TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ergonomia Cap 12

Trabalho Universitário: Ergonomia Cap 12. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2014  •  701 Palavras (3 Páginas)  •  560 Visualizações

Página 1 de 3

O capitulo 12 teve como intuito abordar as características do organismo humano e suas influencias na atuação do trabalho. A monotonia, fadiga e motivação são três características super importantes para quem realiza análises sobre o trabalho humano. Dentre esses três, a monotonia e a fadiga se destacam, pois estão presentes em todos esses trabalhos e não podem ser eliminados, no entanto podem ser substituídos por ambientes mais interessantes, tornando esse trabalho um momento prazeroso. Por fim, pontos como idade, sexo e deficiências físicas no trabalho, que estão cada vez mais ganhando destaque, já que essas categorias vem ganhando cada vez mais espaço, mostrando que podem e são igualitários a toda sociedade.

Existem determinados dias e horas em que o corpo humano apresenta um ritmo melhor, um rendimento melhor. Aqui serão analisados alguns dos mais importantes.

O Ritmo circadiano, se refere ao trabalho do corpo humano em relação as funções fisiológicas. Esse ritmo, bem como os demais indicadores fisiológicos , são liderados pela presença da luz solar. Ou seja, quando é dia, o corpo tem certo ritmo circadiano, em um ciclo de 24 horas, após esse período o corpo passa a produzir menos urina, sendo assim sua composição noturna é diferente da diurna, mesmo que o ser humano realize algum trabalhe no período noturno.

Os ritmos cardíacos apresentam imensas variações, essas são distinguidas entre matutinas e vespertinas. Os matutinos são aquelas pessoas que acordam cedo comfacilidade e disposição e vão dormir cedo; já os vespertinos mostram mais disposição na parte da tarde para o inicio da noite e se adaptam com mais facilidade a trabalhos noturnos.

É de grande importância que o ser humano possua uma boa ingestão e bom sistema fisiológico, para que possa desenvolver bom desempenho em seu trabalho. Pesquisas comprovam que pessoas que tem a ausência desses dois fatores em perfeito trabalho, estão aptas a não conseguir expressar bom rendimento em suas atividades diárias. Portanto é de grande importância que existam intervalos, para que a ingestão dos alimentos seja feita da melhor maneira e proporcione melhor desempenho ao individuo; por exemplo, em casos de extremo esforço físico, como em competições esportivas, não é indicada a pratica se o estomago estiver cheio. O autor Itiro Iida, tambem ressalta em uma passagem do livro, ‘ o organismo humano é dotado de dois “relógios” para controlar as funções vitais. ‘ Por isso as funções fisiológicas aumentam quando estamos acordados e diminuem quando dormimos.

Nesse processo de trabalho, existem o conhecimento, que é o que aprendemos e sabemos; a aprendizagem, que se refere aos novos conhecimentos e o treinamento que se refere ao desenvolvimento da memória. Existem diversas formas de trabalhar a mente humana, para que ela possa realizar esses três processos, fazendo com que o individuo possa ser cada vez mais prático, conseguindo assim um desempenho melhor em suas atividades. Com o tempo, o ser humano transmitesó as informações essenciais para o a realização dos seus trabalhos. Além disso, conseguem obter melhor sincronização entre informações e ações, obtidas no tempo certo, em que se tornam necessárias. No entanto existe a fadiga; pessoas fadigadas tendem a acolher menores padrões de precisão; elas geralmente partem para a simplificação das tarefas e acabam por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com