TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Entrevista

Pesquisas Acadêmicas: Entrevista. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2013  •  1.341 Palavras (6 Páginas)  •  640 Visualizações

Página 1 de 6

PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL: MATERIAIS DIDÁTICOS

Resumo

Relatório de atividade da Disciplina Pesquisa e Prática profissional do curso de Pedagogia para os Anos Iniciais do Ensino Básico da Educação Infantil.

Introdução

A pesquisa objetiva discutir acerca dos materiais didáticos na prática docente e os saberes dos professores sobre a utilização desses materiais. O sistema de educação desenvolve a capacidade física, intelectual e moral da criança e do ser humano em geral, visando à sua melhor integração individual e social. Para Preti (1996), ensino “representa instrução, socialização de informação, aprendizagem etc.” Enquanto educação é definida por Maroto (1995, p. 3) como “estratégia básica de formação humana, aprender a aprender, saber pensar, criar, inovar, construir conhecimento, participar etc.” No que se refere à pesquisa, para Demo (1994, p. 33) “na condição de princípio científico, pesquisa apresenta-se como a instrumentação teórica-metodológica para construir conhecimento”. O educar pela pesquisa contribui para a construção do conhecimento possibilitando aprendizado que supera a reprodução de informações e conteúdos escolares. Durante a pesquisa usamos o termo material didático, porque parece ser bem mais usado no cotidiano das escolas. Define-se por Material Didático todo ou qualquer material que o professor possa utilizar na sala de aula. Existem uma grande variedade desses matérias os quais serão citados durante este relatório, desde os mais simples até os mais modernos e sofisticados. O material didático é elemento que faz parte da aprendizagem e tem por finalidade estimulá-la. Portanto podemos considerar que tudo que encontramos no ambiente educacional é possível de se transformar em um excelente recurso didático desde que seja utilizado de forma adequada e correta. Esses materiais são instrumentos que podem ajudar a transformar as ideias em situações concretas facilitando a compreensão do estudante no que se refere ao conteúdo trabalhado em sala de aula. Ao considerarmos importante o saber do professor sobre os materiais didáticos, abrimos espaço para que esse profissional como verdadeiro autor de sua prática e os materiais utilizados em sala de aula apresentam funções específicas que precisam ser observadas pelo docente, ao planejar as atividades onde serão utilizados. Como afirma (Pais, 2000) “Devemos sempre estimular um constante vínculo entre a manipulação de materiais e situações significativas para o aluno”.

A Escola

Nossa pesquisa começa por encontrar a escola a ser investigada. Ao identificarmos a escola que fica num bairro de nível médio da Vila Campesina em Osasco SP e fazermos todos os procedimentos requeridos no presente trabalho, fomos às visitas, para a coleta de dados foi eleita a entrevista.

A escola é de natureza privada, que funciona das seis e meia da manhã às dezenove horas possui sessenta e três alunos matriculados, sendo em média dez alunos em cada turma distribuídos para seis professores em sua maioria formados ou cursando pedagogia. A escola nova ainda nos seus primeiros anos iniciais atendendo tanto o meio período quanto o período integral. É uma escola bem estruturada, adequadamente adaptada à faixa etária a que comporta, as salas são amplas, bem arejadas, possui banheiros em todas as salas, tanto as salas como todos os outros cômodos da escola é aparentemente bem higienizados proporcionando bem estar aos alunos e professores.

A referida escola comporta 11 salas incluindo uma secretaria um escritório, sala de TV e vídeo, estimulação, refeitório e dois parques. Pudemos observar também que a referente escola possui uma biblioteca contendo vários livros didáticos, revistas e contos infantis atendendo assim as necessidades básicas dos alunos.

Não podemos deixar de lembrar que há vários outros tipos de materiais didáticos.Os materiais didáticos são considerados pelos professores como instrumentos de grande importância à prática docente vendo-os assim, como material auxiliar desta prática. Em vários momentos da entrevista pudemos perceber isto, inclusive quando eles conceituam esse material.

Os professores

Foram entrevistados no total, cinco professores, por sinal bastante animados para a entrevista, relatando o fato de que falar de material didático é sempre uma satisfação, por ser um auxiliar no trabalho que facilita bastante a vida do professor “os materiais didáticos tornam a aula mais dinâmica facilitando a aprendizagem chamando a atenção dos alunos e os mantendo mais ocupados” diz a professora 1.

Os professores entrevistados foram unanimes ao reconhecer que os materiais didáticos, desde os mais tradicionais como o giz, a lousa, a régua, o lápis, a caneta, o livro didático, até os mais modernos, como: os retroprojetores, o computador, o microscópio, o epscopio, a TV, o vídeo, os jogos, os mapas, os papéis coloridos, o atlas, as sucatas e muitos outros, são objetos que possui a sua potencialidade como materiais didáticos para o uso em sala de aula, mesmo não tendo acesso a todos esses materiais em suas salas.

Os professores relataram que trabalham bastante com o lúdico, procurando favorecer a apreciação pela leitura, pois os alunos necessitam familiarizar-se com o mundo imaginário por meio dos livros, mesmo nas séries iniciais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com