TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Epidemiologia

Monografias: Epidemiologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2014  •  329 Palavras (2 Páginas)  •  1.960 Visualizações

Página 1 de 2

1 . Uma investigação realizada em banco de sangue de um hospital chegou aos seguintes resultados: entre duas mil (2000) pessoas que receberam transfusão sangüínea, acompanhadas durante um ano, 200 contraíram hepatite. No grupo controle, 5 mil pessoas que não receberam transfusão, acompanhadas igualmente durante idêntico período, apenas cinco contraíram a doença. Arme uma tabela 2x2 com os resultados. Pergunta-se: a) trata-se de um estudo de coorte ou de caso-controle? Justifique b) Qual o risco de uma pessoa contrair hepatite, tendo recebido transfusão de sangue? c)Quantas vezes o risco em um grupo é maior do que no outro?

2. Em um hospital universitário foi feito um estudo para verificar a associação entre consumo de álcool e câncer de estômago. Foram incluídos na investigação, 300 pacientes do sexo masculino com diagnóstico comprovado de câncer de estômago; desses, 30 eram casos de alcoolismo crônico. Entre 500 controles (por definição, pessoas em que o câncer gástrico foi excluído), 50 foram considerados alcoólatras, pelos mesmos critérios diagnósticos usados no grupo de casos. Arme uma tabela 2x2 com os resultados e calcule a medida de associação adequada. Pergunta-se: este é um estudo do tipo coorte ou caso-controle? Justifique?

3. Em uma visita de uma equipe de profissionais de saúde, com a duração de uma semana, a um município do estado de Tocantins, todos os adultos de um pequeno povoado e de fazendas vizinhas foram examinados. Entre os resultados obtidos estão os seguintes: de 40 pessoas com sorologia positiva para Tripanosoma cruzi, quatro eram desnutridas, enquanto em 100 outros indivíduos, com sorologia negativa para T. cruzi 10 foram rotulados como desnutridos. Arme uma tabela 2x2 com os resultados e calcule a medida de associação adequada. Pergunta-se: qual o tipo de estudo? Justifique?

4 - Em um povoado de 2000 habitantes ocorreu um epidemia de gripe. A investigação epidemiológica detectou 400 casos sintomáticos e 280 pessoas assintomáticas, mas apresentaram títulos elevados de anticorpos específicos e ainda 1320 indivíduos sadios. Calcule a incidência da infecção e a incidência da doença.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com