TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Equipamentos radiologicos

Por:   •  9/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.329 Palavras (6 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 6

Equipamentos radiológicos

Radiação: é uma forma de transferência de energia por tanto energia é = a radiação

Energia: é tudo aquilo que nós ou maquinas precisamos para realizar algum tipo de trabalho

Como se forma a radição: é formada pela busca de um átomo pelo equilíbrio energético

As radiações se originam no átomo:

  • O núcleo emite raios gama
  • Eletrosfera emite os raios x, os raios x são emitidos quando uma determinada energia tem força suficiente para retirar um eletron da primeira camada de valencia, quando um eletron de outra camada ocupa o lugar dele são liberados os raios –x
  • E ambos são radiações eletromagnéticas

Radiação eletromagnéticas: são ondas eletromagnéticas que se caracterizam pela fequencia e comprimento de onda

Freqüência de uma onda

 

Uma das características importantes de qualquer onda é a sua freqüênciao número de oscilações por unidade de tempo. A unidade mais comum usada internacionalmente para expressar a frequência de uma onda é o hertz, simbolizado por Hzque equivale a uma oscilação por segundo.

 

[pic 1]

 

Assim, por exemplo, dizer que a corda de um violino, colocada em vibração pelo músico, emite uma onda sonora de freqüência 440 Hz (lê-se 440 hertz), significa dizer que essa onda sonora produzida pelo instrumento realiza 440 oscilações a cada segundo.

 

Outros elementos de uma onda

 

A onda periódica é caracterizada por alguns elementos, que são:

 

[pic 2]

  • Cristas: os pontos mais altos de uma onda são as cristas.
  • Vale: os pontos mais baixos de uma onda forma os vales.
  • Amplitude: é a distância da posição da corda em repouso a uma crista ou a um vale.
  • Comprimento de ondaé a distância entre duas cristas sucessivas ou dois vales sucessivos. Simbolizamos o comprimento de onda pela letra grega l.
  • Períodoé o tempo gasto para produzir uma oscilação completa (um ciclo), ou seja, é o tempo em que a fonte gera um ciclo de subida e um de descida.
  • Freqüência: número de oscilações completas (ciclos) geradas por unidade de tempo (minuto, segundo etc.)

Em um mesmo meio de propagação, as ondas de maior comprimento terão a menor freqüência, e as de ondas de maior freqüência terão o menor comprimento de onda.

 

Lembre-se! A amplitude e a freqüência de uma onda dependem do movimento que dá origem a essa onda (nos desenhos, o movimento das mãos que vibram a corda).

Fotons: são partículas de luz que compõe a onda eletromagnética, essas paticulas tem sempre a mesma energia

O que são os raios-x?

São uma radiação eletromagnética de comprimento de onda curta e que possui tanto ondas quanto partículas

Como são produzidos os raios-x?

São produzidos através de interações nucleares dependendo do material atingido pelo elétron ou de freamento, portanto podem ser produzidos raios –x característicos ou de freamento

  • Raios-x característicos: são característicos do material do alvo do eletron que retira outro da eletrosfera de uma camada de grande energia que esta próximo ao núcleo, após essa etapa um eletron de uma camada de menor energia ocupa esse espaço liberando os raios-x característicos, quanto maior o numero atômico mais energético é o raio-x
  • Raios-x de freamento: ocorrem quando elétrons se chocam ou passam muito próximos ao núcleo, quando ocorre os elétrons perdem energia em forma de raios-x de freamento, a energia desses raios-x depende da distancia que ele passa do núcleo quanto menor a distancia maior a energia

mA (mili amperagem): aumenta a quantidade de elétrons e produção de raios – x

KV (kilo voltagem): aumenta a velocidade e penetração no paciente, na ampola ele aumenta a carga negativa da ampola e causa repulsão dos elétrons.

mAs: tempo de exposição

Espectro: conjunto de raios – x que são gerados pela ampola em um so desparo

Raios –x de freamento espectro continuo

Raios –x característicos espectro discreto

Desenho:

Ecran: acelera o processo de aquisição da imagem, fica no interior do chassi

Painel de controle: permite ao tecnólogo controlar a corrente e a tensão do tubo de raio-x, para que se tenha apropriadas a quantidade (mA) que se refere ao numero de raios-x e a qualidade (KV) que se refere a penetração do feixe de raios-x.

Autotransformador: aumenta a voltagem de tomadas comuns para alimentar a tensão necessária para o circuito de alta tensão do raio-x, faz o primeiro controle da tensão

no transformador temos cargas positivas e negativas que geram tensão que por sua vez gera um corrente elétrica alternada ou seja hora negativa hora positiva, essa corrente elétrica gera um campo magnético alterado que ocila e gera energia para o equipamento.

Ajuste da tensão de pico(KV): a tensão de pico determina a qualidade do feixe de raio-x. desenho:

Corrente elétrica: elétrons em movimento ou movimento ordenado dos elétrons do negativo para o positivo

Controle da corrente elétrica (mA): o controle é feito através do mA que diminui ou aumenta a produção de elétrons através da emissão termiônica que é a liberação de elétrons por meio de um filamento aquecido, quanto maior o aquecimento maior o numero de elétrons, a corrente elétrica passa do catodo(+) para o anodo(-)

Gerador de alta tensão: é responsável por aumentar a tensão de saída para ter a tensão de pico necessária para a produção de raios-x, o gerador de alta tensão tem 3 partes principais: transformador de alta tensão, transformadores de filamentos e retificadores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (152.1 Kb)   docx (331.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com