TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Epidemiologia

Seminário: Epidemiologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/4/2014  •  Seminário  •  1.148 Palavras (5 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 5

SITUAÇÃO PROBLEMA:

Para tua sorte, recém colaste grau e já estás empregado (a) como nutricionista em um Núcleo de Apoio à Saúde da Família. Muitos são os desafios a ser superados, principalmente no que se refere às condições de vida da população atendida pela equipe. Em uma análise diagnóstica geral, vocês observaram que os bairros, possuem alta renda per capta, devido às indústrias instaladas na região. Contudo, os indicadores de saúde não correspondem a renda observada, sendo considerados ruins.

A rede de esgoto é precária, com os dejetos, em sua maioria, sendo depositados a céu aberto. O abastecimento de água é interrompido diariamente, durante o horário de funcionamento das indústrias. O acesso às unidades básicas de saúde é dificultado pelo baixo número de consultas que os profissionais disponibilizam, incondizente com as necessidades da população.

Observa-se que as pessoas não praticam atividades físicas, possuem alimentação inadequada e consomem muito álcool. Embora as indústrias estejam instaladas na região, poucas são as pessoas que trabalham nesses locais, devido à baixa escolaridade da maioria delas.

A principal fonte de renda da população é o trabalho com material reciclado, mas as pessoas trabalham de maneira individual, havendo pouca solidariedade entre eles. Existem conselhos gestores locais e associações de moradores, mas que buscam pela efetivação dos direitos de pequenas parcelas da população.

Na situação apresentada existe uma relação explícita entre as condições de vida da população e o seu estado de saúde. Como essa relação é denominada? Explique brevemente o que essa teoria defende (Peso: 1,5 pontos).

Determinantes sociais da saúde são as condições econômicas e sociais que afetam a saúde. Virtualmente todas as doenças mais comuns são primariamente determinadas por uma série de fatores socioeconômicos que aumentam ou diminuem o risco de contrair tal doença, em particular, doença cardiovascular e diabetes tipo II. Determinantes sociais da saúde incluem renda, educação, emprego, desenvolvimento infantil, cultura, gênero e condições ambientais. Pessoas e famílias em boa situação socioeconômica, e que possuem boa educação, possuem menor risco de se adquirirem ou serem afetados por doenças, devido ao maior conhecimento e acesso aos meios pelo qual as doenças podem ser tratadas, enquanto que gênero e cultura estão comumente correlacionados com fatores socioeconômicos, e visto, são incluídos como determinantes sociais.

Explique o motivo pelo qual, embora sejam bairros ricos, a população apresente indicadores de saúde ruins (Peso: 1,5 pontos).

A renda da população desse bairro não corresponde ao seu índice de renda per capto, pois o cálculo deste inclui a renda gerada pelas indústrias instaladas no bairro, que elevam o índice de renda per capta. Sendo que a verdadeira renda per capta da população é baixa, refletindo sua péssima condição socioeconômica, que é mascarada pelo índice de renda per capta, mas exposto nos indicadores de saúde ruins. Países com frágeis laços de coesão social, ocasionados pelas iniquidades de renda, são os que menos investem em capital humano e em redes de apoio social, fundamentais para a promoção e proteção da saúde individual e coletiva.

Os estudos que buscam analisar as relações entre a saúde das populações, as desigualdades nas condições de vida e o grau de desenvolvimento da trama de vínculos e associações entre indivíduos e grupos, procuram mostrar por que não são as sociedades mais ricas as que possuem melhores níveis de saúde, mas as que são mais igualitárias e com alta coesão social.

Existem vários determinantes apresentados na situação problema, os quais podem ser classificados de acordo com o modelo de Dahlgren & Whitehead. Conceitue as agrupações de determinantes e classifique os que são apresentados na situação problema (Peso: 4,0 pontos).

O modelo de Dahlgren e Whitehead dispõe os DSS (Determinante Social da Saúde) em diferentes camadas, segundo seu nível de abrangência, desde uma camada mais próxima aos determinantes individuais até a camada mais distal, em que se situam os macrodeterminantes.

Os indivíduos, com suas características individuais de idade, sexo e fatores genéticos, que exercem influência sobre o seu potencial e suas condições de saúde, estão na base do modelo (determinantes proximais).

Em seguida, em uma camada subjacente, estão o comportamento e os estilos de vida individuais, situados no limiar entre os fatores individuais e os DSS, já que os comportamentos, muitas vezes entendidos apenas como de responsabilidade individual, dependentes de opções feitas pelo livre arbítrio das pessoas;

Podem também ser considerados parte dos DSS, já que essas opções estão fortemente condicionadas por determinantes sociais - como informações,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com