TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Equações Diferencial

Projeto de pesquisa: Equações Diferencial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.129 Palavras (5 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 5

Passo 1

Resumo: este atps tem como objetivo mostrar como são introduzidos as equações diferenciais em problemas de engenharia. No calculo diferencial e integral as equações diferenciais apresentam se para o estudo dos fenômenos físicos, isso por que objetivo e a avaliação, isso acontece por pelas noções de taxa de variação.

Introdução

Este trabalho tem como objetivo apresentar soluções de problemas no ensino de equações diferenciais ordinárias em cursos de engenharia.

Varias abordagens foram realizadas e tem sido utilizadas no calculo diferencial e integral onde as equações diferenciais tem como objetivo os estudos dos fenômenos físicos, com aplicação no estudo das tragetorias ortogonais.

No estudo das equações diferenciais e necessária a compreensão e o domínio de dois deles, a derivada, como taxa de variação, e a integral como operação inversa da diferenciação.

Algoritmação

e a aprendizagem de conceito e da manipulação de formulas o resolução de cálculos de forma mecânica, ou seja a algoritmação e realizada ao executar no estudo de matemáticas, sendo aplicadas o desenvolvimento de formulas ou modelos matemáticos de formas respectivas ao variar valores e parâmetros variáveis com a mesma expressão , equação, inequação ou função. Tratando se da manipulação algébrica para a retenção de um processo de calculo. Para se resolver uma equação diferencial e necessário antes saber todos estes requisitos, ou seja como a equação diferencial deve ser analiticamente descrito e aplicado passo a passo, neste caso entra a fase da aprendizagem fundamental e os pré requisitos das técnicas de derivação, diferenciação e integração.

Hoje na engenharia se defende muito o uso de software para a busca das soluções, não existe forma de desprezar a algoritmação no estudo das equações diferenciais, isso por que o engenheiro necessita criar e manipular um algoritmos matemáticos, porem por ser um profissional da área das ciências exatas, neste sentido a matemática aplicada vem proliferando cada vez mais nos cursos de graduação e pós graduação.

Resolução de problemas

O principal objetivo na resolução de problemas matemáticos e a focalização na compreensão conceitual. Ou seja, estratégias de estudos no qual se faz abordagens descritivas com diversas metodologias do tipo algébricas, numéricas e geométricas.

a maior parte dos conceitos matemáticos historicamente foram elaborados a partir de demandas surgidas em situações problemáticas da ciência e da tecnologia, ou seja originalmente um problema surge de forma não matemática e através das coletas de dados o pesquisador abstrai seus resultados de forma ao tentar criar um modelo matemático.

Segundo ( DAVIS & HERSH apud RODNEY, 2002:174) um modelo pode ser considerado bom ou ruim , simples ou satisfatório, estético ou feio, útil ou inútil porem seria difícil dizer se e verdadeiro ou falso por isso o fluxo das setas no desenho a seguir são de ida e volta pois o pesquisador esta sempre moldando e voltando.

Segundo ( PIAGET apud SMOLE: 2005) o conhecimento não e meramente uma copia da realidade, tendo em vista que o processo usual de repetições do algoritmos prontos e acabados no ensino de equações diferenciais não provoca nenhuma ação transformadora da realidade.

N formulação do problema volta se as definições, aos conceitos utilizando – se analogia. Segundo POZO( 1998) defende a iniciação n metodologia de resolução de problemas, exige um acumulo de conhecimentos, denominado por conhecimento prévios.

“esclarecemos que conhecimentos prévios são todos aqueles conhecimentos ( corretos e incorretos ) que cada sujeito possui e que adquiriu ao longo de sua vida na interação com o mundo que o cerca e com a escola. Esse conjunto de conhecimentos serve para que ele conheça o mundo e os fenômenos que observa, ao mesmo tempo em que o ajudam a prever e controlar os fatos e acontecimentos futuros” . (POZO, 1998:87)

Nas equações diferenciais podemos dizer que todos os problemas são quantitativos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com