TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escrever é Preciso

Dissertações: Escrever é Preciso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  910 Palavras (4 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 4

ESCREVER É PRECISO

Adriana Aparecida da Silva Rudiger

Professora Patricia Ferreira Thives Uzinski

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Pedagogia (PED 0744) – Prática do Módulo I

10/06/2013

RESUMO

A escrita é uma das maiores conquistas da humanidade, nasceu da necessidade do homem de se comunicar e também de deixar registrada a sua historia. História esta, que era registrada somente através de símbolos, onde eram poucos os que tinham acesso ou entendiam. A transformação da comunicação oral contribuiu em muitos fatores para o aparecimento da comunicação escrita. Este trabalho mostra o quanto é necessário e prazeroso escrever.

Palavras-chave: Escrita; Historia; comunicação.

1 INTRODUÇÃO

Este artigo faz referencia a uma revisão da literatura de Mario Osorio Marques,”Escrever é Preciso, o princípio da pesquisa”. O trabalho aqui apresentado se estruturou baseado na pesquisa em livros, a fim de relatar um pouco a magia da escrita.

A escrita hoje, pouco incentivada, tem progredido, mas ainda não tem uma ênfase quando comparada com outras atividades. A aprendizagem da escrita empenha-se, principalmente no processo de pensar, refletir, por em pratica algo que se tem conhecimento, ou pesquisando um assunto de pouco conhecimento. A compreensão entre comunicação oral e escrita dentro de praticas e convívio sociais se inicia bem antes de qualquer ensino formal.

2 HISTORIA DA ESCRITA

A escrita surgiu aproximadamente em 4.000 a.c. (Historia da educação, 2011,p.13) devido a necessidade que o homem sentiu de se comunicar, mas principalmente para que ficasse registrada sua historia. A escrita passou por varias etapas, uma das primeiras, ainda em forma de símbolos, onde tinha toda uma mensagem por trás deles, mas demorou muito tempo para que a escrita tomasse forma, muita mensagens foram deixadas através dos símbolos, porem precisava que fosse facilitada a leitura dos símbolos. Com este propósito o sistema da escrita foi evoluindo (SILVA,1991).

Porem eram poucos os que tinham acesso a escrita, apenas os que tinham melhores condições financeira. Desta forma a escrita foi se desenvolvendo até chegar aos dias atuais, onde somos alfabetizados e ensinados, muitas vezes, ainda com o básico da escrita, por não sermos tão incentivados a escrita quanto somos a leitura. Gostaríamos que o hábito da leitura nos levasse muito mais ao hábito da escrita.

2.1 A ESCRITA HOJE

A escrita tornou-se hoje algo fundamental e indispensável em nossa vida social, através dela nos comunicamos e nos expressamos. Através da comunicação, o homem estabelece vínculos com a sociedade, que exige dele um domínio sobre seu falar, se comunicar bem, para isso é preciso que tenha adquirido bons conhecimentos. O conhecimento começa na fase de alfabetização, onde somos instruídos buscar conhecimentos através de leituras. Estas nos levam a escrita. Dessa forma, fica clara a importância dos primeiros anos escolares, pois eles refletem não somente na vida escolar posterior, mas em toda a vida do sujeito (FERREIRO,2000).

Conforme Marques “o escrever é o começo dos começos. Depois é a aventura” (1997,p.30). O ato de escrever é uma grande aventura, pois nos dispomos a fazer e viajamos em nossas imaginações, e não paramos mais. “A escrita

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com