TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FEBRE AFTOSA

Por:   •  1/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.959 Palavras (12 Páginas)  •  699 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1][pic 2]

                     

COLÉGIO TABLEAU PINDAMONHANGABA

CURSO TÉCNICO EM VETERINÁRIA

Ana Carolina da Silva Cândido

Daiana Camila Moreira

FEBRE AFTOSA EM BOVINOS

Pindamonhangaba 2015

Ana Carolina da Silva Cândido

Daiana Camila Moreira

FEBRE AFTOSA EM BOVINOS

Trabalho de conclusão de curso apresentado para obtenção do titulo em técnica em veterinária sob orientação Rafaela Dal Piero.

Pindamonhangaba

2016

AGRADECIMENTO

Agradecemos, primeiramente, a Deus, que esteve presente em todas as horas.

Agradeço аоs professores que nos proporcionarão о conhecimento e sabedoria.

E principalmente, agradecemos a nossa professora e orientadora Rafaela Dal Piero, pela paciência, compreensão e apoio.


RESUMO

A febre aftosa é uma zoonose que atinge bovinos, suínos, ovinos e caprinos. Apesar de ser comum em animais existem alguns casos raros da doença em seres humanos. O primeiro registro da doença foi na Itália, em 1514, e o vírus causador só foi conhecido em 1897. Os estudos a respeito dessa zoonose foram intensificados apenas no século XIX em razão de um surto nos rebanhos bovinos da Europa. A febre aftosa é uma doença provocada por um vírus de RNA da família Picornaviridae e do gênero Apthovirus. Sabe-se que existem, em média, cerca de sete sorotipos, mas apenas três são encontrados em território nacional. O vírus é liberado de diversas formas: pelo ar expirado, secreções nasais, sangue, leite, sêmen, fezes, urina e líquido presente nas lesões, o que facilita a sua transmissão. Normalmente a transmissão ocorre pelo contato de um animal saudável com outro animal contaminado, mas também pode ocorrer por intermédio de materiais contaminados e ao alimentar-se de restos de animais doentes, também podemos destacar que pessoas que fazem o cuidado do animal pode ser uma fonte de contaminação por meio das roupas e mãos.

Palavra Chave: Febre Aftosa, Transmissão, Cuidados e Tratamento.

SUMÁRIO

  1. Introdução..........................................................................................05
  2. Desenvolvimento...............................................................................07
  1. História........................................................................................07
  2. Etiologia.......................................................................................08
  3. Transmissão................................................................................10
  4. Patogenia....................................................................................11
  5. Sinais Clinicos.............................................................................12
  6. Diagnóstico..................................................................................13
  7. Tratamento..................................................................................14
  8. Vacinação....................................................................................14

Considerações Finais........................................................................17

Referências.......................................................................................18

  1. INTRODUÇÃO

No Brasil a febre aftosa é um grande desafio, pois quando se observa que barreiras comerciais restringem as exportações de carne, e impedem o acesso do produto brasileiro a novos mercados temos que tratar do assunto com muito cuidado (SAMARA, 2004).

Segundo algumas bibliografias desde 1895 temos casos no Brasil de febre aftosa e até a década de 80 essa doença foi considerada endêmica, entretanto quando começaram a conscientização da importância do controle e a erradicação da doença pelo Brasil iniciaram o processo de exportação de carne bovina e isso foi grande passo importante para a economia Brasileira.

Classificada na Lista A do Código Sanitário Internacional por ser tratar de uma doença contagiosidade que coloca em risco o agronegócio dos países onde a pecuária tem importância econômica.

Essa doença atinge diretamente a economia brasileira, pois para o comércio de alimentos de origem animal é de suma importância o bem estar da saúde do animal, então podemos dizer que a febre aftosa pode desestabilizar a economia do país caso haja algum foco e que não seja tomado medidas imediatas, é um assunto muito delicado quando descoberto, pois além de comprometer rebanhos inteiros ela é um risco a saúde humana mesmo com poucos registros.

A febre Aftosa é uma enfermidade infectocontagiosas aguda com potencial de transmissibilidade extremamente alto entre os animais susceptíveis, podendo, em cerca de uma semana ou menos, acometer a totalidade dos componentes de um rebanho afetado (PIRES, 2010).

Produzida por um vírus da família Picornavirus, gênero Aphtovirus, que acomete animais biungulados domésticos e selvagens, como bovinos, suínos, bubalinos, ovinos e caprinos. É caracterizada por vesículas, também denominadas aftas, erosões e úlceras na mucosa oral, epitélio lingual, nasal, mamário, além de lesões características na região coronária dos cascos e nos espaços interdigitais. O agente etiológico esta agrupado em sete tipos diferentes, classificados como A, O, C, SAT-1, SAT-2, SAT-3 e Asia-1; sendo que os três primeiros apresentam ampla disseminação (HELLMEISTER, 2005).

Uma das principais características da febre aftosa é a força do vírus, já que ele pode resistir por muitos tempo na medula óssea do animal, mesmo após a sua morte.

No Brasil temos registros de grandes prejuízos causados pela febre aftosa principalmente como a queda na produtividade e perda de mercados, além das barreiras sanitárias aplicadas pelos países importadores de carne visando o bem estar doa animal para concretizar as negociações, além claro dos custos públicos e privados de prevenção com campanhas, conscientizações, controle e erradicação e indenização quando necessário o sacrifício dos rebanhos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.8 Kb)   pdf (846.8 Kb)   docx (926 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com