TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Programa De Erradicação Da Febre Aftosa

Monografias: Programa De Erradicação Da Febre Aftosa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  1.152 Palavras (5 Páginas)  •  838 Visualizações

Página 1 de 5

O que é febre aftosa? Quais as principais formas de transmissão?

A febre aftosa é uma doença infecciosa aguda que causa febre, seguida do aparecimento de vesículas (aftas), principalmente, na boca e nos pés de animais de casco fendido, como bovinos, búfalos, caprinos, ovinos e suínos. Caso após detectar a doença, não forem tomadas as principais medidas de contre e erradicação, a mesma pode se transmitir rapidamente. O Vírus esta em grande quantidade no epitélio, mas pode ser encontrado na saliva, no leite, e nas fezes do animal infectado. A contaminação de qualquer objeto com qualquer dessas fontes de infecção, é uma fonte perigosa de um rebanho para o outro. No pico da doença, o vírus está presente no sangue. Nesse estágio, os animais infectados começam a excretar o

vírus poucos dias antes do aparecimento dos sinais clínicos.

A febre aftosa é uma doença viral, altamente contagiosa, que atinge principalmente animais de casco fendido. Pode manifestar-se em qualquer idade do animal. A sua ocorrência em humanos é extremamente rara, pois o vírus causador da doença é destruído no estômago, quando carne infectada é ingerida.

Sintomas

Os primeiros sintomas envolvem febre e diminuição do apetite. O vírus provoca lesões na boca, língua, estômago, intestino, narinas, na pele e ao redor de casco. No início surgem vesículas que se rompem, formando aftas. Com isso o animal baba muito e não consegue se alimentar e se locomover, ficando fraco. Quando as vesículas se rompem, as partículas virais são liberadas no ambiente. A salivação também libera vírus. O crescimento, engorda e produção de leites são prejudicados.

A mortalidade é mais elevada em animais mais jovens.

A intensidade da doença é muito variável. Os animais curados podem contaminar animais sadios, pois se tornam portadores.

Transmissão

Os vírus são transmitidos através dos líquidos contidos nas vesículas e sangue. A saliva contém muitas partículas virais provenientes das vesículas. Quando o animal infectado baba, contamina os lugares por onde passa. Os vírus resistem no ambiente por vários meses.

Também pode ser transmitida através de alimentos, água e ar. Pessoas que tiveram contato com animais doentes podem transportar partículas virais.

Prejuízos

Além de levar os animais à morte, a exportação é recusada pelos países compradores, causando sérios prejuízos financeiros ao país. Também causa perdas na eficiência reprodutiva.

Como combater a febre aftosa?

A vacinação dos bovinos e búfalos, seguindo o calendário oficial de cada estado ou região, tem papel fundamental na erradicação e prevenção da doença. No Brasil, a vacinação contra febre aftosa é praticada em todos os estados e no Distrito Federal, com exceção de Santa Catarina, considerado, desde 2007, pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), como livre de febre aftosa sem vacinação. Dentre outras estratégias estão; cadastramento do setor agropecuário, vigilância ostensiva, manutenção de programas de educação sanitária e comunicação social, organização e consolidação da participação comunitária. Após a detecção da doença, a política de controle básica prioritária envolve o sacrifício sanitário de animais doentes e a eliminação de fontes de infecção, para conter seu possível avanço.

Tratamento

É feito através de soros, medicação nos ferimentos, higiene e desinfecção do local.

Prevenção

A prevenção é feita por vacina.

Caso seja encontrado algum animal infectado, ele deve ser sacrificado e seu cadáver deve ser destruído. O trânsito de animais e pessoas deve ser impedido e as autoridades competentes devem ser informadas. Medidas de higiene e desinfecção devem ser tomadas.

Vacinação

No Brasil a vacina deve ser aplicada a cada 6 meses, a partir do 3º mês de vida.

Cuidados

Na compra é preciso que a vacina seja conservada em caixa térmica com gelo suficiente para mantê-la refrigerada, ente 2º e 8ºC, até o momento da aplicação. Se a vacina esquentar perde seu valor de proteção. Na propriedade a vacina deve ser mantida em geladeira na mesma temperatura (2º a 8ºC) e aplicada o mais rápido possível.

Além disso é preciso:

• Limpar e desinfetar a seringa e ferver as agulhas antes da aplicação,

• Manter a vacina em caixa de isopor com gelo, à sombra e protegida da radiação solar direta,

• Manter a pistola dentro da caixa de isopor, quando não estiver em uso,

• Utilizar agulhas 15x18 para aplicar vacina oleosa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com