TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENTREVISTA COM PROFESSORA

Tese: ENTREVISTA COM PROFESSORA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  Tese  •  1.854 Palavras (8 Páginas)  •  686 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

O Estágio Supervisionado do 2º Período do Curso de Pedagogia da Fundação Presidente Antônio Carlos (FUPAC), propõe a realização da Prática de Ensino conforme determinação legal constituída no Projeto Político Pedagógico amparado pela Lei Federal: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) n°9394/96.

Para tanto será exigido o cumprimento de uma carga horária de setenta horas (70h) no nível: Educação Infantil e/ou Ensino Fundamental.

A Escola selecionada para a realização da Prática de Ensino foi:

• Escola Estadual Filomena Catizani, situada na Rua Do Rozário, n°119, Bairro Tony em Justinópolis – Ribeirão das Neves, CEP 33.950-000. Apresenta característica de um bairro de periferia que atende uma clientela carente, também de bairros visinhos.

Os objetivos determinados na Prática de Ensino são:

• Conhecer a Escola como um espaço físico, bem como a sua função educativa na formação intelectual do indivíduo;

• Pesquisar e analisar os aspectos fundamentais para a organização do trabalho docente;

• Ter postura ética em relação ao que se observa e participa na escola;

• Propiciar a proximidade entre os conhecimentos disciplinares e na Prática;

• Articular a teoria com a prática das diferentes disciplinas do 2º Período;

• O fortalecimento da escolha profissional;

• Fomentação das reflexões e ações relacionadas ao exercício da docência.

ENTREVISTA COM PROFESSORA

Eu faço meu planejamento em cima do que a supervisora nos passa. A partir daí, vejo minhas condições de realização e a situação dos alunos no momento da aula. Por isso se faz flexível, às vezes algum imprevisto acontece e temos que estar preparadas para lidar com o remanejamento de alguma aula ou tema.

Levo em consideração o PPP da escola, pois é uma base, uma linha de objetivo padrão que a escola deseja alcançar com os alunos e faço parte deste caminho, querendo sempre o melhor para os meus alunos.

Alguns alunos são avaliados continuamente através de conceitos.

A- Alcançou os objetivos propostos;

B- Alcançou parcialmente os objetivos propostos;

C- Não alcançou os objetivos propostos.

Os maiores problemas que enfrento são a falta de apoio dos pais e a indisciplina. A falta de apoio consequentemente gera no aluno, a sensação de liberdade como: “meu pai não está nem aí mesmo!”. Fica difícil controlar a indisciplina quando em casa não é feito nem conversado nada a respeito da escola.

Todo e qualquer problema grave o aluno leva para casa uma ocorrência, destacando o ocorrido, que será devolvido pelos próprios pais na entrada do dia seguinte.

Portanto, vejo essencial o apoio dos pais na construção da vida escolar dos filhos, na construção de uma escola mais justa e democrática que vise o bem da sociedade.

Análise da Proposta Pedagógica

A Escola Estadual Filomena Catizani está situada na Rua Do Rozário, n°119, no Bairro Tony em Justinópolis – Ribeirão da Neves. Se tratando de um bairro de periferia, atende uma clientela muito carente. São alunos que vivem problemas como desemprego, estrutura familiar fragmentada e falta ou inadequação de moradia, ale da família não acompanhar a vida escolar da criança. Sendo que, por muitas vezes esses problemas se refletem na vida escolar do aluno.

Por isso, a Proposta Pedagógica da Escola Estadual Filomena Catizani baseia-se no “Pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho” (Art2° da LDB). Fundamentando sua atuação na flexibilidade, autonomia e liberdade, aspectos esses que nortearam todo processo educativo desenvolvido pela escola. Assim, propõe a realização de um trabalho coletivo, participativo e um constante repensar, recriar e refazer da sua Prática Pedagógica.

A proposta constitui um importante instrumento de gestão democrática, passa pela reflexão coletiva continua durante o período letivo, abordando as definições: das finalidades da escola, da estrutura organizacional, das relações de trabalho, dos processos de decisões, do tempo escolar, da organização dos alunos, dos conteúdos curriculares, dos procedimentos didáticos, da Lina metodológica da ação pedagógica, das estratégias de trabalho da avaliação, da recuperação, das atividades culturais e de convívio com o outro.

A Proposta de escola é reflexo do compromisso da construção de sua identidade e de sua autonomia.

É através dessa proposta que a escola busca criar possibilidades de mudança, mesmo que o aluno estando inserido num contexto social que não favoreça seu desenvolvimento ele consiga avanços no seu desempenho escolar e na sua vida como um todo. Buscando formar um cidadão consciente e crítico, capacitando-o para aquisição e desenvolvimento de novas competências, novos saberes que os levam a lidar com novas tecnologias, linguagens, ritmos e processos. Tudo para uma educação permanente, é um constante “aprender a aprender”.

Nota-se que a cutela como a escola se propõe a lidar com os alunos se faz necessária, pois é através desses alunos que o futuro será formado. De uma forma clara, a escola não esquece as reais condições da sociedade em que está inserida, e se organiza então, de acordo com as reais necessidades doa alunos.

São feitas somente propostas viáveis aos reais recursos da escola. Os planos são flexíveis para maior aceitação e adequação de professores e alunos.

A proposta pedagógica é um resultado de um processo democrático que pretende proporcionar acesso a uma educação de qualidade e a um sistema educacional que propõe uma prática educativa adequada as necessidades sociais, políticas, econômicas e culturais da sociedade a qual atende, considerando os interesses e as motivações dos alunos.

A proposta da escola deve garantir uma educação de qualidade, um currículo flexível, adaptação do sujeito a nova realidade, incentivar o diálogo, oferecer conteúdo, afirmar os princípios éticos, atitudes e tomada de decisões e o comprometimento com a proposta em si.

Portanto, é estabelecida

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com