TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio De Contabilidade

Exames: Estagio De Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  2.178 Palavras (9 Páginas)  •  1.086 Visualizações

Página 1 de 9

CURSO TÉCNICO EM CONTABILIDADE CENTRO EDUCACIONAL GUARANY

Relatório de Estágio Curricular Supervisionado

SUMÁRIO

1. Resumo........................................................................................................ 04

2. Introdução.................................................................................................... 05

3. Objetivos...................................................................................................... 3.1Objetivos Gerais.......................................................................................... 3.2 Objetivos Especifico................................................................................... 06

4. Cronograma................................................................................................. 07

5. Histórico da Empresa.................................................................................... 5.1 Usiminas Mecânica..................................................................................... 5.2 Fundidos e Forjados.................................................................................. 08

6. Desenvolvimento.......................................................................................... 6.1 Tesouraria ................................................................................................... 6.2 Registros de Notas Fiscais de Entrada........................................................ 6.3 Emissões de Notas Fiscais........................................................................... 6.4 SIQ Junior .................................................................................................... 6.4.1 O que é o SIQ? ......................................................................................... 6.4.2 Objetivos do programa................................................................................. 6.4.3 Como funciona o SIQ ................................................................................... 6.4.4 Nosso Projeto de SIQ:............................................................................ 09

10 11

12 12 12

7. Conclusão.................................................................................................... 13

8. Bibliografia................................................................................................... 14

9. Anexos......................................................................................................... 15

10. Folha de Assinaturas................................................................................. 16

1. Resumo

O presente trabalho constitui em um Relatório Técnico de Estágio Curricular Supervisionado, das atividades realizadas na empresa R N J S Maia, na qual desenvolveram ações como Registro das Notas Fiscais de entrada, Emissão de Notas Fiscais de saída de mercadorias, Lançamento de saída de pagamento, Lançamento entrada de pagamento, Modificar documento, Lançamento documentos de pagamentos nas contas devidas, Conferencia de Extrato de conta eletrônica, Arquivamento de Notas Fiscais.

As atividades realizadas na área do Departamento Financeiro da empresa R N J S Maia foram possíveis perceber que grande parte dos conceitos vistos em sala de aula foi aplicada nas atividades desenvolvidas nos estágio e a partir das mesmas foram adquiridas experiências profissionais.

2. Introdução

O Estágio Supervisionado Curricular nas empresas é um instrumento de grande valia, aos alunos dos cursos técnicos. Proporciona o desenvolvimento de uma atuação crítica e responsável no exercício da futura profissão. Para tal efeito, são realizadas ações na instituição ofertante do estágio, que visam o aprimoramento da aprendizagem em sala de aula, bem como o desenvolvimento profissional, correlacionando teoria e prática.

Em atendimento a Lei 11.788 de 25 de setembro de 2008, Danielle Oliveira da Silva, aluna do Curso de Contabilidade do Centro Educacional Guarany, realizou Estágio Curricular Supervisionado na empresa R N J S Maia, durante o período de 05/03/2013 a 15/05/2013.

As atividades desenvolveram-se na área do departamento financeiro e consistiram no acompanhamento, execução de operações específicas da área contabilidade, bem como Registro das Notas Fiscais de entrada, Emissão de Notas Fiscais de saída de mercadorias, Lançamento de saída de pagamento, Lançamento entrada de pagamento, Modificar documento, Lançamento documentos de pagamentos nas contas devidas, Conferencia de Extrato de conta eletrônica, Arquivamento de Notas Fiscais.

3. Objetivos

3.1 - Geral:

Executar os lançamentos contábeis, realização de pagamento e organização de documentos.

3.2 - Específicos:

• Registro das notas fiscais de entrada;

• Emissão de notas fiscais de saída de mercadorias:

• Lançar saída de pagamento;

• Lançar entrada de pagamento;

• Modificar documento;

• Lançar documentos de pagamentos nas contas devidas;

• Conferencia de Extrato de conta eletrônica;

• Arquivo de Notas Fiscais.

.

4. Cronograma

Carga Horária Total:

200h Carga Horária Total: 200h

Nome do Estagiário: Danielle Oliveira da Silva

Cronograma Curso Técnico: Contabilidade Início do Estágio: 05/03/2013

Término do Estágio: 15/05/2013

R N J S Maia

Temas Principais Atividades Duração em Horas Março, Abril e Maio

Arquivo de Documentos

Cheques rescisórios Conferencia de Extrato bancário

Lançamento de saída de pagamentos Fechamento de caixa

Lançamento de NF

Emissão de NF

Conferencia cartão de credito Lançamento de recebimento de clientes

5. Histórico da Empresa

5.1 - USIMINAS MECÂNICA

Usiminas Mecânica, fundada em 1970 pela Usiminas, promove a utilização do aço na construção civil e mecânica. A Usiminas Mecânica, esta localizada em Ipatinga/MG, região do Vale do Aço, possui um parque fabril com área total de 230.000m³, Sendo 159.000m² de área construída, local onde são fabricados equipamentos e estruturas metálicas para os mais diversos segmentos. Dividida em Unidades de Negócio - Equipamentos Industriais, Pontes e Estruturas Industriais, Blanks e Estampagens, Montagem Industriais e Fundidos, Forjados e Vagões. A Usiminas Mecânica, sempre na busca pela excelência, promove um atendimento personalizado a cada uma dessas áreas

MISSAO Promover o fornecimento de bens e serviços, através da industrialização do aço e de montagens industriais, com soluções diferenciadas de engenharia.

VISÂO Tornar-se a empresa de bens de capital e serviços com maior notoriedade do mercado, com foco em projetos rentáveis e que maximiza a agregação de valor nas vendas da Usiminas no Brasil.

5.2 - FUNDIDOS E FORJADOS

A Usiminas Mecânica e a IMF (Impianti Macchine Fonderia), empresa italiana líder mundial na fabricação de equipamentos para fundição, assinaram contrato de fornecimento de uma linha de moldagem totalmente mecanizada, com capacidade de produção de até 2.000 toneladas/mês. Esta linha, que será a maior e mais moderna em operação no Brasil, será utilizada preferencialmente para produção de componentes fundidos utilizados na fabricação de truques ferroviários. Com este investimento e também com o contrato de cooperação técnica já assinado com o Standard Car Truck, a empresa sinaliza sua firme intenção em se tornar o mais importante player no mercado de vagões. O contrato também prevê o fornecimento de equipamentos para modernização da linha de moldagem manual para peças de grande porte. A empresa está capacitada para o fornecimento de peças de até 100 toneladas em aço e ferro fundido, para diversos segmentos industriais, tais como mineração, cimento, hidrogenação, siderurgia e metalurgia.

6 - Desenvolvimento

O financeiro da empresa R N J S Maia é dividido em cinco setores: Contas á pagar, Contas a receber, Fiscal, Contábil e Rh . Segue abaixo o desenvolvimento destas atividades realizadas no período do estágio curricular:

6.1 – Contas á Pagar:

• Lançar saída de pagamento de fornecedores nas contas devidas;

• Lançar entrada de pagamento de Cliente;

• Modificar documento;

• Arquivo de caixa;

• Arquivo das copias de cheques rescisórios nos termos de rescisão de contrato devido.

6.2 – Contas á Receber

• Controla o pagamentos dos clientes ;

• Emissão de NF;

• Conferencia de extrato bancário

• Conferencia cartão de credito.

6.3 - Fiscal:

• Lançamentos de notas fiscais de entrada e saída • Sped

• DCTF • Dacon

• Apuração dos impostos

• DAMs .

6.4 Contábil

• Lançamentos de receitas e despesas

• Balanço

• Balancete

• Livro razão

6.5 RH

• Folha de pagamento

• Contratação de funcionários

• Rescisões

• Contrato de trabalho

7. Conclusão

A partir das atividades realizadas na área do departamento financeiro da empresa R N J S Maia, conclui-se que o Estágio Curricular Supervisionado realizado, foi de suma importância para o aluno do Curso Técnico em Contabilidade, aprimorando e enriquecendo o conhecimento adquirido durante o período do curso percebe-se que grandes partes dos conceitos vistos em sala de aula foram aplicadas nas atividades desenvolvidas nos estágios e a partir do aprendizado adquirido durante o período de estágio curricular com certeza será de grande valia para toda a nossa vida profissional, deixando prontos para concorrer no mercado de trabalho oferecido.

8. Bibliografia

WWW.usiminasmecanica.com.br/ Acesso em 20-07-2011

WWW.usiminas.com.br/ Acesso em 27-08-2011

www.wikipedia.org/wiki/Ciclo do PDCA Acesso em 03-09-2011

2. Anexos

Programa de estágio

Ficha de Auto-avaliação

Auto-Avaliação

Estagiária: Danielle Oliveira da Silva

Curso: Técnico e m Contabilidade

Área: Departamento Financeiro

Período do Estágio: 05/03/2013 a 15/05/2013

Empresa: R N J S Maia

1- As atividades programadas e/ou desenvolvidas estão de acordo com a formação técnica oferecida? (x) sim ( )não

2- Os conhecimentos e técnicas, desenvolvidos em seu curso foram aplicados durante o estágio? (x) sim ( ) não

3- O estágio proporcionou-lhe novos conhecimentos e técnicas que agregaram valor a sua formação? ( x )sim ( )não4- Que dificuldades encontraram para o desenvolvimento do estágio? De que maneira foram resolvidas?

Na utilização de alguns programas do sistema, elas foram superadas através da ajuda dos funcionários da empresas.

5- O estágio ofereceu condições de aplicação de conhecimentos teóricos em atividades práticas? ( x )sim ( )não

6- Com quais equipamentos você teve contato em suas atividades?Qual a finalidade de cada um desses equipamentos?

As atividades eram realizadas através do sistema SAP 02 Produtivo,

Através dele eram realizados todos procedimentos do departamento financeiro exemplo:lancamen6to da NF, Emissão da NF , etc.

7- Como você avaliaria o seu aproveitamento no estágio (ou emprego) em relação a sua formação profissional?

No estagio foi possível adquiri experiências reais do conteúdo oferecido na sala de aula aumentando meus conhecimentos, me sinto preparada para o mercado mercado de trabalho.

8- As condições oferecidas pela empresa foram apropriadas e suficientes para a realização do estágio? (x )sim ( )não - Justifique.

Foram oferecidos todos os materiais necessários e oportunidade para realização da atividade utilizando os apren6dizados da sala de aula.

9- O Manual de orientação foi um eficiente instrumento de apoio para elaboração do relatório? ( x )sim ( )não - Justifique.

Por que ajudou na elaboração do relatório, clareando as idéias pare serem exposta da melhor forma possível.

10- Faça sugestões e/ou comentários para o aprimoramento do curso e/ou estágio. A duração do Curso Técnico de Contabilidade deve ser mais extensa para maior aproveitamento mesmo.

Avaliação do Estágio

ESTAGIÁRIO: GEIZA CRISTINA INÁCIO

CURSO: TECNICO DE CONTABILIDADE

EMPRESA; USIMINAS MECANICA

ÁREA: DEPARTAMEN6TO FINANCEIRO

DURAÇÃO: 09/08/2010 a 15/07/2011

CARGA HORÁRIA: 880H

ASPECTOS NÍVEIS

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

1 – PLANEJAMENTO DO PROGRAMA DE ESTÁGIO.

Baseados nas atividades e na área que realizou. X

2 – CUMPRIMENTO AO PROGRAMA DE ESTÁGIO.

Realização das atividades planejadas. X

3 – ACOMPANHAMENTO DO SUPERVISOR DE ESTÁGIO.

Instruções e sugestões fornecidas. X

4 – PRIMEIRA IMPRESSÃO DA ÁREA.

Imagem inicial da área de Estágio. X

5- RELACIONAMENTO COM OS COLEGAS.

Hábitos e atitudes condizentes com a harmonia e bom rendimento da equipe X

6 - CONTRIBUIÇÃO PARA O APRENDIZADO.

Experiência adquirida através das atividades da realizadas. X

7 – APLICAÇÃO DE CONHECIMENTOS NAS TAREFAS.

Conhecimentos teóricos necessários à execução das tarefas de sua responsabilidade. X

ASPECTOS NÍVEIS

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

8 – ASSIMILAÇÃO DAS ATIVIDADES DA ÁREA.

Facilidade para assimilar as orientações, tarefas e procedimentos referentes a suas atividades diárias. X

9– AVALIAÇÃO DE SEU DESEMPENHO.

Empenho e dedicação na realização do estágio. X

______________________________________

Assinatura do aluno

3. Folhas de Assinaturas

___________________________________________________

Estagiário

___________________________________________________

Supervisor de Estágio da Empresa

___________________________________________________

Responsável pelo Estágio na escola (CETEC)

Carimbo da Empresa

...

Baixar como  txt (14.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »