TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escrita E Linguagem Para Crianças De 6 Anos

Casos: Escrita E Linguagem Para Crianças De 6 Anos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  1.437 Palavras (6 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 6

OBS: ESTE TRABALHO É DO CURSO DE PEDAGOGIA 4 SEMESTRE

ANHANGUERA EDUCACIONAL S.A.

Faculdade Anhanguera de Campo Grande

Curso de Pedagogia

ESCRITA E LINGUAGEM CRIANÇAS DE 6 ANOS

ATPS – Ensino Fundamental de Nove anos

Professora: Cristiane

Aluna:.............. RA ...........

CAMPO GRANDE, MAIO DE 2014

A Educação da Criança de seis anos

Quando a criança passa para a primeira série as propostas pedagógicas mudam, o certo é fazer uma alteração nos conteúdos atendendo conforme a faixa etária e o desenvolvimento individual. Como todo processo ensino aprendizagem, no primeiro ano do ensino fundamental é importantíssimo o processo em que a criança constrói, onde ela não é um objeto que recebe instruções, nem recebe cópia, o professor não pode achar que suas palavras oralmente serão necessárias; Trata-se de criança do ensino fundamental, a idade dos pensamentos, da imaginação, da vontade de aprender, a idade que as atitudes devem ser trabalhadas, momento de reflexão, onde elas podem tirar conclusões, duvidas, é o momento oportuno para que a construção do seu conhecimento seja alcançado por meio da afetividade e inteligência, que estão de comum acordo ligados na socialização, nas ações, nas atitudes, e o desenvolvimento moral. E todo seu nível de inteligência deve ser oportunizado pelo professor; Todas as atividades elaboradas pelo professor precisa ter um objetivo e alcançar esses objetivos, fazendo com que os alunos sejam instigados a alcança-los não dando respostas prontas nem corrigindo se estiver errada mas propor atividades e métodos que atinja sua resposta de forma crítica e concreta.

O professor deve se atentar para as atividades que os alunos realizam, deve se preocupar se as brincadeiras ou brinquedos estão propiciando a elas a interação social a cooperação e se está fazendo com que elas se encontrem em conflitos provocados pelas atividades, mas conflitos que fazem a criança refletir e encontrar soluções sobre determinado problema. Por isso as atividades diversificadas devem fazer parte da vida delas, só assim elas encontraram em si mesmas os momentos de satisfação com o tempo que estão brincando, se ainda querem brincar, com qual brincar, e assim conquistar autonomia diante das suas escolhas no brincar. Por isso a brincadeira é essencial, por isso não se deve pular nenhuma etapa da infância, todo esse processo faz parte do seu crescimento e satisfação, uma criança preparada, com autonomia diante da seu cotidiano.

Toda criança precisa de regras e, normas e entender como funciona, por isso o professor deve realizar dentro de sala de aula as normas, combinados a serem feitos por elas, como Comer o lanche, ouvir a história, cantar e assim todas as atividades realizadas dentro de sala de aula porem com participação de todas elas. E é tão importante não só para que elas entendam que há os momentos democráticos mas para propiciar a elas suas ideias, seus argumentos, e o bom convívio.

Todas as atividades realizadas em sala seja em grupos ou individual deve atender a cada criança particularmente, deve favorecer para a criança uma imensa capacidade de aprender e ensinar também o que aprendeu, desde os primeiros momentos na escola é imprescindível o professor trabalhar sobre todos os desenvolvimentos da criança e conseguir obter respostas do seu esforço. Muitas respostas vira para a identificação de alguma dificuldade no processo ensino aprendizagem. A sala de aula deve ser aconchegante, ricos em materiais, quando digo rico quero dizer atividades, materiais que produzam a capacidade da criança de perceber, de perguntar, de associar; De lhe abrir as capacidades através do cantinho de leitura, de murais com cartazes dinâmicos apreciativos para elas, trabalhar as associações de atividades ligadas a Geografia, História, Matemática, Ciências e todas as outras. Deixar a sala com informativos sobre a saúde, higiene e cuidados com o corpo, cartazes de vacinação, prevenção de doenças, deixa os alunos informados e habituados com as letras, enriquecendo os alunos.

Sabemos que é de suma importância a rotina diária para uma boa organização da sala, facilita assim a aprendizagem das crianças e as ensina que tudo na vida precisa ser organizado, isso vai ajuda-las a entender que a organização envolve sua vida todos os dias.

Um ótimo planejamento faz toda a diferença, é o momento em que o professor vai construir, reconstruir, interagir, refletir, pesquisar, brincar, solucionar, enfim, é o grande e principal momento de uma aula. O professor deve realmente diversificar sua aula, deve tornar a aula agradável e interessante para os seus alunos, e deixar de lado a mesmice, ou aquela aula cansativa que se torna até estressante. O planejamento diário do professor também está dentro do seu planejamento semanal. É importante também as crianças poderem participar no momento da rotina dando ideias, sugestões, para que todas elas se sintam integradas nesse processo e de fato importantes como alunos que ajudam a construir o dia.

É importante um planejamento equilibrado, o brinquedo traz inúmeros aprendizados bem como a brincadeira, mas ambos não podem ser dados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com