TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio

Relatório de pesquisa: Estagio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/4/2014  •  Relatório de pesquisa  •  1.288 Palavras (6 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 6

Cronograma do estágio Supervisionado.

I. Atividade de orientação e discussão do estágio - 20 horas

II. Apresentação do estagiário na unidade escolar – 04 horas

III. Pesquisa no documento de registro do planejamento da escola (Plano Escolar) conhecimento da concepção de aprendizagem adotada pela escola para a Ensino Fundamental l – 8 horas

IV. Entrevista com o coordenador, tendo como foco o relacionamento entre a teoria e a prática vivenciada na Ensino Fundamental l – 06 horas.

V. Levantamento dos objetivos e da organização didática de Ensino Fundamental l na escola –08 horas

VI. Conhecimento de um planejamento de aula e observação da prática docente na Ensino Fundamental l- 04 horas

VII. Observação de aula na Ensino fundamental l, com foco na rotina diária e na relação – professor – aluno – 04 horas.

VIII. Observação do espaço destinado a Ensino fundamental l, bem como da existência de exposição dos trabalhos das crianças. – 04 horas

IX. Elaboração dos planos de aula para serem aplicados na Ensino fundamental l – 10 horas.

X. Observação de brincadeiras desenvolvidas com as crianças da Ensino Fundamental l – 04 horas

XI. Observação de roda de história acontecida com as crianças da Ensino Fundamental l – 03 horas

XII. Observação de roda de conversas desenvolvida com as crianças. – 03 horas

XIII. Observação nas aulas de artes e educação física – 02 horas

XIV. Aplicação de duas aulas na Ensino Fundamental l – 10horas

XV. Elaboração das Considerações Finais do Trabalho de Conclusão do Estágio -10 horas

Total: 100 horas

• IDENTIFICAÇÃO

Nome do Estagiário: Tamires Karoline Vieira Rodrigues

RA: 2627483019

Curso: Pedagogia

Semestre: 5º

Ano: 2013

Início do estágio: 17/05/2013

Término do Estágio: 12/06/2013

• Instituição concedente do estágio

Nome da instituição: Escola educação Infantil “ Profª Palma Isaura Pinotti Ricci (APAE)

Endereço: Avenida Alameda da saudade nº 100, Vila Pereira. Matão-sp

Telefone: (16) 3221-5100

Responsável: Yara da Silveira leite Rossi

I – INTRODUÇÃO

O relatório de Estágio do Ensino Fundamental tem como objetivo, a observação participativa em sala de aula, a investigação do histórico da Instituição escolhida, a maneira como o professor conduz a aprendizagem, suas práticas pedagógicas, como se processa a apreensão dos saberes pelos alunos. Tenta ainda se inteirar da relação dos alunos com o professor, dos alunos entre si e com o ambiente no cotidiano escolar.

O estágio supervisionado no Ensino Fundamental l foi realizado no período de 17/05/2013 a 12/06/2013, das 8:00 h às 12:00 h, na APAE na cidade de Matão, onde atende crianças e adultos de 5 a 60 anos, as salas são divididas por Agrupamentos: educação infantil, educação Fundamental, Oficinas.

Desenvolvi o estágio por meio de observação, atividades colaborando com a professora e atividades com as crianças, onde observei que a criança é considerada centro do planejamento e da organização dos espaços e do cotidiano.

A observação de uma rotina de sala de aula está podendo proporcionar uma ampla visão de como se dá de fato a pratica pedagógica e de como é encantador o mundo real da sala de aula. Neste Estágio iniciamos os trabalhos, fazendo uma análise reflexiva sobre a oportunidade da própria prática, através da vivencia do processo pedagógico, e a mobilização de competências e habilidades na análise crítica das situações encontradas no cotidiano escolar.

Lembramo-nos da importância da observação na Instituição, onde o Estágio é uma oportunidade de conhecermos a realidade escolar, através de uma observação participativa com procedimentos adequados, vivenciando a relação teoria versus prática, com a oportunidade de refletir, discutir e pesquisar, firmando uma significativa base conceitual, favorecendo o processo de ensinar e aprender e aprender a ensinar, além das experiências obtidas com a vivência escolar.

Buscamos compreender a metodologia pedagógica, através da organização e dinâmica da prática educativa aplicada no Ensino Fundamental da escola observada, de acordo com os pressupostos teóricos. Analisamos as concepções que permeiam a prática pedagógica, através das ações e do Projeto Político Pedagógico. Estabelecemos paralelos entre os fundamentos teóricos e a realidade do nosso campo de estágio.

Segundo PIMENTA (2004), “aprender a profissão docente no decorrer do estágio supõe estar atento às particularidades e às interfaces da realidade escolar em sua contextualização na sociedade.”.

Foram desenvolvidas as atividades de observação participativa com os alunos da 1ª série do Ensino Fundamental.

Logo, desenvolvemos um relatório com o resultado das pesquisas concluídas como: caracterização da escola, entrevista ao corpo escolar (professor, aluno, pedagogo) e a análise da proposta curricular, observação em sala de aula e análise do Projeto Político Pedagógico.

O Estágio teve como objetivo principal a observação e aplicação dos conhecimentos adquiridos nas disciplinas estudadas, bem como a confrontação dos mesmos com a prática pedagógica propriamente dita, buscando firmar uma prática que seja significativa.

II – DESENVOLVIMENTO:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com