TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio De Ensino médio

Trabalho Escolar: Estagio De Ensino médio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2014  •  2.919 Palavras (12 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 12

FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

LENI FAURO ORTIZ – RU 721022

IVONETE MARIA DE MORAES DENKER – RU 685929

PEDAGOGIA - SEXTA FEIRA

ESTÁGIO EDUCAÇÃO ESPECIAL

SÃO BENTO DO SUL

2013

FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

LENI FAURO ORTIZ – RU 721022 - TURMA SEXTA-FEIRA

IVONETE MARIA DE MORAES DENKER – RU 685929 - TURMA SEXTA FEIRA

PEDAGOGIA - SEXTA FEIRA

ESTÁGIO EDUCAÇÃO ESPECIAL

Relatório de Estágio Educação Especial,

Apresentado à UTA – Corporiedade e

Inclusão no curso de Pedagogia a Distância da Faculdade I nternacional

de Curitiba.

Tutor Local:LISIANE KUBIAKI MACHADO

Centro Associado: São Bento do Sul - SC

SÃO BENTO DO SUL

2012

SUMÁRIO

1

1 INTRODUÇÃO

O presente estágio está relacionado às ações que envolvem a docência com alunos que apresentam necessidades educativas especiais no contexto de educação infantil.

Nosso objetivo é reconhecer, entender e analisar a prática da inclusão na Educação Infantil, pois o ensino inclusivo respeita as deficiências e diferenças, reconhece que todos são diferentes, e que as escolas e os velhos paradigmas de educação precisam ser transformados para atender às necessidades individuais de todos as crianças, tenham elas ou não algum tipo de necessidade especial.

A construção do presente relatório é importante para a nossa prática como futuros pedagogos ou professores de uma escola que cada dia mais passa a ser inclusiva.

Refletiremos sobre o processo educativo na perspectiva da inclusão, como também identificar e reconhecer procedimentos e recursos pedagógicos adaptados às necessidades educativas de cada criança.

Estamos estagiando numa sala que tem uma criança com uma doença chamada de Encefalopatia Crônica da Infância (ECI) que é o resultado de uma lesão ou um mau desenvolvimento do cérebro adquirida na gestação, pelo ainda feto. O dano torna-se ainda mais aparente com o crescimento e o desenvolvimento da criança, dificultando a parte motora e cognitiva da mesma.

A aluna acima citada, tem 5 anos e 10 meses, porém seu corpo não se desenvolveu de acordo com a sua idade, além da ECI ela também tem alto grau de miopia. Por este motivo ela tem encontrado dificuldade para acompanhar seus colegas de sala e fazer as atividades propostas.

Neste relatório abordaremos, a rotina da aluna na escola e a forma como a professora regente conduz a inclusão da mesma, com os colegas de sala, e o tratamento que os mesmos tem com ela.

Falaremos um pouco da dificuldade encontrada por parte da professora regente por não ter uma professora capacitada em educação especial para auxiliá-la na aplicação das atividades desenvolvidas com a turma usando uma metodologia diferenciada para criança especial.

2. EDUCAÇÃO ESPECIAL – INCLUSÃO ESCLAR

2.1 IDENTIFICACÃO DA ESCOLA ESTAGIADA

O estagio foi realizado no Centro de Educação Infantil Municipal Sossego da Mamãe, situada à rua Carlos Ruckl n. 96, no bairro de Serra Alta, localizado na cidade de São Bento do Sul, no estado de Santa Catarina. O contato com a escola pode ser realizado através do telefone (47) 3634-1327, e do e-mail ceimsossego@saobentodosul.sc.gov.br.

A escola funciona com 17 funcionários durante dois períodos e para este funcionamento a mesma dispõe de:

• Uma diretora

• Uma coordenadora pedagógica

• Cinco pedagogas

• Uma professora de artes visuais

• Uma professora de educação física

• Quatro atendentes educativos

• Duas cozinheiras

• Duas serventes

A Unidade atende crianças da Pré Escola. Seu horário de funcionamento: Das 06h45min às 17h45min.

2.2 CARACTERIZAÇÕES DA TURMA ESTAGIADA

A professora regente da turma atua desde o mês de março nesta escola, sendo formada em pedagogia, mas não possui formação em educação especial. Por isso, tem dificuldade no desenvolvimento de atividades com a aluna especial.

A turma que observamos é Pré 1 Integral, com 24 alunos.

3 CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA INSTITUIÇÃO

Desenvolver a criança harmonicamente, oportunizando a elaboração e reelaboração de seus conhecimentos reais e aprimorando os conhecimentos potenciais, respeitando-a como sujeito de transformação social, ampliando e exercendo coerentemente sua cidadania.

A Educação ideal é aquela que percebe

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com