TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESCREVER É PRECISO- O PRINCÍPIO DA PESQUISA

Por:   •  1/5/2017  •  Ensaio  •  364 Palavras (2 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 2

ESCREVER É PRECISO - O PRINCÍPIO DA PESQUISA

CARTA AO LEITOR

Este livro foi escrito pelo professor Mario Osorio Marques onde o autor apresenta a introdução do seu livro em forma de carta, dessa forma querendo se comunicar com o leitor através de uma comunicação intersubjetiva direta.

Apresentando o texto que foi resultado de suas pesquisas, contando suas motivações iniciais, de como chegou a esse tema e suas aprendizagens.

Primeira aprendizagem - foi de sempre sentir a presença do autor, numa presença não apenas suposta, mas real e efetiva.

Segunda aprendizagem- o desafio de começar a escrita no seu todo, em que o autor descreve que só escrevendo se escreve, é um ato inaugural, começo dos começos.

Terceira aprendizagem- é que não se pode confundir o escrever com a escrita, a ação com a obra finalizada e que sempre é necessário reescrever.

Mario Osorio Marques escreve esse texto com carinho e paixão pelo que faz, numa forma de servir e ajudar o leitor. Escrever se faz assim forma de vida consciente, reflexiva, aberta sempre a novas aprendizagens. Mas o objetivo maior do autor foi testar a hipótese que o escrever é o princípio da pesquisa.

I – A QUESTÃO É COMEÇAR

° Coçar e comer é só começar. Conversar e escrever também. Na fala, antes de iniciar, mesmo de uma forma livre, é necessário quebrar o gelo, no escrever também poderia ser assim.

° À diferença da conversa falada foi que nos ensinaram a escrever na forma de uma mecânica que supunha texto prévio, mensagem já elaborada.

° Fomos "alfabetizados", em obediência a certos rituais. Desde o início, escrever bonito e certo. Era preciso ter um começo, um desenvolvimento e um fim predeterminados. Isso estragava, porque bitolava, o começo e todo o resto.

° Escrever é iniciar uma conversa com interlocutores invisíveis, imprevisíveis, virtuais apenas, sequer imaginados de carne e ossos, mas sempre ativamente presentes.

° Depois é espichar conversas e novos interlocutores surgem, entram na roda, puxam outros assuntos. Termina-se sabe Deus onde.

° Se jogar conversa fora no falar e no escrever são os caminhos para encontrar um começo, isso não nos exime de chegar a um começo. Diria mais: que, em se tratando de pesquisa, esta só inicia pela definição de seu começo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (52.1 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com