TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio Sup

Artigo: Estagio Sup. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2015  •  1.404 Palavras (6 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 6

ORIGEM ( Como foi Fundada, histórico da empresa)

A História

A história da Nokia remonta a 1871, quando Frederick Idestam se inspirou no rio Nokianvitra – junto ao qual instalou a sua segunda fábrica de produção de pasta - para dar nome à companhia. Nos anos posteriores a empresa dedicou-se ao fabrico dos mais variados produtos, como pneus, botas (que ainda hoje são fabricadas) e cabos, de acordo com cronologias realizadas pela Reuters e pelo Guardian.

Em 1967 acontece a fusão entre a Nokia, a Finnish Cable Networks e a Finnish Rubber, sendo que 12 anos depois é criada uma empresa (Mobira Oy), que se dedica às telecomunicações e resulta de uma parceria com a fabricante de televisões Salora. É esta companhia que lança o primeiro telefone celular num automóvel, em 1982.

Ao Mobira Senator sucede o Mobira Talkman, dois anos depois. Em 1987 acontece o primeiro lançamento marcante, o Mobira Cityman, o primeiro aparelho portátil. Pesa 800 gramas, custa 4.650 euros e fica conhecido por “gorba”, pois o então líder soviético, Mikhail Gorbachev, é fotografado nas ruas de Helsínquia a telefonar para o seu ministro das comunicações em Moscovo. Um acto hoje banal, mas que na altura foi marcante.

PRINCIPAIS MUDANÇAS E EVOLUÇÕES

A Nokia Corporation (pronúncia em finlandês: [ˈnɔkiɑ], nóquia) é uma empresa finlandesa de telecomunicações que tem sede em Keilaniemi, Espoo, cidade vizinha a Helsinki, capital da Finlândia.1 Em 2007 era líder mundial na fabricação de aparelhos, de um modo geral, para comunicações móveis, com aproximadamente 40% do mercado de telecomunicações.

Em 3 de setembro de 2013 a Microsoft Corporation, compra a divisão de aparelhos móveis da Nokia por cerca de US$ 7,2 bilhões2 a Microsoft Brasil ganha a vantagem da fabricação local ao ingressar no crescente mercado local de smartphones. - que já superou o de celulares simples. - Desde 1998, a Nokia, que tem 2 mil funcionários no país, conta com uma fábrica na Zona Franca de Manaus.3

A Microsoft passou a controlar a Divisão de Dispositivos e Serviços da Nokia a partir do dia 25 de abril de 2014 e Microsoft Mobile é o novo nome4 .

Em outubro de 2014, a marca de telemóveis desaparece.5

Em novembro de 2014, a Nokia anuncia seu novo plano para voltar ao mercado de smartphones e tablets. Passando a licenciar sua marca para empresas que quiserem usar a marca Nokia em seus produtos.6 E anuncia o primeiro fruto dessa nova política, o tablet N1, em parceria com a Foxconn.

Telecomunicações

Em 1960 foi criado um departamento de eletrônica na fábrica de cabos, passo que abriu caminho para uma nova era nas telecomunicações. Em 1967 foi formada a Nokia Corporation, constituída pela Companhia Nokia que se dedicava ao negócio do papel e ainda pela fábrica de borracha e pela de cabos. Mas essa mesma década ficou principalmente marcada pela entrada da Nokia no mundo das telecomunicações, onde viria a ganhar grande destaque. Em 1963 desenvolveu um radiotelefone e em 1965 apresentou um modem para transmissão de dados.

Microinformática

Na década de 80 começou a desenvolver-se a indústria da microinformática e a Nokia dedicou-se, com sucesso, à produção de computadores, monitores e até de televisores preparados para as transmissões em alta definição, as ligações por satélite e o teletexto.

Telefonia Movel

Entretanto, em 1981, foi criada na Escandinávia a primeira rede internacional para telefones móveis. Coube à Nokia fazer os primeiros telefones para usar em automóveis. Os celulares na altura eram muito grandes e pouco portáteis e foi de novo a empresa finlandesa a inovar ao apresentar, em 1987, um telefone verdadeiramente portátil. A partir de então, a Nokia apresenta inúmeras inovações em aparelhos de comunicação portátil agregando a eles várias funcionalidades, fazendo com que celulares tornem-se aparelhos multiúso. Em 2003, a Nokia lançou seus primeiros celulares com câmera fotográfica digital com resolução de 388x245 pixels, não chegando a 0.1Mpx. Dois anos depois, em 2005, a Nokia lançou modelos com câmera digital VGA com 640x480 pixels, ou 0.3Mpx, além do primeiro com câmera de 1.0Mpx com exclusivo flash embutido. Já em 2006 e 2007 chegaram celulares com câmera de até 3.2Mpx além de MP3, capacidade de armazenamento de 2GB e internet Wi-Fi. Em 2008 a Nokia lança os modelos Nokia N95 e com câmeras de 5.0Mpx e mais tarde o N95 com 8GB capacidade de armazenamento, MP3. E em 2007 o N82 com câmeras de 5.0Mpx que inclui flash Xenon, memória RAM dobrada para 128 MB, se tornando o melhor Nseries de 2007 e 2008, pois nenhum outro série N havia flash xenon, o que dava mais qualidade em fotos. A Nokia foi também a primeira empresa a lançar celulares com tela de 16 milhões de cores, superando a concorrência que usava até 260 mil cores.

GSM

Em 1991 foi adotado o sistema GSM (Global System Mobile Communications - Sistema Global de Comunicações Móveis) em toda a Europa, que permitia, para além do som, a transmissão de dados, o mercado foi regularizado. A Nokia, a primeira empresa a realizar uma chamada em GSM, viu as potencialidades do setor e esta tornou-se na principal área de intervenção do grupo finlandês. Nesse mesmo ano ajudou a instalar o sistemaGSM em nove países europeus. A Nokia é a 119ª maior companhia do planeta de acordo com a Fortune 500 de 2007.

SMS

Logo em 1993 foi a Nokia quem, pela primeira vez, transmitiu uma mensagem de texto via celular através do sistema TDMA. Foi o primeiro indício de que seria possível ligar um celular a um computador. Em 1994 lançou a família de celulares 2100 compatível com os principais sistemas existentes no Mundo, incluindo o GSM. Em 1997, a Nokia forneceu sistemas de GSM para 59 operadores de celulares em 31 países. Entretanto, começou a desenvolver celulares bastante inovadores em termos de design, que passaram ser a referência do mercado, colocando a marca no topo das preferências dos utilizadores.

Os celulares Nokia eram vendidos em mais de 130 países e a empresa empregava cerca de 60 mil trabalhadores em todo o Mundo.

Os sistemas operacionais

Originalmente os telefones da Nokia tinham o 8 Nokia OS Sistema Operacional Móvel desenvolvido especificamente para telemóveis Nokia. Os primeiros dispositivo Nseries, com o sistema operacional Symbian OS 8,1 , foram o N70 e o N90 . Subsequentemente o Symbian OS passou a estar disponível para todos os dispositivos posteriores Nseries (exceto o N72, que foi baseado no N70). Os novos dispositivos Nseries incorporaram as revisões mais recentes do Symbian OS 9, que incluem Feature Packs. O N800 , N810 e N900 são as de julho de 2010 os únicos dispositivos Nseries não usar Symbian OS. Eles usam o Linux baseado em Maemo. O 9 Nokia N8 é o primeiro dispositivo a funcionar no Sistema Symbian 3. Nokia revelou que o 10 N8 será o último dispositivo dos N-series (Dispositivos fornecidos com o Symbian OS ). O atual sistema operacional 11 que a Nokia está usando é o Windows Phone para seus dispositivos high-end mais emblemáticos.

Parceria com a Microsoft]

Em 2010, surgiram suspeitas de que a Nokia estaria pensando em utilizar o software da Microsoft em seus smartphones. Essas suspeitas, negadas na época, confirmaram-se em 11 de fevereiro de 2011, quando Stephen Elopanunciou que os futuros aparelhos da empresa utilizarão os sistemas produzidos pela Microsoft. Antes da parceria, a Nokia utilizava os sistemas Symbian. O software Windows Phone, que passará a integrar os aparelhos da Nokia, é o mesmo usado por alguns smartphones das marcas LG, Samsung e HTC.12 Antes, a empresa cogitava a hipótese de fechar um acordo com o Android, plataforma que cresceu 900% de 2010 para 2011.13 Os funcionários da empresa protestaram após a confirmação da aliança, muitos acreditam que a decisão não foi vantajosa para a Nokia, porém, há os que afirmem que o custo de desenvolvimento de softwares cairá muito para a Nokia.12 A Nokia viu suas ações caírem 20% logo após o anúncio de parceria. O acordo deve ser concluído pouco meses após a primeira notícia oficial.14 . O valor de mercado da Nokia diminui de cerca de 75% desde 200715 .

No primeiro trimestre de 2011, a Nokia viu escapar-lhe a liderança nas vendas de telemóveis na Europa Ocidental 16

Anunciado no dia 27 de abril de 2012, que depois de 14 anos, a Nokia perde posição para a Samsung e passa a ser a segunda maior fabricante de celulares do mundo.

Até 2014 a Nokia utilizou o Windows Phone na sua série de celulares denominados Nokia Lumia.

Em 3 de setembro a Microsoft anunciou que iria adquirir a divisão de hardware e serviços da Nokia17 .

...

Baixar como  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »