TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Epidemiolgia Da Febre Aftosa No Brasil

Pesquisas Acadêmicas: Epidemiolgia Da Febre Aftosa No Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/6/2014  •  9.559 Palavras (39 Páginas)  •  449 Visualizações

Página 1 de 39

1. INTRODUÇÃO

A febre Aftosa (FA) também conhecida como doença do pé e da boca (foot and mouth disease) foi descoberta na Itália no século XVI. No século XIX, a doença foi observada em vários países da Europa, Ásia, África e América. (Darsie et al., 2001; Schütz, 2003).

É uma enfermidade viral, muito contagiosa, de evolução aguda, que afeta naturalmente os animais biungulados domésticos e selvagens: bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos e suínos. Entre as espécies não biunguladas, foi demonstrada a susceptibilidade de elefantes e capivaras. É considerada zoonose, porém com raros casos em humanos e em situações muito especiais. Caracteriza-se por febre e formação de vesículas na cavidade bucal e espaços interdigitais. (Pituco, 2006; Olascoaga et al., 1999)

Com o desenvolvimento da agricultura houve também uma grande preocupação em controlar esta enfermidade e no início do século passado vários países decidiram combatê-la. A enfermidade agora está presente de forma endêmica em algumas regiões da Ásia, América do Sul, África e no Oriente Médio. Surtos da doença têm ocorrido em alguns países como Grécia, Taiwan, Argentina, Brasil, Uruguai, Japão e recentemente, no Reino Unido. Os prejuízos são causados pelas perdas diretas devido aos sinais clínicos, com conseqüente queda na produção, e pelas perdas indiretas através dos embargos econômicos impostos pelos países importadores (UFES, 2006)

Os países desenvolvem programas de erradicação da FA, que tornou-se uma doença restrita, que reflete a situação de subdesenvolvimento dos países afetados. Com a institucionalização da OMC - Organização Mundial do Comércio, em 1994, e aprovação do Acordo Sanitário e Fitosanitário, as exigências sanitárias foram ampliadas. O comércio de animais e seus produtos tornaram-se competitivos em produtividade e qualidade (Lyra et al., 2002).

2. ETIOLOGIA

O vírus pertence à família Picornaviridae , gênero aphthovirus,. Seu genoma é constituído por uma única molécula de RNA, com aproximadamente 8 kilobases. (Pituco, 2006; UFES, 2006; Olascoaga et al, 1999; Brown, 1999) O vírus não tem envelope, mede 27 nm de diâmetro e apresenta simetria icosaédrica, na microscopia eletrônica as partículas virais apresentam-se lisas e circulares (UFES, 2006). Foi demonstrado como agente etiológico da febre aftosa em 1897 (Pituco, 2006).

São conhecidos 7 sorotipos antigênica e imunogênicamente diferentes: O, A, C, SAT 1, SAT 2, SAT 3 e Ásia 1, localizados em diferentes regiões geograficas. No Brasil foram identificados 03 tipos: A, O e C . O agente apresenta grande tendência a mutações que originaram numerosos subtipos e centenas de cepas diferentes, mas com certo grau de proteção cruzada entre os subtipos (Olascoaga et al, 1999; Brown, 1999; Pituco, 2006; UFES, 2006) mas não há imunidade cruzada entre os sorotipos, a imunidade para um tipo não confere proteção para outros, o que representa uma dificuldade para os programas de vacinação (UFES, 2006).

O aparecimento de novos subtipos em uma região leva a falhas de imunidade das vacinas utilizadas e como conseqüência, podem aparecer surtos. Estas diferenças genéticas entre os agentes de doenças são o motivo pelo qual se impõem barreiras sanitárias para evitar que o vírus seja trazido junto com animais, produtos e subprodutos importados, mesmo que sejam agentes de doenças já existentes no País (Pituco, 2006).

O vírus da febre aftosa é lábil em pH ácido (menor que 6) e alcalino (maior que 9), é sensível aos desinfetantes químicos como carbonato de sódio a 4%, formol a 10%, Hidróxido de sódio 2% (soda cáustica) e meios físicos como calor, radiação ultravioleta, ionização por raios gama e luz solar (Pituco, 2006; Olascoaga et al, 1999), mas o vírus da FA é extremamente resistente no meio ambiente e sobrevive bem em material orgânico como fezes, sangue e em condições de alta umidade e de pouca incidência solar. É inativado em pH abaixo de 6,0 (UFES, 2006).

3. DISTRIBUIÇÃO DOS SOROTIPOS

A distribuição dos sorotipos é descrita no quadro abaixo segundo as diferentes regiões geográficas nas quais se encontram:

REGIÃO VÍRUS

América do Sul O, A, C

Europa O, A, C

África O, A, C, SAT1, SAT2, SAT3

Ásia O, A, C, Ásia 1

A . Norte e Central Área livre

Caribe Área livre

Oceania Área livre

No geral, os tipos A e O ocorrem mais freqüentemente do que os outros (UFES, 2006)

4. PROPAGAÇÃO VIRAL

O alto contágio natural da febre FA é um reflexo de uma série de fatores, incluindo os seguintes: a grande quantidade de animais ungulados, os quais são susceptíveis, a enorme quantidade vírus liberado por um animal contaminado, o alcance a secreções e excreções (saliva, sêmen, leite, urina e fezes) que podem estar contaminadas , a multiplicidade de rotas de infecção, a pequena quantidade de vírus que pode iniciar uma infecção, a moderada estabilidade do vírus no meio ambiente, Donaldson & Alexandersen, 2002. Os títulos mais altos do vírus se encontram no líquido das vesículas e no epitélio das lesões, (Pituco, 2006).

O mecanismo mais comum pelo qual o vírus é disseminado entre os ruminantes e de suínos para ruminantes, é pelo transporte de animais infectados e transmissão aerógena a animais susceptíveis. Essas partículas originam-se principalmente do trato respiratório e são emitidas na expiração de animais infectados. O próximo mecanismo mais comum de transmissão é pelo transporte de produtos animal contaminados, incluindo carne, leite, graxaria, etc (Donaldson e Alexandersen, 2002).

Os animais susceptíveis podem infectar-se por contato direto com o conteúdo de vesículas, saliva ou excreções e secreções dos animais doentes. Há também o contágio de forma indireta por água, alimentos ou fômites (vestimenta, instrumentos, equipamentos etc.) contaminados. A infecção se transmite, sobretudo por aerossóis, sendo a via digestiva (faringe) a mais comum para penetração do vírus, ocorrendo ainda, pelas vias respiratórias (inalação) e úbere, (Pituco, 2006).

A FA também pode ser transmitida mecanicamente, por exemplo, por ordenhadeiras contaminadas, veículos de transporte, especialmente aqueles usados por animais e pessoas. Além

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 38 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com