TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio Supervisionado En Educação Infantil- Anhanguera

Pesquisas Acadêmicas: Estagio Supervisionado En Educação Infantil- Anhanguera. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/5/2014  •  2.220 Palavras (9 Páginas)  •  1.286 Visualizações

Página 1 de 9

Atividade de orientação e discussão de estágio

As atividades de orientação e discussão do estágio foram apresentadas pela professora Sandra Guimaraes e Cristina Colasanto. As mesma nos orientaram sobre as observações da pratica dos docentes e registro em ficha, de acordo com orientações do livro, respeitando a cronologia e a ordem de entrega estabelecida pela coordenadora do curso.

Através dos estágios supervisionados nós docentes abrangemos nosso conhecimentos, aplicando a teoria com a prática.

CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA INSTITUIÇÃO

Ao parecer da coordenadora Coloca em sua forma mais simples, afirma que o homem tem que ser visto como agente, como ser ativo, capaz de imprimir direção a suas ações, a sua vida. Isto é, que o homem tem que ser visto como sujeito. Ao contrário, seria ele objeto do controle do ambiente, receptáculo de influências, passivo, mero reflexo de determinações externas e alheias a ele. Como um corolário desta concepção, a sociedade, a comunidade humana e os grupos sociais teriam como características básicas a disciplina, a ordem, o controle, a previsibilidade.

Vendo a educação como um meio qual o homem desenvolve potencialidade, um desenvolvimento integral do indivíduo: corpo mente espírito, saúde, emoções pensamentos conhecimento, expressão, etc. Tudo em benefício da própria pessoa, e a serviço de seu protagonismo e autonomia. Mas também sua integração harmônica e construtiva com toda a sociedade. A sociedade por sua vez é sociedade é o conjunto de pessoa que compartilham propósitos, gostos, preocupações e costumes, e que interagem entre si constituindo uma comunidade. O professor é o grande agente do processo educacional, ele tem o erne de sua função social, porém como personalidade e não como um mero transmissor de conhecimento. A tarefa é difícil. Por isso o professor deve estar preparado psicologicamente para exercer plenamente suas funções com responsabilidade e harmonia.

Enquanto ao papel da social escola a mesma aponta que escola é responsável pela promoção do desenvolvimento do cidadão, no sentido pleno da palavra. Então, cabe a ela definir-se pelo tipo de cidadão que deseja formar, de acordo com a sua visão de sociedade. Cabe-lhe também a incumbência de definir as mudanças que julga necessário fazer nessa sociedade, através das mãos do cidadão que irá formar.

Cabe a escola reconhecê-las como seres atuantes na sociedade, e no caso da educação infantil, deve lhe oferecer oportunidades de manusear, observar, identificar, enumerar, classificar objetos e situações do mundo, se tornando um recurso precioso, completando a ação desenvolvida pela família para um desenvolvimento seguro e sadio da criança.

Entrevista com a coordenadora pedagógica

O coordenador pedagógico é o profissional com formação superior em pedagogia, sendo elemento integrador e articulador das ações pedagógicas e didáticas desenvolvidas na EMEI. Suas atribuições são de participar e assessorar na elaboração de plano Escolar, participar da execução do Projeto Pedagógico, juntamente com o diretor e a Equipe Docente, participar dos Conselhos de classe, identificar casos de educandos que apresentem necessidades de atendimento diferenciado, decisões que proporcionem encaminhamentos adequados, garantir os registros do processo pedagógico, acompanhar e assessorar a equipe docente e cuidar para que a filosofia educacional adotada pela EMEI seja preservada, conhecida e estimulada.

A organização do trabalho didático na escola é realizada em alguns encontros pedagógicos para decidir o que será feito no decorrer do ano, projetos, e melhorias que devem ser feitas para promover a qualidade da escola. Nesses encontros são discutidos os semanários, que inclui o conteúdo diário aplicado em sala.

A formação dos docentes é feita por cursos de extensão optativos e obrigatórios, oferecida pela escola muita das vezes.

Conhecimento do planejamento de aula e observação da pratica docente na educação infantil

Durante a aula observei que a professora da sala retoma os conteúdos já trabalhados numa roda de conversa, há o levantamento do conhecimento prévio das crianças. A professora estabelece relação entre o tema trabalhado na sala e o cotidiano dos alunos. As elaborações de atividades são claras e de fácil visualização, o uso diário do planejamento de aula e uso diversificado de material( texturas, tintas, giz, pincéis, massinha e livros). Algumas vezes por semana junto a rotina diária há momentos de leitura, a professora senta-se em roda junto as crianças onde lê e outras vezes dramatiza os livros. Dessa forma a professora consegue toda a atenção das crianças fazendo o momento de leitura uma hora prazerosa . O acompanhamento individual do desempenho do aluno é feito diariamente. As atividades seguem no semanário, havendo flexibilidade, dando assim tempo para alunos que necessitam e procedimentos metodológicos que respeitam a individualidade das crianças.

Observação do espaço destinado a educação infantil, bem como da existência da exposição dos trabalhos das crianças

• Salas: são bem arejadas, com portas de madeira e janelas largas de alumínio. Ambiente claro de paredes brancas e pisos claros, são bem iluminadas com lâmpadas fluorescentes, carteiras adequadas para cada nível da educação infantil.

• No espaço da sala de aula, observei que há uma grande preocupação em criar um clima atraente e agradável para as crianças com cartazes espalhados nas paredes da sala feitos pelos alunos, há materiais acessíveis aos alunos, e preocupação na prevenção de acidentes, com uma boa colocação dos objetos em sala.

• Área externa e parques: a área externa é bem ampla possuindo algumas pinturas de amarelinha , e brinquedos na extensão do pátio. São dois parques bem divididos para crianças até 5 anos, contendo escorregadores, casinhas e tanque de areia.

• Cozinha, armazenamento e refeitório: A cozinha é bem equipada com geladeiras, fogão industrial, pias e armários grandes onde há o armazenamento de comida e material de uso diário. É limpo diversas vezes ao dia e não há botijão de gás no local. O manuseio dos alimentos é feito apenas pelas copeiras, assim como a distribuição do almoço para as crianças.

• Corredores e banheiros: Os Corredores são amplos, não há obstáculos no caminho e os acessos da escola são apenas por rampas, não há escadas. Os banheiros

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com