TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio Investigativo

Pesquisas Acadêmicas: Estagio Investigativo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  1.188 Palavras (5 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 5

Aspecto didático e Intervenção pedagógica

O objetivo do estágio no NEIM Amélia Marangoni Chede, foi observar a conduta profissional dos educadores em relação às crianças, ficou visível o comprometimento, baseado no cuidar e educar, pois no NEIM é valorizada como ponto crucial a afetividade para desenvolver um pedagógico sem prejuízo para os pequenos.

Em se tratando de cuidar e educar engloba-se muitos aspectos de maneira geral, tal qual a segurança dos pequenos, o equilíbrio, o autocontrole, a forma dinâmica com que os docentes trabalham com eles.

O NEIM recebe crianças na faixa etária de 4 meses a 3 anos e 11 meses, sendo observados que o desenvolvimento da postura, linguagem, atitudes pessoais, necessidades e desejos, dependem da dedicação dispensada pelos pais, pois em algumas crianças é visível a falta de atenção e cuidado, inclusive com a higiene pessoal do aluno. As crianças são sempre atendidas pelos nomes, o professor tem o cuidado de recebê-las com afetividade já que se trata de um ambiente novo para algumas delas, o educador busca atender as solicitações dos alunos priorizando a necessidade de cada um no momento, por exemplo, a ida ao banheiro.

Os alunos são receptivos as solicitações do educado sejam para fazer uma atividade ou pequenos favores como auxiliares de sala, por exemplo.

Houve uma desavença entre educador e educando, devido ao esgotamento da educadora, a orientadora foi chamada a tomar providencia de uma maneira a satisfazer o bom-senso, assim educador e aluno voltaram a se relacionar de forma amável, pois o desenvolvimento humano é sempre um aprendizado constante onde precisa haver a compreensão entre o grupo, mesmo que para isso tenha intermediação de outras pessoas.

A convivência das crianças se passa da melhor forma possível, como uma grande família, porém observei pequenos atritos entre eles, mas que se desfizeram naturalmente, já em outro momento não houve o entendimento entre as crianças sendo necessária interferência da educadora para solucionar a questão, as crianças estavam brigando e houve agressão física, a educadora chamou-os à atenção perguntando o motivo da discussão, e se eles gostariam que os outros fizessem o mesmo com eles. A resposta foi negativa e a educadora fez as crianças verem como era errado brigarem, então sugeriu que pedissem desculpas e não tornassem a repetir a discussão.

Questionei da educadora como era observado o caso de maus tratos aos alunos, no que ela me disse que ficam muito atentas à hora do banho por ter um maior contato com a criança, visto que tem que tirar a roupa dela, quando percebe-se algo diferente é feito um registro e se for preciso os pais são chamados para esclarecimentos junto à direção do NEIM. De acordo com a observação dispensada a cada criança é possível visualizar alguma coisa que indique maus trato á criança, nesse caso fica explícito que o professor tem que ter conhecimento de mundo de cada aluno

No NEIM no qual foi realizado o estágio observei que a direção tem como premissa a comunicação com a comunidade e a formação plena do cidadão criança, por esse motivo trabalham o lúdico, principalmente quando estão relacionados ao desenvolvimento infantil, a diretora e sua equipe de educadoras têm como princípios a boa convivência com a comunidade, por isso é que organizam os eixos pedagógicos para obter pleno desenvolvimento do cidadão criança.

O desenvolvimento das atividades é realizado de acordo os RCNEI, para trabalhar os eixos visando a desenvolver a autonomia da criança através do lúdico, os objetivos são claros é preciso ser passado para a criança de uma maneira simples e transparente para que elas possam assimilar e corresponderem de maneira satisfatória aos conteúdos, mesmo porque cada criança tem o seu tempo de aprendizagem.

No estágio de observação do NEIM Amélia Marangoni Chede, na sala do berçário e infantil I uma das atividades desenvolvidas foi o manuseio do livro de pano com tema animais, mostrando os bichinhos, seus nomes, suas características sendo imitados seus sons, as crianças ficaram entusiasmadas e imitavam os sons produzidos pela educadora. Já no infantil II estava sendo trabalhado o eixo identidade e autonomia através de objetos usados na sala de aula, as crianças foram colocadas em circulo e diante delas foram colocadas uma boneca e vários objetos de uso pessoal como escova de dente, pente, sabonete,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com