TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Epistemiologia e Educação

Por:   •  28/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  398 Palavras (2 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 2

CESUMAR – PÓS GRADUAÇÃO DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR

Disciplina: Epistemiologia e Educação

Acadêmica: Solange Cristina S. Craco

A MEDIAÇÃO EM SALA DE AULA

Os alunos chegam até as escolas provenientes das mais distintas culturas. A escola é fundamental para o aprendizado constante desde a infância. Nela encontramos a base da vida, onde discernimos o certo do errado, onde nos instruímos quanto cidadãos e na vida profissional. Na escola recebemos educação e formação de conceitos, através da aquisição de conhecimentos. Conhecimento este que recebemos do professor, conhecimento cientifico, conhecimento social e profissional.

A educação é função da escola em continuidade da educação recebida dentro da família. Pais e escola devem educar juntos. A sala de aula torna-se um ambiente tão amplo que o aprendizado não se detém aos ensinamentos do mestre, mas também pela troca de experiências dos alunos entre si, sua cultura, crença e opiniões, que mudam diariamente com a evolução de nossa sociedade. É um espaço onde é proporcionado mudanças de hábitos e costume, que constrói idéias e ideais. A sala de aula, é na verdade, um campo amplo de conhecimento.

Podemos relacionar este campo amplo de conhecimento com a charge apresentada, já que a linguagem muda de acordo com a sociedade e com a faixa etária. Com o avanço da tecnologia e a evolução da sociedade isso pode ser considerado bom ao ponto de que o ser humano é capaz de adaptar-se de acordo com o meio em que vive, ou aos ensinamentos que lhes são aplicados, e a busca continua de conhecimentos e novos aprendizados, adaptações. Por outro lado essas mudanças podem ser trágicas, a língua portuguesa esta sendo esquecida por uma nova geração, estes esquecem a linguagem culta e as trocam por abreviações e figuras que as substituam afim de padronizar sua própria comunicação.

Com isso fica interrompido e prejudicado o aprendizado em sala de aula, pois a mediação torna-se mais difícil, a partir do momento que o aluno acostuma-se com palavras curtas e abreviadas chegando a esquecer o verdadeiro significado da palavra escrita e até falada.

A educação em sala de aula é uma continuidade da educação familiar e recebida pela sociedade, ela muda e se transforma diariamente, cabe ao professor ser mediador dessas transformações mostrando aos alunos sua importância;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (38.1 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com