TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Entrevista Com Zaffaroni

Dissertações: Entrevista Com Zaffaroni. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/4/2014  •  422 Palavras (2 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 2

1. Comente, quantitativamente, o índice de homicídios apresentado no vídeo.

Mais de 1.181.137 pessoas mortas, a cada 9 minutos uma pessoa é morta no Brasil.

2. Segundo o entrevistado, quais seriam as causas do alto índice de violência homicida presente em nossa Sociedade?

O Professor Eugênio Raúl Zaffaroni diz que as causas do alto índice de violência homicida está ligada a renda percapta e a distribuição da renda. A sociedade que tem distribuição de renda aceitável tem baixa taxa de homicídios. Nos países com a violência elevada é porque tem renda injusta.

3. É possível, segundo o entrevistado, prevenir os homicídios divulgados na entrevista? Como?

Sim é possível, basta as autoridades começarem a fazer pesquisas criminológicas de campo, para saber quem matou?Quais as características das vítimas? Qual motivação? Se não conhecem não vão saber como prevenir. Outro fator é que ninguém tem interesse em investir para fazer estas pesquisas.

4. Segundo o entrevistado, o Estado brasileiro tem interesse em conter a violência homicida descrita por Luiz Flávio Gomes? Por que?

Não, o Estado não tem interesse, o seu interesse é controlar a todos, eles não investem em pesquisa, mas investem em armas e câmeras de vigilância, bem no fim não há segurança e sim controle social. Os números revelam os homicídios existentes no Brasil, isso é a realidade da violência. O entrevistado compara as doenças com a violência, ou seja se não houver pesquisa como vai combater as doenças, o mesmo ocorre com a violência, nesse caso não há interesse de controlar a violência homicida.

5. Que papel a mídia desempenha neste processo, segundo o entrevistado, e por que ela tem se comportado desta maneira?

Segundo Zaffaroni o papel da mídia é político, não tem nada haver com a realidade. Ela se comporta desta maneira porque envolve fator econômico. O Poder exercido pelo poder econômico. A mídia faz parte das grandes corporações econômicas, e vai sempre se opor a outro modelo de sociedade, a sociedade atual comporta 30% do poder econômico contra 70% pobreza. Isso acontece em todo o mundo, nos EUA, na Europa e na América.

6. Segundo o entrevistado, Lombroso cometeu um equívoco ao formular sua teoria criminológica. Qual seria este erro?

7. Luiz Flávio Gomes faz um resumo de um livro que está sendo lançado, sobre este livro pergunta-se: a) qual o título; b) quem é o autor; c) de que assuntos trata.

Título: A palavra dos mortos;

Autor: Eugênio Raúl Zaffaroni;

Trata do assunto relacionado ao balanço de toda a criminalidade, mostra a realidade como ela é, e deseja menos violência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com