TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio De Uma Panificadora

Artigos Científicos: Estagio De Uma Panificadora. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2014  •  15.592 Palavras (63 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 63

SISTEMATIZAR O PROCESSO ADMINITRATIVO

PLANEJAR, ORGANIZAR, COORDENAR E CONTROLAR.

Manaus / AM

Manaus / 2013

1 - PLANEJAMENTO

O planejamento é a definição de um futuro desejado e de meios para alcançá-los. Em outras palavras, poderíamos definir planejamento como sendo o exercício sistemáticos da antecipação. O principio do planejamento é inspirado no esquema de planificação dos países socialistas, do qual se distingue por não eliminar a concorr6encia entre empresas no mercado, o exercer um controle mais normativo que imperativo.

Até os anos 30, o planejamento era considerado incompatível com a economia de mercado. Hoje, o planejamento é utilizado nos países capitalistas, sendo comum à intervenção dos Estado na economia. Outra justificativa do planejamento nos países capitalistas é o investimento em certos setores ou atividade que ofereçam lucros duvidosos, e a longo prazo, pelo qual a iniciativa privada não se interessa, ou disponha de capital necessário, tais como construção de estradas, hidrelétrica etc.

O Planejamento econômico varia de acordo com as características de cada país (estrutura institucional, estágio de desenvolvimento, situação histórica e geográfica), e pode assumir diversas formas. Pode simplesmente introduzir o controle de preços e de políticas setoriais ou, em caráter mais amplo, orientar investimentos de infra-estruturas, tais com: industria de base, transporte e comunicação, etc.

De forma geral, as técnicas de planejamento são semelhantes quanto ao objetivo, mais costumam diferir segundo as metas, que são profundamente influenciados por fatores político-sociais. Daí que é fundamental não confundir planejamento com previsão, predição, resolução de problemas e planos.

O Planejamento pressupõem a necessidade de um processo decisório que ocorrerá antes, durante e depois de sua elaboração na empresa – é um processo contínuo, cujas as características básicas são: o planejamento não diz respeito a decisões futuras, mas às implicações futuras de decisões presentes; o planejamento não é um ato isolado; o processo de planejamento é mito mais importante que seu produto final.

2 – TIPOS DE PLANEJAMENTOS

Na prática, podem-se distinguir três tipos de planejamento: Planejamento Estratégico, Planejamento Tático, Planejamento Operacional.

Planejamento Estratégico – é conceituado como um processo gerencial que possibilita ao executivo estabelecer o rumo a se seguido pela a empresa com o seu ambiente. Relacionando-se a objetivos de longo prazo e com maneiras e ações para alcançá-los que afetam a empresa com o seu ambiente.

Planejamento Tático – relaciona-se a objetivos de curto prazo, e com maneiras e ações que geralmente, afetam somente uma parte da empresa. Tem como eixo central otimizar determinadas áreas de resultados, e não a empresa como um todo. Portando, trabalha com decomposição dos objetivos e políticas estabelecidas no planejamento estratégico.

Planejamento Operacional – pode ser considerado como formalização, principalmente através de documentos escritos das metodologias de desenvolvimento e implantações estabelecidas. Portanto, nesta situação tem se basicamente os planos de ação ou planos operacionais.

Os planejamento operacionais correspondem a um conjunto de partes homogêneas do planejamento tático, e devem conter com detalhes: os recursos necessários a seu desenvolvimento e implantação; procedimentos básicos a serem adotados; os produtos ou resultados finais esperados; os prazos estabelecidos e os responsáveis pela sua execução e implantação.

É importante ressaltar que o planejamento estratégico, de forma isolada, é insuficiente, uma vez que o estabelecimento de objetivos a longo prazo, bem como o seu alcance, resulta numa situação nebulosa, pois não existe ações mais imediatas que operacionalizem o planejamento estratégico. A falta desses aspectos é suprida com o desenvolvimento e implantação dos planejamentos táticos e operacionais de forma integrada.

Nível Estratégicos

Decisões Estratégicas

Planejamentos Estratégico

Nível Tático

Decisões Táticas

Planejamentos Tático

Nível Operacional

Decisões Operacionais

Planejamentos Operacional

dos países socialistas, do qual se distingue por não eliminar a concorr6encia entre empresas no mercado, o exercer um controle mais normativo que imperativo.

Definição de Planejamento Estratégico

É a identificação de fatores competitivos de mercado e potencial interno, para atingir metas e planos de ação que resultem em vantagem competitiva, com base na análise sistemática de mudanças ambientais previstas para um determinado período.

A primeira fase de um trabalho dessa natureza reside no Diagnóstico do Posicionamento Estratégico da Empresa em relação ao Mercado, sempre do ponto de vista competitivo, buscando-se identificar as tendências internas e externas. É uma análise do momento e das perspectivas a que a Empresa está sujeita, se continuar nos atuais padrões de gestão empresarial.

A segunda fase reside na Análise e identificação do que se deve fazer para aumentar sua capacidade competitiva. É a fase de Planejamento Estratégico propriamente dita, na qual as abordagens internas e externas são exaustivamente analisadas e depuradas, para a definição do que precisa ser mudado, quais metas precisam ser atingidas, objetivos e planos de ação, bem como quem vai executar o quê.

A terceira fase é da Implementação, monitoramento e de Administração Estratégica propriamente dita. Trata-se de uma fase geralmente cheia de turbulências porque são inevitáveis as "Resistências às Mudanças", tanto por parte de algumas pessoas isoladamente, como de grupos que se unem por não se adequarem ao processo de descontinuidade da fase anterior para a fase de Administração Estratégica. É precisamente neste momento que o estudo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.1 Kb)  
Continuar por mais 62 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com