TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Era Da Tecnologia Da Informação

Ensaios: Era Da Tecnologia Da Informação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2013  •  489 Palavras (2 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 2

Era tecnológica da informação e comunicação

Na maioria das vezes tende a deslizar para uma postura mistificadora das inovações tecnológicas (Veloso. 2006), evidenciando sua utilidade para concepções que tendem a reforçar o caráter profundamente ideológico que o termo carrega. Como observa o autor, o termo «tecnologia» tem sido usado de formas variadas e, apesar de não existir um conteúdo inequívoco para defini-la, pode-se distinguir pelo menos quatro significados principais: tecnologia entendida como a teoria, a ciência, o estudo, discussão da técnica; nas palavras do autor, “a ‘tecnologia’ aparece aqui com o valor fundamental exato de ‘logos da técnica”. Tecnologia equivalendo pura e simplesmente a técnica; consiste no sentido mais frequente, popular do termo, onde as duas palavras mostram-se intercambiáveis no discurso habitual, coloquial e sem rigor; tecnologia entendida como o conjunto das técnicas de que dispõe uma sociedade, em qualquer fase histórica de seu desenvolvimento; é a esta acepção que se costuma fazer menção quando se procura referir ou medir o grau de avanço do processo das forças produtivas de uma sociedade.

Cibercultura e ciberespaço

Nos dias atuais, uma linha tênue divide os estudos da comunicação, da cibercultura e do consumo. Não existiria nenhuma destas categorias se não fossemos processos comunicacionais decorrentes de suas possibilidades inter-relacionais propiciados principalmente pela tecnologia que permeia os meios de comunicação. A comunicação é uma das necessidades básicas dos indivíduos, representando a chave das relações humanas e item indispensável para sobrevivência, num constante processo de mutação e adaptação às novas práticas cotidianas. Diferentes expressões e movimentos podem ser considerados como processos estabelecedores da comunicação nos indivíduos. Para este Trabalho, optou-se por relacionar o consumo da moda e a publicidade, exemplificando os procedimentos comunicacionais contemporâneos, cada qual com suas intenções e particularidades que serão abordadas no decorrer desta etapa, que apresenta um novo olhar ao fluxo comunicacional entre usuários interagentes na mensagem. Da cibercultura, do consumo de moda com base na identificação dos grupos sociais e seus aspectos interacionais. A tecnologia da comunicação aproximou o mundo e propiciou o surgimento de diferentes formas comunicacionais, mudando a sociedade e a maneira com que nos relacionamos com os demais integrantes sociais. A cada dia, um maior número de pessoas tem acesso à internet, suas tecnologias e práticas comunicacionais propiciadas por ela, seja nos computadores residenciais, comerciais ou públicos. Em passos contínuos e rápidos, a comunicação mediada pelos computadores já faz parte da rotina dos brasileiros que utilizam essa ferramenta para suas atividades.

A apropriação da internet desencadeou uma série de alterações tanto em âmbito estrutural como comportamental. Os indivíduos precisaram se adaptar à tecnologia em seu cotidiano, o espaço até então chamado de físico, divide seu território com o virtual, o qual se chamou de ciberespaço. A apropriação da internet desencadeou uma série de alterações tanto em âmbito estrutural como comportamental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com