TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio

Pesquisas Acadêmicas: Estagio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/7/2013  •  1.321 Palavras (6 Páginas)  •  619 Visualizações

Página 1 de 6

1.2. ORGANIZAÇÃO E ORIENTAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO – EDUCAÇÃO ESPECIAL:

1.2.1. Organização inicial – primeiramente, deve ser definido se o estágio será realizado individualmente ou em grupo. Depois dessa decisão, acontece a busca pelo local de estágio.

1.2.2. Locais para a realização do estágio supervisionado

O Estágio Supervisionado – Educação Especial deverá ser realizado em Escolas Regulares (públicas ou privadas), que atendem um dos níveis/ etapas ou modalidades de ensino da Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e/ou Ensino Médio) na modalidade Magistério, Educação Profissional ou a Educação de Jovens e Adultos e que, atualmente, atendem alunos e/ou alunas em processo de inclusão.

1.2.3. ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO

4

As principais atividades a serem realizadas durante o Estágio Supervisionado - Educação Especial são:

 Observação (obrigatória);

 Elaboração de um Plano de Estágio Supervisionado conforme descrito no item Orientação para a elaboração do plano de Estágio Supervisionado - Educação Especial (obrigatório);

 Elaboração do Relatório de Estágio Supervisionado – Educação Especial (obrigatório);

 Aplicação do Plano de Estágio Supervisionado (dependerá da disponibilidade do contexto estagiado);

 Participação em atividades realizadas na escola durante o período estagiado (dependerá da disponibilidade do contexto estagiado).

O que se entende por “Participação”?

Acompanhar o professor durante as aulas, propor-se a auxiliá-lo em prol do bom desenvolvimento do trabalho docente, dispor-se a atender alunos(as), colaborar na elaboração de material didático, pesquisar adaptações curriculares possíveis para trabalhar com o(a) aluno(a) incluso(a), disponibilizar tais informações aos docentes da escola em que o estágio foi realizado.

1.2.4. ROTEIRO PARA A ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Prezado(a) aluno(a), o seu relatório deverá conter todos os itens apresentados abaixo:

1. INTRODUÇÃO – (o título INTRODUÇÃO não pode ser substituído)

 Construa uma breve apresentação do Relatório de Estágio Supervisionado – Educação Especial (inicie essa apresentação explicando como se constitui uma atividade de Estágio e registrando as especificidades do Estágio Supervisionado – Educação Especial). Complemente essa apresentação, contextualizando o Estágio que foi realizado (quando, onde e por quem ele foi realizado);

 Indique os objetivos do Estágio Supervisionado – Educação Especial (esses objetivos encontram-se na Rota de Aprendizagem da disciplina, link: Plano de Ensino) e os objetivos do presente relatório;

5

 Justifique a importância do Estágio Supervisionado – Educação Especial para a formação profissional do acadêmico em Pedagogia;

 Descreva a metodologia adotada durante a realização do Estágio Supervisionado – Educação Especial;

 Apresente sucintamente os itens que serão trabalhados no Relatório.

*Esse item deve ter, no mínimo, 1 (uma) página e, no máximo, 2 (duas) páginas e deve ser construído em texto discursivo.

---------(A partir daqui, inicia-se a segunda etapa do relatório intitulado DESENVOLVIMENTO)------------

2. DESENVOLVIMENTO – (o título DESENVOLVIMENTO pode ser substituído por outro que representa o trabalho realizado como, por exemplo: A ESCOLA ESTAGIADA E OS(AS) ALUNOS(AS) EM PROCESSO DE INCLUSÃO).

Na etapa DESENVOLVIMENTO, é imprescindível utilizar os livros da UTA Educação Especial para fundamentar os itens do relatório.

2.1. IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA ESTAGIADA (em texto discursivo)

a. Localização da escola (rua, número, bairro, CEP, cidade, estado, telefone, site, e-mail).

b. Horário de funcionamento

c. Níveis/ etapas e/ou modalidade de atendimento (educação infantil, anos iniciais do ensino fundamental, ensino médio – modalidade normal, educação profissional).

d. Número de alunos(as) da escola

e. Número de alunos(as) em processo de inclusão na escola

f. Período de realização do estágio

EXEMPLO de relatório fazendo uso de linguagem discursiva:

O estágio foi realizado na Escola Municipal ______________ , situada à rua __________, número ___, no bairro ____, CEP______, localizada na cidade de ____, no estado ______. O contato com a escola pode ser realizado através do telefone ( ) ______ e do e-mail ________.

6

A escola oferta atendimento na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental no período matutino e vespertino e a Educação de Jovens e Adultos no noturno.

A instituição atende um total de _____ alunos, desse total _____ são alunos em processo de inclusão.

O estágio foi realizado no período de ___ de _____ de ____ a ___ de ____ de _____ no período ____, sendo observada a turma de ___ (aqui apontar quais turmas/ etapas / modalidades).

*Esse item deve ter, no máximo, 15 linhas e deve ser construído em linguagem discursiva.

2.2. CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA (em linguagem discursiva)

 Por meio de consulta ao Projeto Pedagógico ou entrevista com o pedagogo, ou profissional responsável, identificar a concepção de educação adotada pela escola quanto à concepção de homem, de educação, de sociedade, do papel do professor/profissional diretor (a),e do papel social da escola adotada pela instituição estagiada;

 Por meio de entrevista com o pedagogo ou profissional responsável diretor (a), identificar e descrever qual a concepção de “Educação Especial”, de “aluno com necessidades educacionais especiais” e de “inclusão” que o professor da turma estagiada e os demais profissionais da escola defendem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com