TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio Ll

Monografias: Estagio Ll. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2014  •  823 Palavras (4 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

A Política Publica em que estou inserida é a Política de Assistência Social que é regulamentada pela Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS, assim definida na forma da lei art. 1º Sendo que a assistência social se torna um direito do cidadão e dever do Estado, portanto, Política de Seguraridade Social não contributiva, que prevê os mínimos sociais, realizada atreve de um conjunto integrado de ações de iniciativa pública e de sociedade, para garantir o atendimento ás necessidades básicas. (PNAS, 2005, p.31).

Consistir em que a política de assistência social se regula nas ações diversificadas com base no SUAS/NOB/PNAS. Dessa forma essa política realiza-se de forma integrada às políticas setoriais, mais precisamente no Centro de Referência da Assistência Social CRAS, este é a porta de entrada para a Assistência Social, pois esta é tida como proteção social.

De acordo com PNAS (2005, p. 31) aproteção social deve garantir as seguintes seguranças: segurança de sobrevivência (de rendimento e de autonomia); de acolhida; de convívio ou vivencia familiar.

Traz por objetivo a proteção à família, à maternidade, à infância à adolescência e à velhice; o amparo às crianças e adolescentes carentes; a promoção ao mercado de trabalho; a habitação e a reabilitação das pessoas portadoras de deficiências e a promoção de sua integração à vida comunitária; e a garantia de um salário mínimo de benefício mensal à pessoa portadora de deficiência e ao idoso que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção ou tê-la provida por sua família.

Dessa forma a proteção social de assistência social, hierarquizada em básica, consiste no conjunto de ações, cuidados, cuidados, benefícios e auxílios ofertados pelo SUAS para redução e prevenção do impacto sociais, à dignidade humana e á família como núcleo básico de sustentação afetiva, biológica e relacional. (PNAS, 2005).

Portanto essa política publica visa o enfrentamento da pobreza, à garantia dos mínimos sociais, ao provimento de condições para atender as contingências sociais e à universalização dos direitos sociais.

Desenvolvimento

No inicio do estagio I até o estagio III, estive inserida no cotidiano da intervenção das profissionais desse equipamento. Sendo que em todo momento e fases do meu estagio I, II, III, eu pude observar, na recepção, na escuta em acolhimento com famílias, seus membros e indivíduos em situação de vulnerabilidade social; A oferta dos procedimentos profissionais em defesa dos direitos humanos e sociais, relacionados às demandas de proteção social de Assistência Social.

O reconhecimento das técnicas a essas famílias referenciadas e as beneficiárias do (BPC) Benefício de Prestação Continuada, Programa Bolsa Família, Programa Renda Cidadão acompanhamento familiar: com os grupos do Renda Cidadã, e o S.C.F.V.(Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vinculo). Que é para as Crianças, Adolescentes e Idosos. E um acompanhamento em especial as mulheres beneficiárias do Programa Renda Cidadã que não estão cumprindo as condicionalidades do programa, que é a presença nas reuniões mensais; A proteção pro-ativa por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com