TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio

Artigo: Estagio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2013  •  1.098 Palavras (5 Páginas)  •  808 Visualizações

Página 1 de 5

1- Introdução

1.1 A importância do estágio para a formação profissional

A experiência do estágio é essencial para a formação integral do aluno, considerando que cada vez mais são requisitados profissionais com habilidades e bem preparados. Ao chegar à universidade o aluno se depara com o conhecimento teórico, porém muitas vezes, é difícil relacionar teoria e prática se o estudante não vivenciar momentos reais em que será preciso analisar o cotidiano.

O Estágio Supervisionado é uma experiência em que o aluno mostra sua criatividade, independência e caráter. Essa etapa lhe proporciona uma oportunidade para perceber se a sua escolha profissional corresponde com sua aptidão técnica.

O estágio supervisionado vai muito além de um simples cumprimento de exigências acadêmicas. Ele é uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional. Além de ser um importante instrumento de integração entre universidade, escola e comunidade. Por isso, o presente estudo é desenvolvido a fim de trazer a publico a importância do Estágio Supervisionado no processo de formação do profissional docente. Também relata a importância da experiência prática aliada aos conhecimentos teóricos na vida dos acadêmicos de graduação. Necessidade de trabalhar para conseguir suprir as necessidades humanas. Por conseguinte, o trabalho é visto como fonte de recursos.

Por isso o homem precisa ser produtivo sob pena de ficar excluído socialmente. Se for pelo trabalho que o homem se faz homem, pode se deduzir que sua emancipação está associada ao seu pensar e agir, visto que dentre suas características está à consciência, a intencionalidade e a liberdade. Porém, historicamente verifica-se que a consciência, a intenção e a liberdade não caminham juntas quando se trata dos processos produtivos atuais.

O indivíduo é considerado na sociedade pelo tamanho do seu salário e o salário é do tamanho que o mercado de trabalho oferece. Como a situação de oferta e procura de mão de obra e oportunidades de trabalho estão em desequilíbrio, sendo a oferta maior que a procura, as intenções salariais são diminuídas, ficando o trabalhador sujeito às condições mínimas de dignidade humana para sobrevivência.

As transformações em curso no cenário brasileiro, somadas aos processos de globalização dos mercados e o incremento de tecnologias, são desanimadores para quem busca emprego. Apesar de muitos estudiosos apontarem a educação como sendo a solução de todos os problemas, não se pode criar a ilusão que chegará o dia que não faltará trabalho. Por mais que melhore a qualidade da educação brasileira, não há vaga para todos os jovens no mercado de trabalho. Embora a aquisição de habilidades e competências na perspectiva laboral aumentem as oportunidades de colocação, não quer dizer que o problema do desemprego vai ser resolvido. A solução do problema depende do desenvolvimento econômico com adequada distribuição de renda e geração de mais postos de trabalho para a população brasileira.

Observando as estatísticas e os estudos socioeconômicos do Brasil, verifica-se que da população economicamente ativa, que se encontra desempregada, 45% são jovens, grande parte deles sem nenhuma experiência, o que os coloca em uma situação de verdadeira vulnerabilidade.

O estágio é a chave que abrirá as portas para que o jovem ingresse no mundo do trabalho, cabendo aos profissionais de cada curso desenvolver conteúdos que venham ao encontro das necessidades do sistema produtivo. Sem esquecer, no entanto, que existe necessidade de mudanças no sistema e a solução do problema depende do desenvolvimento econômico com adequada distribuição de renda e geração de mais postos de trabalho para a população brasileira.

1.2 Delimitação do Estagio.

O Estagio foi realizado no departamento financeiro que engloba vários processos desenvolvendo diversas tarefas, no período compreendido entre os dias 01/08/2013 a 31/08/2013, no horário das 08:00 á 14:00 horas de segunda á Sexta totalizando 100 (Cem) Horas de Estagio supervisionado.

1.3 Histórico da empresa

Razão Social: Condomínio Edifício Residence Plaza, Nome Fantasia Residence Plaza Flat, Endereço Rua Rui Barbosa, 291 cidade de Ribeirão Preto – SP Telefone 16-3456-2200, email contato@residenceplazaflat.com.br O Condomínio Edifício foi fundado em 02 de Fevereiro de 1988 pela Racional Engenharia pelo Sr. Newton Simões Presidente e Sr. Marcos David Santoro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com