles, materiais para artesanatos, lãs, tecidos, fibras, revistas e desde 2008, ministra cursos de patchwork.

Temos uma visão de loja de armarinho diferente da grande soas, como por exemplo, acreditamos que podemos ser uma loja moderna, inovadora, criativa e ao mesmo tempo, temos materiais e acessórios do tempo da vovó (Ana Beatrís).

2.1.1.1 ORGANIZAÇÃO E COMUNICAÇÃO

A empresa trabalha com uma estrutura formal, deliberadamente planejada, e formalmente representada, em alguns aspectos, em ornogramas.O departamento de administração fica a sócia Ana Beatrís, a parte de marketing e recrutamento de funcionários fica com a outra sócia Inês, a loja possui duas funcionárias que ocupam o cargo de vendedoras e uma delas fica com a parte do caixa e uma diarista.

A comunicação da empresa é feita de forma informal, tanto entre as chefes e funcionários, pois é um ambiente de respeito mas que os colaboradores possam se sentir a vontade entre eles.A loja possui muitos tipos de clientes como pesoas mais simples, requintadas, jovens e idosos, portanto temos que usar um diálogo mais diversificado.E para alcançar um publico de fora da cidade, foi criado um blog, para divulgação da loja, de trabalhos das clientes e alunas do curso, e também e feita a propaganda através de um jornal de artesanatos regional, onde e distribuído em feiras de artesanato e outras lojas do mesmo ramo. Para o segundo semestre de 2012, a planejamentos para criação de um site.

A empresa é regida com a legislação da CLT, e segue de forma rígida perante a admissão e demissão de seus funcionários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com