TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Epidemiologia

Resenha: Epidemiologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  Resenha  •  217 Palavras (1 Páginas)  •  183 Visualizações

Epidemiologia

Epidemiologia pode ser considerada a ciência básica da saúde coletiva, tem se constituído em importantes disciplinas cientifica essencial para todas as ciências clinicas, base da medicina e das outras formações profissionais em saúde.

De fato, todas as fontes de dados e de informações são validas par o conhecimento sintético e totalizante das situações de saúde das populações humanas. Atualmente podemos dizer que a epidemiologia se constitui na principal ciência da informação em saúde.

Destacam-se o grande dinamismo da produção científica da área no Brasil e a contribuição da epidemiologia ao desenvolvimento teórico metodológico do planejamento de saúde.

Assim, a epidemiologia se configura num instrumento valioso para utilização dos enfermeiros quer seja no ensino, nos serviços, nas suas atividades administrativas e nas investigações, pois oferece subsídios indispensáveis para intervenções de enfermagem mais afetivas e conscientes nos

desequilíbrios do processo saúde/doença que acometem a população.

Da análise dos conteúdos dos trabalhos encontrados, foi verificado que a epidemiologia tem influenciado os estudos da enfermagem em cinco tópicos, aqui organizados como categorias temáticas: avaliação do cuidado, avaliação da saúde do trabalhador, análise do perfil socioeconômico e de morbidade, e produção de conhecimento, que expressam campos do conhecimento produzido pela enfermagem brasileira com aplicação da epidemiologia como referencial teórico-metodológico.

Assinale a alternativa que identifica o objetivo da técnica aplicada e uma postura adequada durante a participação:

Escolher uma resposta.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com