TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio 1

Casos: Estagio 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2013  •  464 Palavras (2 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 2

Desde os primórdios o homem tende a se relacionar, não aconteceu diferente com os animais. Os bovinos foram domesticados a aproximadamente 6000 anos, primeiramente para a produção de couro e carne, e após algum tempo para a produção deleite. Nos dias atuais, a exploração de ruminantes para produção de leite deve ser conduzida com o enfoque de sistema de produção. No entanto, esta visão exige a organização, a gestão e a inserção da exploração como atividade comercial, em sintonia direta com os princípios do agronegócio. Por outro lado, o atendimento aos mercados interno e externo, deve ser o foco principal daqueles que se dedicam à atividade, culminando com a satisfação plena do consumidor final. Daí, o conhecimento dos mercados como instrumento para se estabelecer estratégias de exploração e de negócio é primordial. Certamente, a importância dada a esses aspectos é fundamental e serve de alicerce para a tomada de decisão. Evidencie-se que outros aspectos também são relevantes, dentre eles: a logística de comercialização; o investimento na educação do produtor voltado para torná-lo um empreendedor rural; a qualificação de mão de obra; o respeito ao equilíbrio agroecológico; o impacto social e a tomada de consciência da importância da ética e da rastreabilidade. Dentro da porteira, o sucesso da atividade mantém estreita relação com o regime de manejo em uso; com os manejos alimentar, da nutrição e da promoção da saúde, particularmente nas fases de produção e de recria.

O manejo da promoção da saúde deve ser preferencialmente profilático, pois, além de promover a saúde, é de custo mais baixo. Também são peças chaves para o sucesso da exploração: o genótipo adaptado ao ambiente; o descarte orientado; a identificação, seleção e multiplicação dos animais mais produtivos; o uso de instalações funcionais e compatíveis com a função explorada; as escriturações zootécnica e contábil; o controle e racionalização dos custos de produção e a otimização no uso dos insumos e equipamentos.

Produzir leite com qualidade, rentabilidade e a custo competitivo é o desafio, mas pode ser um bom negócio, desde que os animais estejam sendo manejados num ambiente que favoreça o bem-estar, se adote tecnologias apropriadas e o produtor busque continuamente a eficiência. Daí, a atividade exigir que o produtor de leite tenha sempre uma postura de vanguarda.

Administrar a unidade produtora de leite como empresa, ainda não faz parte da cultura e tradição da grande maioria dos produtores. As razões são muitas, mas pode-se afirmar que a atividade não despertou no empresariado seu potencial para ganhar dinheiro, sendo assim vou tentar desenvolver práticas de controle leiteiro, que é o inicio para se administrar a empresa produtora de leite.

Conhecendo e realizando todo o manejo teórico e prático desde o nascimento, cria, parto, ordenha, alimentação, vacinação, manipulação de medicamentos, posso aplicar esses conhecimentos na área, para os produtores e na região

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com