TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio Sobre EPI

Dissertações: Estagio Sobre EPI. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  2.017 Palavras (9 Páginas)  •  654 Visualizações

Página 1 de 9

. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

2.1. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NÃO RELACIONADAS AO ESTUDO DO ESTÁGIO

Dentro da concessionária Monet exercia a função de Auxiliar Financeiro, com as funções de contas a pagar e receber, relacionamento e cadastro de clientes, faturamento, responsável pelas pesquisas de satisfação do cliente no departamento de pós-vendas e vendas, compra de materiais e pedidos de EPI.

Partindo desta função e responsabilidade de acompanhamento dos pedidos de Equipamento de Proteção Individual, e isso ser de responsabilidade do Departamento Administrativo, onde fazia parte, percebi a necessidade de desenvolver as atividades de conscientização dentro do setor, os pedidos começaram a feitos com excelência e pontualidade, para que o colaborador quando necessitasse do material, ele estivesse na concessionária para uso imediato do trabalhador, o controle dos pedidos de material foi umas das primeiras mudanças exercidas dentro da empresa para que o sucesso do uso do equipamento de proteção por parte do colaborador fosse cumprido.

2.2.ATIVIDADES DESENVOLVIDAS RELACIONADAS AO ESTUDO DO ESTÁGIO.

Além do acompanhamento dos pedidos dos materiais, foram realizados inspeções no setor de trabalho da Monet, registro fotográfico dos EPI utilizados por função e entrevista dos trabalhadores, para que sejam verificados os seguintes requisitos:

1. Existência do certificado de aprovação – CA, legível e indelével conforme exigido pela Norma regulamentadora nº06, item 6.9.3 e item 6.6.1 da Port. TEM 3.214/78;

2. Validade do certificado de aprovação – CA, junto ao ministério do trabalho conforme exigido pela Norma Regulamentadora do equipamento.

3. Se correto ao risco (intensidade, concentração e natureza do agente) que o trabalhador está exposto conforme exigido pela Norma Regulamentadora nº06, item 6.9.3 e item 6.6.1 da Port. TEM 3.214/78;

4. Eficiência quanto à proteção do risco, se o equipamento está superdimensionado ou mal dimensionado contra o risco e se há necessidade de troca.

3. APLICANDO OS MÉTODOS PARA CONCIENTIZAÇÃO E USO DA PROTEÇÃO

3.1 – Levantamento de todos os materiais disponíveis e necessários no setor e quantidade de pedido a ser feito.

Equipamentos Utilizados: Quantidade :

Protetor auditivo tipo Concha 10 unidade

Protetor auditivo inserção (Plug) 30 unidades

Luva de Proteção em Vaqueta 30 unidades

Creme Protetor da pele 15 unidades

Botinha de segurança com elástico e bico de ferro 12 unidades (Sendo dois pares de cada numeração: 38, 39, 40, 41, 42,43).

Óculos de Proteção Lente Incolor 10 unidades

Luva de proteção tipo condutiva 50 unidade

3.2 Inspeções e Reuniões

Dentro da Monet de Dourados no setor de pós-vendas, após a organização dos pedidos de materiais e o acompanhamento do mesmo, desde o pedido enviado por e-mail até sua chegada à concessionária, a inspeção do uso do material começou a ser feita semanalmente.

Segundo (OAKLAND 1994, pág.370) é necessário ser sempre objetivo; a supervisão deve tentar encontrar o que foi feito errado em vez de quem esteve errado. Fazer pequenas reuniões, conhecida nos Estados Unidos como huddles, são reuniões rápidas, porém organizadas, desta maneira, sempre podem discutir assuntos e receber orientações, sem precisar virar um “caos”.

Iniciou –se uma rotina de reuniões que eram breves, e os colaboradores poderiam solicitar a pessoa responsável o material que seria utilizado no dia, ou que estava necessitando para Aline Reis.

Após o a chegada dos equipamentos de proteção enviados pelo RH, começou-se a verificar se todos estavam no padrão exigido pela Norma regulamentadora nº06, exigências como: material em bom estado, com número de Certificado de aprovação (CA).

Segundo, MTE normativa n° 6 subitem 6.9.1, o equipamento de proteção tem que ter o certificado e não pode ser comercializado ou ser colocado à venda sem o certificado de aprovação (CA).

Com o apoio do Rh da Monet, que se localiza na matriz da empresa na cidade de Campo Grande, realizamos palestras com o Técnico de segurança do Trabalho Rafael Borges dos Santos, onde mostravam as possíveis causas e depoimentos de pessoas que não utilizam o material de proteção no ambiente de trabalho.

Além da conscientização foi mostrado a melhor forma de utilização do equipamento, cada um com sua função de uso, de acordo com a FUNDACENTRO, São Paulo, 1983, pág. 92, a indicação correta do equipamento de proteção é fundamental na eficiência do controle, após indicação correta e equipamentos adequados, é necessária a avaliação dos fatores de riscos dentro do setor e assim com base nessa avaliação selecionar os EPI’s adequados.

Foram mostrados que a qualidade no serviço prestado pelos colaborados da Monet devem ter qualidade e eficiência, quando se há riscos ou perda de tempo por danos dentro do setor isso também pode ser considerado acidente de trabalho, pois, segundo (Tuffi Messias, pág. 21, 23), os acidentes de trabalhos que não provocam lesões, mais causam perda de tempo ou danos matérias, também são considerados acidentes que podem ser prevenidos e de acordo com o autor os EPI’s são ferramentas de medida de controle de riscos e imprescindíveis nas situações de emergência.

As inspeções na Monet mostraram que além da conscientização da importância do uso de proteção, o colaborador deve ter qualidade de vida no seu ambiente de trabalho, e sem materiais de uso, ferramentas, e proteção um trabalhador não tem qualidade no trabalho ou serviço prestado.

Segundo (De Lucca Neto 1999, p.32) afirma que os programas de qualidade de vida no trabalho, a conscientização, são compromissos da empresa, devemos acompanhar os avanços da ciência e da cidadania, isso é um grande desafio.

Trabalhar em bom ambiente de trabalho, com boas condições para exercer as devidas funções, um trabalhador tem uma saúde física, mental e espiritual.

Segundo ( Tuffi Messias Saliba 2008, pág. 21) A segurança no trabalho, é uma ciência que visa prevenir acidentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com